Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEndlich, Angela Mariapt_BR
dc.contributor.authorSalmeron, Lucas da Silvapt_BR
dc.contributor.otherVercezi, Jaqueline Telmapt_BR
dc.contributor.otherFernandes, Pedro Henrique Carnevallipt_BR
dc.contributor.otherBovo, Marcos Clairpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.contributor.otherDepartamento de Geografiapt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-24T22:31:50Z-
dc.date.available2024-07-24T22:31:50Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7658-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Ângela Maria Endlichpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2024pt_BR
dc.descriptionRESUMO: As pequenas cidades são a maior parcela da rede urbana brasileira, porém o interesse acadêmico pelo estudo dessas realidades é relativamente recente. Atualmente verifica-se uma expansão no número de trabalhos e de estudos que contemplam a realidade das pequenas cidades, demonstrando que estas, assim como as demais cidades da rede urbana, possuem papéis e funções específicos dentro dela. Como tal, é necessário pensar as pequenas cidades no contexto do ensino da Geografia escolar, já que cada cidade possui suas próprias características, estabelece relações com outras localidades e não estão isoladas dos processos e fenômenos da rede urbana como um todo. Defende-se, portanto, que a atenção voltada à pesquisa desses contextos também precisa se fazer presente no processo de ensino e aprendizagem, e estudar as cidades é pensá-las enquanto um lugar de formação que pode contribuir ativamente para a compreensão do espaço geográfico em suas diferentes escalas. Partindo de constatações de que, em muitos casos, as pequenas cidades são negligenciadas nos materiais didáticos e nos currículos escolares, a pesquisa procura evidenciar a importância de incorporar a realidade dessas cidades no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo central foi de contribuir para o ensino da Geografia Urbana ao considerar as especificidades de pequenas cidades no ensino, destacando as visões de alunos e professores na compreensão dessas realidades enquanto conteúdo das aulas de Geografia. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, que foi direcionada pelo método crítico-dialético. Para tanto, houveram pesquisas bibliográficas em diferentes fontes e autores, análises de documentos como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo do Estado do Paraná, bem como de livros didáticos e de materiais oriundos do Programa de Desenvolvimento Educacional. Ainda, a pesquisa de campo ocorreu para a coleta de informações com professores e alunos de duas escolas dos municípios de Mamborê e Peabiru - PR. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para a pesquisa de campo foram a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. A partir de seus resultados, foi possível concluir que ainda existem diferentes lacunas quanto à presença das pequenas cidades nas salas de aulas e nos materiais didáticos, representando um desafio que ainda precisa ser superado no ensino da Geografia. Os professores desempenham um papel fundamental nesse processo, mas isso depende de uma formação docente sólida, capacitando-os para estabelecer as conexões entre diversas escalas geográficas e integrar efetivamente o estudo das pequenas cidades em suas práticas didático-pedagógicas. O estudo das pequenas cidades é de suma importância para uma educação geográfica significativa, no qual o educando possa compreender o espaço e se reconhecer enquanto um cidadão ativo e participante da vida em sociedadept_BR
dc.descriptionABSTRACT: The small towns constitute the largest portion of the Brazilian urban network; however, academic interest in studying these realities is relatively recent. Currently, there is an expansion in the number of academic studies that contemplate the reality of small towns, demonstrating that these, like other cities in the urban network, have specific roles and functions within them. As such, it is necessary to consider small towns in the context of geography teaching at school, since each city has its own characteristics, establishes relationships with other localities, and is not isolated from the processes and phenomena of the urban network as a whole. It is argued, therefore, that the attention focused on researching these contexts also needs to be present in the teaching and learning process, and studying cities means considering them as a place of formation that can actively contribute to the understanding of the geographical space at its different scales. Based on observations that, in many cases, small towns are neglected in educational materials and school curricula, the research seeks to highlight the importance of incorporating the reality of these towns into the teaching-learning process. Its objective was to contribute to the teaching of Urban Geography considering the specificities of small towns in education, highlighting the perspectives of students and teachers in understanding these realities as content in Geography classes. The adopted methodology was a qualitative approach guided by the critical-dialectical method. To this end, there were bibliographic researches from different sources and authors, analyses of documents such as the National Common Curricular Base and the Curriculum of the State of Paraná, as well as textbooks and materials from the Educational Development Program. Furthermore, field research was conducted to collect information from teachers and students at two schools in the municipalities of Mamborê and Peabiru - PR. The data survey instruments used for the field research were questionnaires and interviews. From its results, it was possible to conclude that there are still different gaps regarding the presence of small towns in classrooms and teaching materials, representing a challenge that still needs to be overcome in the Geography teaching. Teachers play a fundamental role in this process, but it depends on solid teacher training, empowering them to establish connections between various geographical scales and effectively integrate the study of small towns into their didactic and pedagogical practices. The study of small towns is of utmost importance for a meaningful geographic education, in which students can understand space and recognize themselves as active citizens participating in societypt_BR
dc.format.extent277 f. : il. (algumas col.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectPequenas cidadespt_BR
dc.subject.ddc910.07pt_BR
dc.titleA geografia urbana enquanto possibilidade para a educação geográfica : o potencial educativo das pequenas cidadespt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucas da Silva Salmeron_2024.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.