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Autor(es): Santos, Laucimar do Carmo dos
Orientador: Okawa, Cristhiane Michiko Passos, 1970-
Título: Importância do uso racional da água : uma proposta educacional em uma escola estadual
Banca: Fontana, Felipe
Banca: Perez Lizama, Maria de los Angeles, 1965-
Palavras-chave: Educação ambiental - Ensino médio;Água - Preservação e uso;Água - Conservação;Interdisciplinaridade - Ensino médio
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Laucimar do Carmo dos. Importância do uso racional da água: uma proposta educacional em uma escola estadual. 2021. 74 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.
Abstract: RESUMO: A água é um fator chave na determinação do desenvolvimento econômico e social e, ao mesmo tempo, é essencial à vida e um elemento básico para a proteção dos ecossistemas. Por essa razão, é primordial tratar a questão da água de maneira integrada. Nesse sentido, a escola é um lugar importante para introduzir a temática Educação Ambiental e preservação da água, pois essa ação pode proporcionar mudanças de hábitos, criação de novas concepções de modelos de ações sociais relacionados à natureza e ao homem, formando cidadãos responsáveis pelo ambiente. Todavia, faltam subsídios teóricos e pedagógicos para a efetivação de bons trabalhos interdisciplinares na Educação Ambiental, sobretudo na etapa final da escolarização, o Ensino Médio. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar um produto técnico educacional concebido no formato de uma Sequência Didática sobre a importância do uso racional da água em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio (faixa etária de 15 a 16 anos) do Colégio Polivalente de Goioerê- EFMP, Colégio Estadual na cidade de Goioerê, PR. Como metodologia de trabalho, retomou-se, bibliograficamente, questões sobre a Educação Ambiental, a água como recurso e a necessidade de interdisciplinaridade para abordar essa problemática. Seguindo, foi realizado o diagnóstico dos conhecimentos e dos trabalhos já realizados pelos professores da turma selecionada sobre a Educação Ambiental por meio da aplicação de questionários via google forms. Esse arcabouço conceitual subsidiou a produção de uma Sequência Didática interdisciplinar sobre o uso racional da água, voltada para a turma do primeiro ano do Ensino Médio. Concluiu-se que o uso da Sequência Didática promoveu, por meio da interdisciplinaridade, o debate sobre o uso racional da água enquanto tema referente a Educação Ambiental e que o uso de metodologias ativas baseadas em tecnologias incrementa consideravelmente os objetivos pedagógicos, sobretudo os recursos de escrita compartilhada. Uma dificuldade estrutural foi a efetivação da proposta em período de pandemia por coronavírus. Espera-se que as ações didáticas pontuais em Educação Ambiental promovam a possibilidade do uso racional da água no cotidiano desses alunos e que o material elaborado sirva de apoio pedagógico para outros educadores, no ensino presencial, remoto ou a distância.
ABSTRACT: Water is a key factor in determining economic and social development and, at the same time, it is essential to life and a basic element for the protection of ecosystems. For this reason, it is essential to address the issue of water in an integrated manner. In this sense, school is an important place to introduce the theme of Environmental Education and water preservation, as this action can bring about changes in habits, creation of new conceptions of models of social actions related to nature and man, forming citizens responsible for the environment. However, there is a lack of theoretical and pedagogical support for the realization of good interdisciplinary work in Environmental Education, especially in the final stage of schooling, High School. In this context, this work aims to develop and apply a technical educational product designed in the form of a Didactic Sequence on the importance of the rational use of water in a class of first year of High School (age group 15 to 16 years) of the College Polyvalent of Goioerê - EFMP, State School in the city of Goioerê, PR. As a work methodology, bibliographically, questions about Environmental Education, water as a resource and the need for interdisciplinarity to address this issue were taken up again. Then, the diagnosis of the knowledge and the work already carried out by the teachers of the selected class on Environmental Education was carried out through the application of questionnaires via google forms. This conceptual framework supported the production of an interdisciplinary Didactic Sequence on the rational use of water, aimed at the first-year high school class. It was concluded that the use of the Didactic Sequence promoted, through interdisciplinarity, the debate on the rational use of water as a theme referring to Environmental Education and that the use of active methodologies based on technologies considerably increases the pedagogical objectives, especially the resources of shared writing. A structural difficulty was the implementation of the proposal in a pandemic period due to coronavirus. It is expected that the specific didactic actions in Environmental Education promote the possibility of the rational use of water in the daily lives of these students and that the material prepared serves as pedagogical support for other educators, in face-toface, remote or distance education.
Descrição: Orientador: Profª. Drª. Cristhiane Michiko Passos Okawa
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7665
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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