Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Lucieli Maria Trivizoli dapt_BR
dc.contributor.authorBarboza, Ana Caroline Frigéript_BR
dc.date.accessioned2024-07-30T15:10:53Z-
dc.date.available2024-07-30T15:10:53Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationBARBOZA, Ana Caroline Frigéri. Sobre potencialidades da história da matemática : uma proposta didática como recurso. 2021. 144 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7667-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Lucieli Maria Trivizoli.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A presente pesquisa se relaciona com a História da Matemática, situando se no campo de investigação da História na Educação Matemática, tendo em vista que a temática se direciona para a história no ensino de matemática, mais especificamente no que diz respeito a abranger a história da matemática com vistas a subsidiar o trabalho dos professores. Diante desse contexto, pensando-se em possibilidades da história para as aulas de matemática e, junto a isso, atrelando as potencialidades da história da matemática, tem-se como problemática de pesquisa: De que modo a literatura que engloba discussões sobre as potencialidades da história da matemática pode contribuir para a constituição de uma proposta didática como recurso para professores de matemática? Em consonância a isso, o objetivo geral é interpretar e discutir argumentos concernentes às potencialidades da história da matemática presentes na literatura, de modo a constituir uma proposta didática como recurso para professores de matemática. Como procedimentos teórico-metodológicos, foi empregada a abordagem qualitativa, com foco em estudos bibliográficos de fontes secundárias, de modo a compor o cenário de pesquisa; para a análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, como aporte para exprimir sentidos e significados possíveis com relação aos dados que serão levados em consideração a fim de construir compreensões relativas ao fenômeno investigado. Para tanto, a partir das compreensões inferidas e com base em um modo de utilização da história da matemática, foi constituída uma proposta didática como subsídio para as práticas docentes. Em relação aos resultados, nota-se que as compreensões obtidas pela análise realizada possibilitaram a constituição de uma proposta didática que pôde refletir potencialidades da história da matemática presentes na literatura, buscando ir de encontro a argumentos que contrariam o uso da história nas aulas de matemática e, assim, ampliar e enriquecer o trabalho docente. Para mais, espera-se que esse subsídio disponibilizado aos professores possa, além de contribuir com suas práticas, servir como respaldo para outros trabalhos e para demais pesquisas que se relacionem com o mesmo objeto de pesquisa, cooperando cada vez mais com a utilização da história da matemática nas aulas de matemática e, consequentemente, com o campo de investigação da História na Educação Matemática.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This thesis is the result of a master's research developed under the Graduate Program in Education for the Science and the Mathematics (PCM) of the State University of Maringá (UEM). The research is related to the History of Mathematics, situated in the field of investigation of History in Mathematics Education, considering the theme is directed to history in mathematics teaching, more specifically with regard to encompassing history of mathematics, with a view to subsidizing the work of teachers. Thinking about possibilities of history for mathematics classes and linking the potentialities of the history of mathematics, the research question is: How does the literature that encompasses discussions about the potentialities of the history of mathematics can contribute to the constitution of a didactic proposal as a resource for mathematics teachers? The general objective is to interpret and discuss arguments concerning the potentialities of the history of mathematics present in the literature, in order to constitute a didactic proposal as a resource for mathematics teachers. As theoretical-methodological procedures, we used a qualitative approach, focused on bibliographic studies of secondary sources, in order to compose the research scenario. For data analysis, we used Discursive Textual Analysis, as a contribution to express possible senses and meanings in relation to the data taken into account, in order to build understandings related to the investigated phenomenon. From the inferred understandings and based on a way of using the history of mathematics, we created a didactic proposal as a subsidy for teaching practices. The understandings obtained by the analysis performed enabled the constitution of a didactic proposal that could reflect potentialities of the history of mathematics present in the literature, seeking to go against arguments that contradict the use of history in mathematics classes and to expand and enrich the teaching work. Furthermore, it is expected that this subsidy made available to teachers can, in addition to contributing to their practices, be a support for other works and researches related to the same research object, cooperating increasingly with the use of history of mathematics in mathematics classes and, consequently, with the field of investigation of History in Mathematics Education.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação matemática - Históriapt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subject.ddc510.9pt_BR
dc.titleSobre potencialidades da história da matemática : uma proposta didática como recursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Iran Abreu, 1959--
dc.contributor.referee2Kato, Lílian Akemi-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical144 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Caroline Frigeri Barboza_2021.pdf3,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.