Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7668
Autor(es): Maron, Luís Henrique Pupo
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: O estudo da produção energética : educação ambiental por meio do construcionismo
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Souza Filho, José Cândido de
Palavras-chave: Educação ambiental - Ensino médio;Energia - Aspectos ambientais;Tecnologia - Educação
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MARON, Luís Henrique Pupo. O estudo da produção energética: educação ambiental por meio do construcionismo. 2021. 72, 12 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa apresenta contribuições para a promoção da Educação Ambiental, abordada a partir de uma sequência didática. Tal estudo tem como objetivo investigar se as atividades elaboradas, com base na teoria do construcionismo, promoveram uma formação que possa despertar o sujeito ecológico — conforme a educação ambiental crítica. Além desse propósito, devido à importância que a dimensão afetiva representa no processo de ensino-aprendizagem, buscou-se investigar as emoções demonstradas pelos participantes; durante as situações de interação, no decorrer da pesquisa. Trata-se de um trabalho qualitativo, cujos dados foram obtidos a partir da aplicação da SD elaborada, com alunos do Ensino Médio, de um colégio técnico localizado no Noroeste do Paraná. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a gravação em vídeo das atividades presenciais e o emprego de um questionário, aplicado de forma online. Para a análise das emoções, foi usada a metodologia orientada por eventos, com auxílio de um algoritmo de detecção de expressão facial e, por meio da Análise de Conteúdo, foi possível realizar as inferências sobre as percepções obtidas pelos participantes, em relação à temática abordada. Os resultados demonstraram que, por meio dos encontros realizados, os partícipes adquiriram um novo olhar, mais crítico para a geração e o consumo da eletricidade, bem como a utilização do aparato tecnológico em sala de aula pode contribuir, muito, com o clima de afeto positivo entre os educandos. Isso, sendo assim, demonstram-nos que devemos investigar o processo de ensino-aprendizagem também pela perspectiva da afetividade.
ABSTRACT: This research presents contributions for the promotion of Environmental Education, approached from a didactic sequence. This study aims to investigate whether the activities developed, based on the theory of constructionism, promoted a training that can awaken the ecological subject — according to critical environmental education. In addition to this purpose, due to the importance that the affective dimension represents in the teaching-learning process, we sought to investigate the emotions shown by the participants; during interaction situations, during the research. It is a qualitative work, whose data were obtained from the application of the SD prepared, with high school students, from a technical college located in the Northwest of Paraná. The data collection techniques used were video recording of face-to-face activities and the use of a questionnaire, applied online. For the analysis of emotions, the event-oriented methodology was used, with the aid of a facial expression detection algorithm and, through Content Analysis, it was possible to make inferences about the perceptions obtained by the participants, in relation to the theme addressed. The results showed that, through the meetings held, the participants acquired a new look, more critical for the generation and consumption of electricity, as well as the use of technological apparatus in the classroom can contribute, a lot, with the climate of affection. positive among students. This, therefore, shows us that we must investigate the teaching-learning process also from the perspective of affectivity.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7668
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luis Henrique Pupo Maron_2021.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.