Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7668
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorMaron, Luís Henrique Pupopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T19:54:48Z-
dc.date.available2024-07-31T19:54:48Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationMARON, Luís Henrique Pupo. O estudo da produção energética: educação ambiental por meio do construcionismo. 2021. 72, 12 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7668-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa apresenta contribuições para a promoção da Educação Ambiental, abordada a partir de uma sequência didática. Tal estudo tem como objetivo investigar se as atividades elaboradas, com base na teoria do construcionismo, promoveram uma formação que possa despertar o sujeito ecológico — conforme a educação ambiental crítica. Além desse propósito, devido à importância que a dimensão afetiva representa no processo de ensino-aprendizagem, buscou-se investigar as emoções demonstradas pelos participantes; durante as situações de interação, no decorrer da pesquisa. Trata-se de um trabalho qualitativo, cujos dados foram obtidos a partir da aplicação da SD elaborada, com alunos do Ensino Médio, de um colégio técnico localizado no Noroeste do Paraná. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a gravação em vídeo das atividades presenciais e o emprego de um questionário, aplicado de forma online. Para a análise das emoções, foi usada a metodologia orientada por eventos, com auxílio de um algoritmo de detecção de expressão facial e, por meio da Análise de Conteúdo, foi possível realizar as inferências sobre as percepções obtidas pelos participantes, em relação à temática abordada. Os resultados demonstraram que, por meio dos encontros realizados, os partícipes adquiriram um novo olhar, mais crítico para a geração e o consumo da eletricidade, bem como a utilização do aparato tecnológico em sala de aula pode contribuir, muito, com o clima de afeto positivo entre os educandos. Isso, sendo assim, demonstram-nos que devemos investigar o processo de ensino-aprendizagem também pela perspectiva da afetividade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research presents contributions for the promotion of Environmental Education, approached from a didactic sequence. This study aims to investigate whether the activities developed, based on the theory of constructionism, promoted a training that can awaken the ecological subject — according to critical environmental education. In addition to this purpose, due to the importance that the affective dimension represents in the teaching-learning process, we sought to investigate the emotions shown by the participants; during interaction situations, during the research. It is a qualitative work, whose data were obtained from the application of the SD prepared, with high school students, from a technical college located in the Northwest of Paraná. The data collection techniques used were video recording of face-to-face activities and the use of a questionnaire, applied online. For the analysis of emotions, the event-oriented methodology was used, with the aid of a facial expression detection algorithm and, through Content Analysis, it was possible to make inferences about the perceptions obtained by the participants, in relation to the theme addressed. The results showed that, through the meetings held, the participants acquired a new look, more critical for the generation and consumption of electricity, as well as the use of technological apparatus in the classroom can contribute, a lot, with the climate of affection. positive among students. This, therefore, shows us that we must investigate the teaching-learning process also from the perspective of affectivity.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambiental - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEnergia - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Educaçãopt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleO estudo da produção energética : educação ambiental por meio do construcionismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Souza Filho, José Cândido de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê-
dc.description.physical72, 12 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luis Henrique Pupo Maron_2021.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.