Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7672
Autor(es): Cerqueira, Rosana Rabassi
Orientador: Batista, Michel Corci
Título: Análise de imagens de astronomia em livros didáticos de ciências do ensino fundamental nos anos finais
Banca: Silva Junior, Nelson
Banca: Fusinato, Polonia Altoé
Palavras-chave: Ciências - Ensino fundamental - Estudo e ensino;Livro didático - Uso de imagem;Livro didático - Astronomia;Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CERQUEIRA, Rosana Rabassi. Análise de imagens de astronomia em livros didáticos de ciências do ensino fundamental nos anos finais. 2021. 93 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR
Abstract: RESUMO: Na presente dissertação tem-se como tema as linguagens visuais e verbais do conteúdo de Astronomia em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, cujo material é a principal referência para os alunos e professores. A pesquisa se justifica pelo fato de as imagens, no ensino de Astronomia, contribuírem para a constituição de conceitos científicos que, muitas vezes, permanecem durante a vida adulta, podendo consolidar conceitos equivocados oriundos do senso comum. Nesse sentido, formulou-se a seguinte questão: Quais os potenciais pedagógicos das imagens contidas no conteúdo estruturante de Astronomia em livros didáticos de Ciências nos anos finais? O objetivo visa investigar o potencial pedagógico de imagens presentes no conteúdo referente à Astronomia em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental dos anos finais. Para tanto, adotou-se o referencial teórico com base em Choppin (2009), Joly (2012), Panofsky (2017), Gombrich (2017), entre outros, além da Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares. A pesquisa está organizada em quatro capítulos e nas considerações finais. No primeiro capítulo, abordam-se os livros didáticos e suas influências — os documentos reguladores, o conhecimento científico e como as imagens são estudadas nos livros didáticos. No segundo capítulo, discorre-se sobre os conceitos de imagem, suas características: códigos, técnica e seus contextos de produção e de apresentação. O terceiro capítulo é destinado aos encaminhamentos metodológicos que consistem na seleção de duas das coleções mais escolhidas pelos professores do Núcleo Regional de Educação de Maringá, no PNLD - 2020, destinadas ao Ensino Fundamental dos anos finais. Foram analisadas a coleção Teláris de Ciências, da editora Ática, e a coleção Araribá mais Ciências, da editora Moderna. No quarto capítulo, o conteúdo de Astronomia foi selecionado e classificado quanto aos recursos visuais e suas representações. Na sequência, analisou-se cada volume do sexto ano, foi selecionada uma imagem de cada livro, representando a Terra vista do espaço, para ser submetida à metodologia de Leitura de Imagem Interdisciplinar, de Silva e Neves (2018). Nessa perspectiva, os resultados apontam que as imagens em livros didáticos exercem função pedagógica, sem perder ou prejudicar sua função estética. As imagens, realizadas em contextos e épocas diferentes, adaptadas ao livro didático, podem assumir a função de registro histórico. Entretanto, reforça-se que as imagens inseridas nos livros didáticos necessitam de ancoragem no conhecimento científico e nos fatos para não fortalecer conceitos equivocados, e que a leitura da imagem pode contribuir para ampliar e desenvolver o conteúdo apresentado nos livros didáticos no diálogo com professores e alunos.
ABSTRACT: This dissertation brings as its theme the visual and verbal languages of Astronomy in Elementary School Science textbooks, whose material is the main source for students and teachers. The research is justified by the fact that images, in the teaching of Astronomy, promote the constitution of scientific concepts that often remain throughout adulthood, and may consolidate misconceptions that come from common sense. In this sense, the following question was raised: What are the pedagogical potentials of images in the structuring content of Astronomy in Science textbooks in the final years? We aimed to investigate the pedagogical potential of images in the Astronomy content in Elementary School Science textbooks in the final years. To this end, we adopted the theoretical framework based on Choppin (2009), Joly (2012), Panofsky (2017), Gombrich (2017), among others, in addition to the Common National Curriculum Base and Curriculum Guidelines. The research is organized into four chapters and the final considerations. The first chapter addresses textbooks and their basis — regulatory documents, scientific knowledge, and how images are studied in textbooks. The second chapter discusses the concepts of image, its characteristics: codes and technique, and its creation and presentation contexts. The third chapter is committed to the methodological guidelines that consist in the selection of two of the most chosen collections by the teachers of the Regional Education Center of Maringá, in the PNLD - 2020, destined to the Elementary School of the final years. We analyzed the Teláris de Ciências collection, by Ática publisher, and the Araribá mais Ciências collection, by Moderna publisher. In the fourth chapter, the Astronomy content was selected and classified according to visual resources and their meanings. Next, each volume of the sixth grade was analyzed, in which an image from each book was selected, showing the Earth seen from space, to be submitted to the Interdisciplinary Image Reading methodology, by Silva and Neves (2018). From this perspective, the results show that images in textbooks have a pedagogical purpose, without losing or impairing their aesthetic function. The images, from different settings and times, adapted to the textbook, may assume the role of a historical record. However, it is emphasized that the images included in textbooks need to be based on scientific knowledge and facts, so they do not support mistaken concepts, and that reading the image can contribute to expand and develop the content presented in textbooks in the dialogue with teachers and students.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista.
Coorientadora: Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva.
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7672
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rosana Rabassi Cerqueira_2021.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.