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dc.contributor.advisorKato, Lílian Akemi-
dc.contributor.authorManrique, Everson Dullopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:48:59Z-
dc.date.available2024-08-08T18:48:59Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationMANRIQUE, Everson Dullo. A motivação de estudantes para aprender em modelagem matemática na perspectiva. 2021. 156 f. Dissertação (mestrado)-- Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7674-
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lilian Akemi Katopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado)-- Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractResumo: Professores e estudantes indicam que um dos principais problemas nas escolas de Ensino Médio no Brasil é o desinteresse em aprender. Esse comportamento apático e de indiferença pelas atividades escolares são indicadores da desmotivação dos educandos para aprender. A falta de motivação provoca um desempenho escolar abaixo das reais potencialidades do aluno, fazendo com que se distraiam facilmente, não participem das aulas e estudem pouco ou quase nada. Por sua vez, um estudante motivado se envolve nas atividades escolares, aplicando esforço e persistência com qualidade, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e a construção de conhecimentos. Mas, além de aspectos quantitativos, uma preocupação maior deve ser pela qualidade da motivação, pois, muitas vezes, estudantes estão motivados por razões que não induzem um envolvimento de qualidade com as tarefas escolares. Apesar de pesquisadores sobre a Modelagem Matemática na Educação Matemática indicarem que atividades dessa natureza favorecem a motivação dos estudantes para aprender, percebemos que os trabalhos não apresentam uma formalização teórica sobre esse aspecto, além de não se apresentarem como o foco principal das pesquisas. As argumentações sobre a motivação na Modelagem Matemática, nessas pesquisas, geralmente emergem das observações dos autores no desenvolvimento das práticas. Diante desses argumentos, estabelecemos como questão de pesquisa "Que motivação para aprender pode ser favorecida pela Modelagem Matemática a estudantes do Ensino Médio?". Para responder essa questão, desenvolvemos duas práticas com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede pública do Estado do Paraná. Para a construção dos dados, nos valemos de questionários respondidos por professores da turma e pelos estudantes, além da gravação em áudio do desenvolvimento das atividades. Consideramos, ainda, a perspectiva da Teoria de Metas de Realização para analisar a motivação dos estudantes para aprender em Modelagem Matemática, a partir dos dados produzidos. Verificamos que as práticas desenvolvidas favoreceram as metas de realização tarefa-aproximação e tarefa-evitação e desfavorecem as metas outro-aproximação, outro-evitação e alienação acadêmica ou evitação do trabalho, contribuindo com a motivação intrínseca e com as formas de motivação autodeterminadaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teachers and students indicate that one of the main problems in high schools in Brazil is the lack of interest in learning. This apathetic behavior and indifference to school activities are indicators of students' absence of motivation to learn. The lack of stimulation leads to a school performance below the student's real potential, making them easily distracted, not participating in class and studying little or almost nothing. On the other hand, there are motivated students who get involved in school activities, applying effort and persistence with quality, favoring the development of skills and the construction of knowledge. Despite quantitative aspects, a major concern should be for the quality of the inspiration for the reason that many times students are motivated by interests that do not induce a quality involvement with school tasks. Although researchers on Mathematical Modeling in Mathematics Education indicate that these kinds of activities favor students' motivation to learn, we notice that the works do not present a theoretical formalization of this aspect, besides not presenting it as the main focus of the research. The arguments about motivation in Mathematical Modeling, in this research, generally emerge from the observations of the authors in the development of their practices. Due to these arguments, we established the research question "What motivation to learn can be favored by Mathematical Modeling to high school students?". To answer this question, we developed two practices with a third-year high school class in a public school in the state of Paraná. To establish the data, we used questionnaires answered by teachers and by the students from the class, in addition to the audio recording of the development of the activities. We also considered the perspective of the Achievement Goal Theory to analyze the students' motivation to learn Mathematical Modeling, based on the data produced. We verified that the developed practices favored the achievement goals task-approach and task-avoidance and disfavored the goals other-approach, other-avoidance and academic alienation or work avoidance, contributing to intrinsic motivation and self-determined forms of motivation.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação - Ensino presencialpt_BR
dc.subjectAmbientes de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleA motivação de estudantes para aprender em modelagem matemática na perspectivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cousin, Alexandra de Oliveira Abdala-
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá - PR-
dc.description.physical156 f.-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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