Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7675
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZanella, Marli Schmittpt_BR
dc.contributor.authorCaramanico, Maria Neide de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:56:52Z-
dc.date.available2024-08-08T18:56:52Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCARAMANICO, Maria Neide de Oliveira. Animais peçonhentos e educação ambiental: um quiz interativo para o ensino médio. 2021. 45, 32 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7675-
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanellapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A conservação da biodiversidade é um fator fundamental para que seja assegurada a diversidade dos seres vivos. É preciso que sejam realizadas ações efetivas que possam minimizar a perda da biodiversidade, promovendo a recuperação dos ecossistemas. Entre os animais perseguidos e pouco compreendidos pela sociedade estão os peçonhentos, essenciais para o equilíbrio ambiental e a manutenção da biodiversidade. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo identificar que percepções estudantes do Ensino Médio mobilizam em relação aos animais peçonhentos. Esta pesquisa traz uma abordagem sobre os animais peçonhentos mais conhecidos como: serpentes, escorpiões e aranhas. Participaram da pesquisa quatorze estudantes de Ensino Médio de um colégio profissionalizante do noroeste do Paraná. Esta pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática – GPECMA. O método utilizado para análise dos dados foi Análise Textual Discursiva, que permitiu identificar tais percepções e a partir desses dados elaborou-se um banco de perguntas e curiosidades sobre o tema, o qual forneceu subsídios para a produção de um jogo educacional em formato de Quiz Interativo, intitulado "Conhecendo os Animais Peçonhentos", em que foram abordados conceitos para estimular atitudes conservacionistas nos participantes sobre esses animais. Como resultado foi possível observar que existe medo e incompreensão associada aos animais peçonhentos. O Quiz está disponível, de forma gratuita, na loja de aplicativos Play Store em formato Android e também disponibilizado um link para download compatível com Android, em plataformas e repositórios on-line de produtos educacionais.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The conservation of biodiversity is a fundamental factor to ensure the diversity of living beings. It is necessary that effective actions are taken to minimize the loss of biodiversity, promoting the recovery of ecosystems. Among the animals that are persecuted and little understood by society are poisonous animals, which are essential for the environmental balance and the maintenance of biodiversity. In this sense, this work aimed to identify what perceptions high school students mobilize in relation to venomous animals. This research brings an approach about the most known poisonous animals such as snakes, scorpions, and spiders. Fourteen high school students from a professional college in the northwest of Paraná participated in the research. This research is part of the Research Group for Science and Mathematics Teaching - GPECMA. The method used for data analysis was Textual Discourse Analysis, which allowed the identification of these perceptions and, based on this data, a bank of questions and curiosities about the theme was created, which provided subsidies for the production of an educational game in the format of an Interactive Quiz, called "Learning about venomous animals", in which concepts were addressed to stimulate conservationist attitudes in the participants about these animals. As a result, it was possible to observe that there is fear and misunderstanding associated with poisonous animals. The Quiz is available for free on the Play Store app store in Android format, and a link is also available for download compatible with Android on platforms and online repositories of educational products.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambiental - Ensino médiopt_BR
dc.subjectAnimais peçonhentospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleAnimais peçonhentos e educação ambiental : um quiz interativo para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Ortêncio Filho, Henrique, 1977--
dc.contributor.referee2Duarte, Gisele Silva Costa, 1984--
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê-
dc.description.physical45, 32 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Neide de Oliveira Caramanico_2021.pdf10,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.