Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorOrtiz, Adriano José-
dc.date.accessioned2024-09-13T17:43:42Z-
dc.date.available2024-09-13T17:43:42Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationOrtiz, A. J. (2019). Representações sociais de ‘ser professor de física’ de licenciandos em física (Tese Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7685-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júniorpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Carlos Éder Rodrigues Gimenespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2014pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O senso comum tem grande relevância na vida cotidiana, de forma que não pode ser ignorado. A Teoria das Representações Sociais surgiu como uma nova perspectiva de análise desse fenômeno no campo da Psicologia Social. As representações sociais (RS) são definidas como leituras da realidade, construídas coletiva e individualmente no cotidiano, para compreender um objeto. Elas desenvolvem-se no interior do chamado universo consensual, ao contrário do conhecimento científico, estruturado no universo reificado. Dessa forma, as RS podem influenciar a prática docente, bem como o processo de construção do conhecimento, de forma positiva ou negativa. Pensando nisso e considerando que as RS muitas vezes podem se opor ao conhecimento reificado, o objetivo central desta tese é o de compreender a influência do processo de formação de professores nas concepções e RS sobre "Ser professor de Física" de licenciandos dessa área, de maneira a responder a seguinte questão: o processo de formação inicial de professores possibilita mudanças nas concepções e RS de licenciandos da área de Física sobre ser professor de Física? Para isso, investigamos dois cursos de licenciatura em Física, por meio de um estudo transversal com o intuito de identificar e caracterizar possíveis RS a respeito do 'ser professor de Física' e concepções epistemológicas a respeito da Ciência, do trabalho docente e do ser professor, de ingressantes e concluintes desses cursos. Para tanto, fundamentamo-nos na abordagem estruturalista das RS que propõe que os elementos de uma representação se estruturam ao redor de um núcleo central, responsável por mantê-la estável e que é cercado por um sistema periférico, que o protege e relaciona os elementos à realidade. A fim de identificarmos os possíveis elementos que compõem o núcleo e a periferia das representações dos sujeitos investigados, empregamos a técnica de evocação livre de palavras, na qual as cinco palavras evocadas foram submetidas a uma análise prototípica e de similitude. Já na investigação das concepções, atuamos com o modelo de Conhecimentos, Valores e Práticas (KVP), a partir da análise estatística de um questionário composto por 81 assertivas respondidas de acordo com a escala likert. Os licenciandos investigados foram ingressantes e concluintes de duas instituições públicas, localizadas no Norte (Instituição 01) e no Oeste (Instituição 02) do Paraná. A primeira adota um modelo tradicional de ensino, no estilo 2+2. Já a segunda apresenta uma proposta de profissionalização docente, sendo permeada, desde o início, por discussões pedagógicas e práticas de ensino. Os resultados indicam que nas RS dos alunos de ambas as instituições há indícios de ausência de alguns conhecimentos do universo reificado, principalmente pedagógicos, no núcleo central. No caso dos formandos, identificamos uma possível alteração reversível ou progressiva das RS, porém, não se pode dizer que há alterações significativas no núcleo das RS ao longo da graduação. Já a análise KVP dos sujeitos da Instituição 01 indica que, no caso dos ingressantes, suas concepções estão alinhadas a uma visão empírico-indutivista da Ciência, e aproximam-se de modelos tradicionais e tecnicistas de ensino, além de apresentarem contradições no que se refere ao papel do professor e a formação docente. Entre os concluintes a compreensão de Ciência aproxima-se da ideia de construção humana, não se apresenta um perfil específico relativo às práticas de ensino e rejeitam-se modelos tradicionais de docência. No caso da Instituição 02, as concepções dos ingressantes apresentam uma perspectiva empírico-indutivista, enquanto há uma miscelânea de perspectivas a respeito da prática pedagógica e do ser professor de Física. Nos concluintes, há alterações nas concepções. Suas concepções epistemológicas têm uma aproximação do realismo, enquanto as práticas pedagógicas e o trabalho docente são delimitados por paradigmas contemporâneos. Nossos resultados indicam que um modelo de formação tradicional, em que os conhecimentos pedagógicos e didáticos são inseridos apenas posteriormente, ao final do curso, e não ao longo de seu percurso, não proporciona um ambiente propício a mudanças profundas nessas RS. Por outro lado, concluintes de um modelo de curso estruturado na profissionalização docente apresentam concepções mais próximas ao universo reificado dos conhecimentos docentes. Mesmo que essas mudanças não tenham sido abruptas, não foram triviaispt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Common Sense has great relevance in everyday life, so it can not be ignored. The Theory of Social Representations emerged as a new perspective of analysis of this phenomenon within Social Psychology. According to it, social representations (SR) are readings of reality, constructed collectively and individually in everyday life, to understand an object. They develop within the so-called consensual universe, unlike scientific knowledge, structured in the reified universe. In this way, SR can influence the teaching practice, as well as the process of constructing knowledge, in a positive or negative way. Thinking about this and considering that SR can often oppose reified knowledge, we have the central objective of understanding the influence of the process of teacher training in conceptions and SR on "Being a physics teacher" of graduates of this area, In order to answer the following question: Does the process of initial teacher education enable changes in the conceptions and social representations of physics licenses on the Physics teacher? For this, we investigated two undergraduate courses in Physics, through a cross - sectional study with the purpose of identifying and characterizing possible social representations regarding 'being Physics teacher' and epistemological conceptions about Science, teaching work and being. For this, we are based on the structuralist approach of SR, which proposes that the elements of a representation are structured around a central nucleus, responsible for keeping it stable and surrounded by a system peripheral, that protects and connects the elements with reality. In order to identify the possible elements that make up the nucleus and the periphery of the representations of the investigated subjects, we used the technique of free evocation of words, in which the five words evoked were submitted to a prototypical and similitude analysis. In the investigation of conceptions, we work with the Knowledge, Values and Practices (KVP) model, based on the statistical analysis of a questionnaire composed of 81 assertions answered according to the likert scale. The graduates investigated were freshman and graduates of two public institutions, located in the north (Institution 01) and in the west (Institution 02) of Parana. The first adopts a traditional teaching model, in the 2 + 2 style. The second presents a proposal for teacher professionalization, being permeated since the beginning by pedagogical discussions and teaching practices. The results indicate that in the students of both institutions there is evidence of lack of some knowledge of the reified universe, mainly pedagogic, in the central nucleus. In the case of the trainees, we identified a possible reversible or progressive alteration of the SR, however, it can not be said that there are significant changes in the SR nucleus throughout the graduation. The KVP analysis of the subjects of institution 01 indicates that in the case of the freshman, their conceptions are aligned with an empirical-inductive view of Science, approach traditional and technical models of teaching and present contradictions regarding the role of the teacher and teacher training. Among the graduates, their understanding of science approaches the idea of human construction, does not present a specific profile regarding teaching practices and rejects traditional models of teaching. In the case of Institution 02, the conceptions of the freshman present an empirical-inductive perspective, while there is a miscellany of perspectives regarding the pedagogical practice and of being a professor of Physics. In the concluding, there are alterations in conceptions. His epistemological conceptions have an approach to realism, while pedagogical practices and teaching work are delimited by contemporary paradigms. Our results indicate that a traditional training model, in which pedagogical and didactic knowledge is inserted only later, at end of the course, and not throughout it, does not provide an environment conducive to profound changes in these social representations. On the other hand, graduates of a structured course model in teacher professionalization present conceptions closer to the reified universe of teaching knowledge. Even though these changes have not been abrupt, they are not trivialpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFísica - Formação de professorespt_BR
dc.subjectRepresentações sociais - Professorespt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleRepresentações sociais de ‘ser professor de física’ de licenciandos em físicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGimenes, Éder Rodrigo-
dc.contributor.referee1Moreira, Marco Antônio, 1942--
dc.contributor.referee2Oliveira, André Luis de-
dc.contributor.referee3Carvalho, Maria da Graça Simôes-
dc.contributor.referee4Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963--
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical[5] 165 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Adriano Jose Ortiz_2019.pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.