Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7686
Autor(es): Souza, Cibele Franzói Silva
Orientador: Corazza, Maria Júlia
Título: Literatura e Ensino de Biologia : Eugenia na obra "O Presidente Negro", de Monteiro Lobato
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem - Biologia;Biologia - Ensino médio;Eugenia
Data do documento: 2017
Abstract: RESUMO: Em meados do século XIX e início do século XX, a eugenia, o higienismo e o racismo foram movimentos ideológicos incorporados às narrativas literárias de intelectuais brasileiros que, ao almejarem uma identidade nacional, buscavam razões para justificar o atraso cultural e econômico do Brasil. O presente estudo se direcionou aos desafios e potencialidades do ensino de Biologia no contexto das relações étnico-raciais e no emprego de metodologias alternativas que aproximem o conteúdo do cotidiano, os tornem mais significativos e promovam a reflexão sobre os temas abordados. Nessa perspectiva, como objetivo desse estudo, questionou-se as potencialidades da utilização da obra literária O Presidente Negro (2009) para abordagem de conceitos biológicos, como eugenia, em aulas de Biologia no Ensino Médio. Com o intuito de aproximar a literatura das aulas de Biologia, contextualizando os assuntos abordados através dessa perspectiva e utilizando a história da Ciência para refletir sobre a construção do conhecimento, ainda investigamos se a obra pôde contribuir para o desenvolvimento de um ensino que valorize a diversidade étnica e cultural e para reflexões a respeito do anacronismo e da postura ideológica de melhoria de raças. Para tanto, investigou-se por meio da análise de conteúdo, a viabilidade de utilização do texto literário O Presidente Negro (2009) em aulas de Biologia no Ensino Médio. Os resultados obtidos a partir da leitura e interpretação da obra foram classificados em uma categoria e duas subcategorias nomeadas da seguinte maneira: Conceitos Biológicos, Ideias Eugênicas e Práticas Eugênicas. Na subcategoria Ideias Eugênicas considerou-se discursos presentes na obra, que expressavam as ideias de aperfeiçoamento humano e práticas de seleção artificial de características genéticas com o objetivo da ciência experimental e ocultamento das desigualdades sociais. Na subcategoria Práticas Eugênicas, foram identificadas as passagens que se remetiam à utilização da Eugenia como uma forma de melhorar e corrigir as mazelas da sociedade. De uma forma geral conclui-se que a obra literária analisada apresenta potencialidade para utilização em aulas de Biologia no Ensino Médio, não só em relação à temática eugenia, mas também no que tange a outros assuntos biológicos como raça, vida e higienismo, que, dependendo do planejamento docente poderá ser utilizada como forma de problematização, contextualização e/ou avaliação de conteúdos que foram ou serão trabalhados na disciplina. Todavia, a leitura e análise da presente obra, evidenciou a necessidade de uma mediação docente ativa, principalmente no que diz respeito ao planejamento das atividades que serão desenvolvidas junto aos estudantes. Nesse sentido, almeja-se como continuidade do presente estudo, a realização de uma investigação junto a estudantes da etapa final do Ensino Médio, de modo a evidenciar na realidade de salas de aula da rede pública de ensino, os limites e possibilidades da presente obra no que tange a apropriação conceitual e aprendizagem significativa
ABSTRACT: In the middle of the 19th century and the beginning of the 20th century eugenics, hygienism and racism were ideological movements incorporated into the literary narratives of Brazilian intellectuals who seeking a national identity aimed reasons to justify Brazil's cultural and economic backwardness. The present study focused on the challenges and potential of Biology teaching in the context of ethnic-racial relations and on the use of alternative methodologies that approximate the content of everyday life make them more meaningful and promote reflection on the topics addressed. In this perspective, as a goal of this study, we questioned the potentialities of the use of the literary work O Presidente Negro (2009) to approach biological concepts, such as eugenics, in Biology classes in High School. In order to bring literature closer to biology classes, contextualizing the issues addressed through this perspective and using the history of science to reflect on the construction of knowledge, we still investigate if the work could contribute to the development of a teaching that values diversity Ethnic and cultural background and for reflections on anachronism and the ideological posture of race improvement. For this purpose, the feasibility of using the literary text O Presidente Negro (2009) in Biology classes in High School was investigated through content analysis. The results obtained from the reading and interpretation of the work were divided into one category and two subcategories named as follows: eugenic values expressed; Eugenic practices; Failures of eugenic practices. Finally, the analysis of the data together with the discourses of the work and how they relate to the teaching of Biology were presented in order to answer the questions and objectives of the work
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazza
Dissertação (Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2017
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7686
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cibele Franzoi Silva Souza_2017.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.