Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7691
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silveira, Marcelo Pimentel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Caroline Souza da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T22:58:51Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T22:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Caroline Souza da. A proposição de perguntas como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química para o Ensino Médio. 2021. 198 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7691 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: No ambiente de sala de aula, as perguntas ocorrem com bastante frequência e podem ter diferentes objetivos ao serem realizadas. Diante disso, nesta investigação, são discutidos os aspectos teóricos voltados às perguntas que buscam explicitar a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como a proposição de perguntas em aulas de Química no ensino médio, na visão dos professores, podem ser utilizadas como estratégia durante o processo de ensino e aprendizagem? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que contou com a participação de três professores de Química da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná e ocorreu em quatro etapas: Organização do roteiro da entrevista; Aplicação da entrevista; Processamento e análise dos dados; e Redação final. Os dados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de entrevistas semiestruturada. A análise do corpus da pesquisa se deu a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo e resultou em quatro categorias: 1. Os tipos de perguntas; 2. Estratégias utilizadas para estimular as perguntas dos estudantes; 3. O processo das perguntas em sala de aula; e 4. Reflexões dos professores sobre as perguntas em sala de aula. Os resultados indicam que existem diferentes tipos de perguntas realizadas tanto pelos professores, quanto pelos estudantes. As direcionadas aos professores, apresentam características no sentido de serem avaliativas, identificar os conhecimentos prévios e compreender as dúvidas apresentadas pelos estudantes. As relacionadas aos estudantes, apresentam características de serem direcionadas aos conteúdos, curiosidade sobre fenômenos do dia a dia e no sentido de organização. Para os professores, existem três estratégias que ganham destaque para a estimulação das perguntas em sala de aula, sendo elas: problematização; estimulação de situações de problemas; e o uso de temas. Os participantes destacam ainda que, mesmo disponibilizando espaços para que os estudantes realizem perguntas, eles não possuem o hábito de fazê-las. Os professores também destacam a importância do processo de formação para a utilização das perguntas em sala de aula e evidenciam que a participação em projetos e cursos de formação inicial e continuada, como grupos de estudos e o PIBID, são importantes por instrumentalizá-los a partir de reflexões, produções e experiências proporcionadas por suas vivências nesses diferentes espaços de formação. Nesse sentido, infere-se que as perguntas estão presentes na condução das aulas dos professores pesquisados, independente das diferentes características que apresentam. Por meio dos resultados discutidos, é possível identificar as contribuições que as reflexões dos professores proporcionaram quando questionados sobre a importância e o papel da pergunta para a construção dos conhecimentos ao longo do processo de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the classroom setting, questions occur quite often and may have different purposes when they are asked. In view of that, this research discusses the theoretical aspects related to questions that seek to clarify their importance in the teaching and learning process. Therefore, the research sought to answer the following question: How can the proposition of questions in high school chemistry classes, in the view of teachers, be used as a strategy during the teaching and learning process? This is a qualitative research that involved the participation of three Chemistry teachers from the State Teaching Network of the State of Paraná and was conducted in four stages: Organization of the interview script; Application of the interview; Processing and analysis of the data; and Final drafting. The data were collected through audio and video recording of semi-structured interviews. The analysis of the research corpus was based on the assumptions of Content Analysis and resulted in four categories: 1. the types of questions; 2. strategies used to stimulate students' questions; 3. the process of questions in the classroom; and 4. teachers' reflections about questions in the classroom. The results indicate that there are different types of questions asked by both teachers and students. Those directed to the teachers, present characteristics in the sense of being evaluative, identifying previous knowledge and understanding the doubts presented by the students. Those related to students, have the characteristics of being directed to the content, curiosity about everyday phenomena, and in the sense of organization. For the teachers, there are three strategies that stand out for the stimulation of questions in the classroom: problematization; stimulation of problem situations; and the use of themes. The participants also point out that, even if they make spaces available for the students to ask questions, they are not used to asking them. The teachers also emphasize the importance of the training process for the use of questions in the classroom and show that the participation in projects and courses of initial and continuing education, such as study groups and PIBID, are important for providing them with tools based on reflections, productions, and experiences provided by their experiences in these different training spaces. In this sense, it is inferred that the questions are present in the conduct of the classes of the teachers surveyed, regardless of the different characteristics they present. Through the results discussed, it is possible to identify the contributions that the teachers' reflections provided when asked about the importance and role of the question for the construction of knowledge throughout the teaching and learning process | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Ensino de quimica - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - em sala de aula | pt_BR |
dc.subject.ddc | 510.07 | pt_BR |
dc.title | A proposição de perguntas como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Maurivan Güntzel | - |
dc.contributor.referee2 | Kiouranis, Neide Maria Michellan | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
dc.publisher.local | Maringá PR | - |
dc.description.physical | 198 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Matemática | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Fernanda Caroline Souza da Silva_2021.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.