Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7697
Autor(es): | Lustosa, Aparecida Alves dos Santos |
Orientador: | Zanella, Marli Schmitt |
Título: | Arborização urbana como instrumento para educação ambiental na formação continuada de professores de educação de jovens e adultos na modalidade especial |
Banca: | Fontana, Felipe |
Banca: | Bido, José Mateus |
Palavras-chave: | Arborização urbana;Professores - Formação continuada;Educação ambiental |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | LUSTOSA, Aparecida Alves dos Santos. Arborização urbana como instrumento para educação ambiental na formação continuada de professores de educação de jovens e adultos na modalidade especial. 2020. 118, 54 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê. |
Abstract: | RESUMO: O presente estudo traz em sua essência a abordagem do tema arborização urbana e educação ambiental por meio de formação continuada de professores. A inquietação que norteou a pesquisa, nasceu da observação de que o desmatamento em áreas que deveriam ser preservadas, resulta em situação caótica pela falta de arborização, episódio que surge como um fator preponderante a se analisar, pois as árvores além dos inúmeros benefícios também são responsáveis diretamente pela qualidade do ar que os seres vivos necessitam para viver. Assim, acredita-se ainda que o contexto escolar seja um meio de sensibilização para este problema. O objetivo da pesquisa foi de investigar como um grupo de professores da Educação Básica se articula para discutir e elaborar uma metodologia de trabalho voltado ao tema arborização urbana. Caracterizando aspectos teóricos sobre a arborização em uma praça e analisando a produção escrita de um grupo de professores a partir de uma proposta de sequência didática, elaborada durante um curso de formação continuada de professores sob o enfoque da arborização urbana com vistas ao desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos na modalidade Especial. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, com análise qualitativa de entrevistas e das produções escritas resultante da elaboração de uma sequência didática como estratégia de ensino pautada em Zabala (1998), nos Momentos Pedagógicos de Delizoicov (1992) e Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018); para abordar a arborização urbana com enfoque na EA, nas aulas dos oito professores regentes participantes e atuante na EJA da Escola Padre Anchieta de Goioerê- Paraná na modalidade Especial. Os resultados obtidos com o curso de formação continuada, onde propôs-se uma sequência didática para trabalhar a problemática abordada gerou um produto educacional que poderá ser uma alternativa de trabalhar a temática, e usando este como referencial, aos professores que se interessarem em aplicar esta opção metodológica poderão usar a sua criatividade de acordo com a necessidade de seus alunos e desenvolver outras Sequência Didática. Pois, enquanto docente da Escola de Educação Básica, necessitamos atualizar nossas estratégias com vistas a proporcionar melhores qualidades de ensino, pautando-se no desenvolvimento participativo, criativo e crítico dos alunos com reflexões sobre problemas ambientais locais. ABSTRACT: This study is essencially centered in the theme of urban arborization and environmental education through the continuous education of teachers. Its initial motivation was the the observation that the deforestation in areas that should have been preserved leads to a chaotic situation related to the lack of afforestation, an episode that can be characterized as emergent to be analyzed, since trees, besides their countless benefits to the nature, are also directly responsible for the quality of the air that living beings need to live. In this sense, the school is taken as an important context to be a way to aware about this problem. This research aimed to investigate how a group of Basic Education teachers articulates discussions and elaborate a work methodology focused on the urban arborization theme. It was characterized theoretical aspects about arborization in a square and it was analyzed the written production of a group of teachers based on a didactic sequence proposal, elaborated during a continuing education course for teachers based on the urban arborization in order to the development of Environmental Education in Youth and Adult Education in the Special Modality. The case study was chosen as methodology and a qualitative analysis of interviews and written productions was leaded taking the results of a didactic sequence produced as a teaching strategy based on Zabala (1998), in the Pedagogical Moments of Delizoicov (1992) and Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018); This didatic sequence aimed to develop reflections about urban arborization with a focus on Young and Adults Education, in the classes of the eight participating teachers that belonged to the Special Modality of Padre Anchieta School located in Goioerê, State of Paraná. An educational product was created as a result of the continuing education course where a didactic sequence was proposed to work on the problem stated, wich can be an alternative to develop the theme and also be used as a reference for teachers who are interested in applying this methodological option. In this way, teachers can use their creativity according to the needs of their students and promote other Didactic Sequences, because, as a teacher at the Basic Education School, it is needed to be updated in the educational strategies in order to provide better teaching quality, based on the participatory, creative and critical development of students throught reflections on local environmental problems. |
Descrição: | Orientadora: Profª. Drª. Marli Schmitt Zanella Acompanha produto educacional: Arborização urbana : proposta de sequência didática sobre os benefícios das árvores Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7697 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Aparecida Alves dos Santos Lustosa_2020.pdf | 6,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.