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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7698
Autor(es): | Kuchake, Hellen Priscila Paiva |
Orientador: | Kimura, Irene Yukiko |
Título: | Guia de escolha dos livros didáticos de ciências : uma reflexão socioambiental através da análise do tema "consumo sustentável" |
Banca: | Batista, Michel Corci |
Banca: | Silva, Maria do Socorro Ferreira da |
Palavras-chave: | Livros didáticos - Ciências;Ciências - Estudo e ensino (Ensino fundamental);Consumo sustentável |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | KUCHAKE, Hellen Priscila Paiva. Guia de escolha dos livros didáticos de ciências: uma reflexão socioambiental através da análise do tema "consumo sustentável". 2019. 138, 26 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019, Goioerê. |
Abstract: | RESUMO: Este estudo teve como objetivo identificar como o "Consumo Sustentável" está sendo abordado nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental do Núcleo Regional de Educação de Goioerê – PR (NRE) e levantar as percepções e opiniões dos professores a respeito da temática, com o intuito de elaborar uma ferramenta para auxiliar na escolha dos livros didáticos de Ciências intitulada "Guia de Escolha dos Livros Didáticos de Ciências". Sendo uma pesquisa exploratória, ela foi desenvolvida mediante análise sistemática dos livros didáticos de Ciências distribuídos no ano de 2017 pelo NRE para as escolas dos municípios de Boa Esperança, Goioerê, Janiópolis, Juranda, Mariluz, Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste e Ubiratã. Para a coleta de dados dos livros didáticos foi utilizado as categorias a priori já elencadas pelos autores Facchini e Paul (2014) e Tamaio (2002). Posteriormente, foi realizada a aplicação de um questionário aos professores de Ciências das escolas estaduais que abrange o NRE de Goioerê, por meio do Google Doc e também foi aplicada uma oficina pedagógica. Na coleta desses dados, o procedimento técnico empregado foi a pesquisa-ação. A opção pelo estudo do livro didático se deve a sua marcante presença no processo de ensino e aprendizagem, cuja investigação foi desenvolvida através de uma pesquisa qualitativa. Verificou-se com os resultados obtidos que nem todos os livros didáticos de Ciências investigados estão abordando o "Consumo Sustentável", sendo que o tema se concentra mais no 6º ano, enquanto nos demais 7º, 8º e 9º anos, o tema é raramente abordado; de modo ainda mais preocupante, também notamos que as questões ambientais locais não foram encontradas. Soma-se a isso, o fato de que a maior parte dos conteúdos teóricos encontrados aborda a concepção socioambiental de natureza, que se sustenta na vertente ambiental crítica. Quanto ao questionário aplicado aos professores foi possível verificar que: muitos destes profissionais nunca participaram de curso de formação continuada em Educação Ambiental (EA); dentre os critérios estabelecidos para escolha dos livros didáticos a EA não foi fator determinante pela maioria; os educadores pesquisados avaliaram que o livro didático utilizado por eles não proporcionam um aprendizado amplo em relação ao tema "Consumo Sustentável"; informaram possuir apenas o Guia fornecido pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para auxiliar em suas escolhas e a definição das concepções de natureza não são claras por estes profissionais. Para suprir tais carências, elaboramos como produto educacional desta pesquisa um "Guia de Escolha dos livros didáticos de Ciências", que visa colaborar com esta análise dentro da perspectiva do "Consumo Sustentável". Para finalizar, foi possível verificar por meio da oficina pedagógica aplicada aos professores de Ciências, que os métodos empregados na pesquisa serviram de base para análise realizada pelos mesmos, afinal, os resultados foram semelhantes. Em virtude dessas considerações, enfatizamos a importância dos professores serem mais críticos na escolha dos livros didáticos, portanto com vista a necessidade de buscar complementar o conteúdo com outros materiais, desta maneira garantindo um aprendizado significativo aos seus alunos. ABSTRACT: This study aimed to identify how the "Sustainable Consumption" is being approached in the science textbooks of the final years of elementary school of the Goioerê Regional Core of Education Center – PR (RCEC), and analyze the instructors perception and opinion about the theme with the objective of creating a tool called "Science Teaching Books Choice Guide", which will assist them in their future science textbook choices. As an exploratory research, it was developed through systematic analysis of science textbooks distributed in 2017 by the RCEC to the schools of the municipalities of Boa Esperança, Goioerê, Janiopolis, Juranda, Mariluz, Moreira Sales, Fourth Centenary, Rancho Alegre do Oeste and Ubiratã. To collect data from textbooks, the a priori categories already listed by the authors Facchini and Paul (2014) and Tamaio (2002) were used. Subsequently, a questionnaire was applied to science teachers of state schools that covers the Goioerê RCEC, through Google Doc, and a pedagogical workshop was also applied. In collecting these data, the technical procedure employed was action research. The choice to study the textbook is due to its remarkable presence in the teaching and learning process, whose research was developed through a qualitative research. It was found with the results obtained that not all science textbooks investigated are addressing the "Sustainable Consumption", and the theme focuses more on the 6th grade, while in the other 7th, 8th and 9th grades, the theme is rarely addressed. Most concerning, we also noted that local environmental issues were not found. In addition, the fact that most of the theoretical content found addresses the socioenvironmental conception of nature, which is based on the critical environmental aspect. Regarding the questionnaire administered to teachers, it was possible to verify that: many of these professionals never participated in a continuing education course in Environmental Education (EE); Among the established criteria for choosing textbooks, EE was not a determining factor for most of them; the educators surveyed assessed that the textbook they use did not provide broad learning on the theme of "sustainable consumption"; reported having only the Guide provided by the National Textbook Plan (NTP) to assist in their choices and the definition of nature conceptions are unclear by these professionals. To address these shortcomings, we have developed, as an educational product of this research, a Guide for Choosing Science Teaching Textbooks, which has the objective to collaborate with this analysis within the perspective of "Sustainable Consumption". Finally, it was possible to verify through the pedagogical workshop administered to science teachers, that the methods used in the research were the basis for their analysis, after all, the results were similar. Given these considerations, we emphasize that it is important for teachers to be more critical in choosing textbooks, and the need to complement content with other materials, thereby ensuring meaningful learning for their students. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Irene Yukiko Kimura Coorientador: Prof. Dr. Felipe Fontana Acompanha produto educacional: Guia de escolha dos livros didáticos de ciências Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2019 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7698 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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