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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7700
Autor(es): | Kaust, Maísa Jordana De Azevedo |
Orientador: | Romagnolo, Mariza Barion, 1970- |
Título: | Sequência didática em trilhas interpretativas : uma proposta de educação ambiental em um ambiente não formal de ensino |
Banca: | Oliveira, André Luis de |
Banca: | Almeida, Cristina Guilherme de, 1968- |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Ensino fundamental;Ecologia - Educação;Diagnóstico ambiental |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | KAUST, Maísa Jordana De Azevedo. Sequência didática em trilhas interpretativas: uma proposta de educação ambiental em um ambiente não formal de ensino. 2020. 83 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê |
Abstract: | RESUMO: A Educação Ambiental pode ser entendida como um processo de educação responsável por formar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e que buscam a conservação e preservação dos recursos naturais. Por essa razão, vem sendo reconhecida como uma perspectiva capaz de sensibilizar a sociedade acerca dos problemas ambientais existentes dentro de uma Unidade de Conservação e ajudar a promover a sustentabilidade. Pretendeu-se responder a problemática instituída na pesquisa: Qual o potencial da trilha interpretativa para a organização de uma SD sobre Ecologia e EA para os alunos do Ensino Fundamental? Para que este propósito fosse alcançado fezse necessário a utilização da trilha interpretativa como recurso pedagógico de EA, pois, possibilita uma aproximação do homem com a natureza. A presente pesquisa teve como objetivo explorar o potencial didático existente na trilha interpretativa do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo e propor uma sequência didática sobre Educação Ambiental em um espaço não formal de ensino, com o tema "Ecologia e Ecossistemas". A proposta servirá como material de apoio para os professores trabalharem com os alunos do 6º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir do diagnóstico ambiental local e análise da disciplina de ciências no Projeto Político Pedagógico, foi possível explorar o potencial didático existente na trilha interpretativa e propor atividades, que servirão como material de apoio para os professores do Ensino Fundamental. Com isso, conclui-se que a utilização de trilhas interpretativas como uma modalidade didática é imprescindível no processo de ensino e aprendizagem, pois oportuniza ao aluno a vivência do conteúdo. ABSTRACT: Environmental Education can be understood as an education process responsible for training citizens concerned about environmental problems and seeking the conservation and preservation of natural resources. For this reason it has been recognized as a perspective capable of sensitizing society about the environmental problems that exist within a Conservation Unit and helping to promote sustainability. The objective was to answer the problem established in the research: What is the potential of the interpretive trail for organizing an SD on Ecology and EE for elementary school students? For this purpose to be achieved, it was necessary to use the interpretive trail as a pedagogical resource for EE, because it allows an approximation of man with nature. The present research aimed to explore the didactic potential existing in the interpretive trail of the Vila Rica do Espírito Santo State Park and propose a didactic sequence on Environmental Education in a non-formal teaching space with the theme "Ecology and Ecosystems". Being a proposal that will serve as support material for teachers to work with 6th grade students in the initial grades of Elementary School. Based on the local environmental diagnosis and analysis of the science discipline in the Political Pedagogical Project, it was possible to explore the didactic potential existing in the interpretive trail and propose activities, which will serve as support material for elementary school teachers.Based on the local environmental diagnosis and analysis of the science discipline in the Political Pedagogical Project, it was possible to explore the didactic potential existing in the interpretive trail and propose activities, which will serve as support material for elementary school teachers. Thus, it is concluded that the use of interpretive trails as a didactic modality is essential in the teaching and learning process, as it gives the student the opportunity to experience the content. |
Descrição: | Orientadora: Profª. Drª. Mariza Barion Romagnolo Acompanha produto educacional: Sequência didática: ecologia e ecossistemas Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7700 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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