Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7703
Autor(es): Moreno, Cláudia Milene Posso
Orientador: Souza Filho, José Cândido de
Título: Representações sociais sobre ambiente e ação antrópica nas aulas de arte
Banca: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Banca: Cavalcante, Katia Viana
Palavras-chave: Ensino de ciências;Arte - Ensino fundamental;Degradação ambiental;Representações sociais
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MORENO, Cláudia Milene Posso. Representações sociais sobre ambiente e ação antrópica nas aulas de arte. 2022. 74, 40 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Goioerê.
Abstract: RESUMO: O presente estudo teve por objetivo investigar as representações sociais de 30 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (13 a 15 anos) de uma escola pública do noroeste do Paraná sobre ambiente e ação antrópica e, a partir das informações coletadas, produzir um conjunto de práticas educativas interdisciplinares, especialmente nas aulas de Arte, sobre o tema, de modo a promover a construção de conhecimentos com vistas à educação e à conservação ambiental. A coleta de informações foi realizada no período de abril a julho de 2021 e o estudo foi norteado pela Teoria das Representações Sociais, bem como pelos desafios do ensino em Ciências e Arte no tocante aos referidos temas nesses componentes curriculares. A pesquisa foi realizada em duas fases, uma antes e outra após a oficina com as práticas educativas. Na primeira, foi produzido um desenho. Em seguida, foi realizada uma entrevista com base na análise de conteúdo sobre o que os discentes entendiam por ambiente e ação antrópica, a relação entre o ser humano e o ambiente natural, e se os problemas ambientais interferiam em suas vidas. A seguir, foi aplicada a técnica de evocação livre de palavras, com atribuição do grau de importância e posterior classificação em grupos semânticos que, distribuídos em quadrantes conforme frequência e ordem média, permitiram aferir as representações dos discentes sobre os temas. Na segunda fase, após realização das oficinas, os discentes produziram um desenho acerca do referido tema. Os resultados demonstraram que os discentes possuíam pouco conhecimento a respeito do significado de ambiente, indicando que a maioria a ele se referia apenas como elementos da natureza. Com relação à ação antrópica, alguns discentes se referiram como atitudes a serem tomadas acerca de cuidados ao ambiente, outros relataram ação antrópica como ações humanas, tendo como consequência a modificação do ambiente natural. As constatações realizadas pela pesquisa apontaram a necessidade de desenvolvimento de atividades contínuas de ensino das ciências, a partir das aulas de Arte e, que busquem mitigar tais deturpações, dando contribuições para os discentes enriquecerem suas percepções sobre o tema norteador. As representações sociais obtidas permitiram refletir sobre como promover a integração dos componentes curriculares Ciências e Arte, de forma interdisciplinar.
ABSTRACT: The objective of the present study was to investigate the social representations of 30 students of the 9th grade of elementary school (13 to 15 years old) of a public school in northwestern Paraná, a State of Brazil, about environment and anthropic action and, based on the information collected, produce a set of interdisciplinary educational practices, mainly in Art classes, on the subject, in order to promote the construction of knowledge with a view to environmental education and conservation. The data collection was carried out from April to July 2021 and the study was guided by the Theory of Social Representations, as well as by the challenges of teaching in Science and Art regarding these themes in these curricular components. The research was developed in two phases, one before and one after the workshop with the educational practices. In the first, a drawing was produced. Then, an interview was carried out based on content analysis about what the participants understood by environment and anthropic action, the relationship between human beings and the natural environment, and if the environmental problems had interfered in their lives. Then, the technique of free evocation of words was employed, with attribution of the degree of importance and subsequent classification into semantic groups that, organized in quadrants according to frequency and average order, allowed us to assess the students' representations of the themes. In the second phase, after the workshops, the students produced a drawing about the theme. The results indicated that the students had little knowledge about the meaning of environment, and it was clear that most of them referred to it only as elements of nature. Concerning anthropic action, some students referred to it as attitudes to be taken about caring for the environment, others reported anthropic action as human actions, resulting in the modification of the natural environment. The results of the research suggested the need for the development of continuous science teaching activities, beginning with the Art classes and seeking to mitigate such misrepresentations, thus contributing to the students' enrichment of their perceptions about the guiding theme. The social representations obtained led to a reflection on how to promote the integration of curricular components Science and Art, in an interdisciplinary approach.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. José Cândido de Souza Filho
Coorientador: Prof. Dr. Henrique Ortêncio Filho
Acompanha produto educacional: Práticas de educação ambiental nas aulas de arte
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7703
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudia Milene Posso Moreno_2022.pdf26,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.