Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMenezes, Maria Christine Berduscopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Taísa Viviane Bulla dapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-07T18:11:58Z-
dc.date.available2024-10-07T18:11:58Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Taísa Viviane Bulla da. A agroecologia na (re) significação da formação continuada em exercício: desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem em uma perspectiva humanizadora. 2022. [14]155 f. Dissertação (mestrado em agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7706-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Maria Christine Berdusco Menezespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de formação continuada dos profissionais da Educação Básica pública paranaense, no exercício da profissão, a fim de planejar e organizar a formação continuada de professores e funcionários, do Colégio Estadual Adaile Maria Leite, localizado na cidade de Maringá-Paraná e mediar em momentos estratégicos e planejados essa formação. Buscou-se delimitar o período de 1990 até 2022. Na pesquisa observou-se, os desafios e possibilidades da formação continuada, pautadas na teoria histórico-cultural e nos princípios agroecológicos, para a promoção de ensino e aprendizagem numa perspectiva humanizadora. A agroecologia foi utilizada como aliada na humanização dos sujeitos, logo possibilita uma nova forma de relacionar com o meio e a natureza, diferente da proposta capitalista e como eixo norteadores das práticas repensadas, replanejadas e propostas, no decorrer dos estudos e da intervenção. A teoria Histórico-Cultural permitiu reflexões sobre a mediação e a humanização dos seres humanos a partir da apropriação dos conhecimentos produzidos ao longo da história, onde o ser humano transforma o meio e se transforma. No decorrer do estudo, realizou-se aproximações entre as perspectivas no que contribuíam para a humanização, onde o homem se modifica por meio do contato com a natureza, transformando-a inicialmente para a sua sobrevivência e se transformando. Adotou a abordagem mista, desenvolvida de maneira explicativa. Para tanto, realizou levantamento bibliográfico e documental. Posteriormente foi realizada a pesquisa de campo, para a coleta de dados do tipo survey e intervenções por meio de whorshop com 86 horas de duração, presencial e on-line, realizada com um grupo de profissionais do Colégio lócus da pesquisa. Constatou que nas bases de dados eletrônicas: Google Acadêmico, CAPES e SciELO não possui nenhum estudo que abrangesse os temas: Formação Continuada, Humanização, Teoria Histórico-Cultural e Agroecologia, apenas esses temas separados. Com a pesquisa survey diagnosticou que os participantes compartilham a importância da formação continuada para que promova a aprendizagem dos alunos. Os professores não estão satisfeitos na forma que essa vem acontecendo. Portanto, se faz necessário repensar na (re) significação e esse posicionamento ocorreu com a implementação, por intermédio de palestras, estudos, recursos, estratégias para colocar em prática os princípios da agroecologia, e da teoria histórico-cultural. Os profissionais que participaram do curso na sua carga horária total (presencial e on-line) se tornaram multiplicadores da proposta a ser implementada e mantida na escola. Conclui-se que essa ressignificação, contribuiu com a humanização dos sujeitos e sua emancipação, potencializando o cognitivo, afetivo e social dos envolvidos. Tal proposta é bastante ousada e não se esgota neste estudo, trata-se de recolocar a vida humana e não humana (natureza) no seu devido lugar. Revela-se que essa (re) significação não é tarefa fácil, mas muito complexa que envolve muitos fatores: conhecimento, organização, demanda de trabalho, alunos, escola, contexto histórico, recursos humanos e financeiros.pt_BR
dc.description.abstractABESTRACT: The present study has the objective to analyze the continuing formation process of professionals in the paranaense public basic education, at the professional exercise, to plan and organize the continuing formation of professors and employees, of Colégio Estadual Adaile Maria Leite, located at Maringá- Paraná and to mediate in strategic and planned moments this formation. It searched to delimit between the period of 1990 until 2022. In this research it was observed, the challenges and possibilities of continuing formation, guided by the historical-cultural theory and the agroecological principles, for the teaching and learning promotion in a humanizing perspective. Agroecology was utilized as an ally for the humanization of human beings, therefore it allows a new manner to connect with the environment and nature, something different from the capitalist proposal and as the guiding axis of already thought, planned, and proposed practices, in the process of studies and intervention. The Historical-Cultural theory allowed reflections about the mediation and humanization of human beings from the knowledge appropriation done throughout history, where the human modifies the environment and modifies itself. In the process of this study, it was done approximations between the perspectives on what it contributed to humanization, where man modifies itself by contact with nature, changing nature initially for your survival and changing man itself. It was chosen a mixed approach, developed in an explicative manner. To that end, it was done bibliographic and documental examinations. After, was done field research, to collect the survey dataset and interventions through workshops 86 hours long, online and in person, performed with a group of professionals from Colégio lócus of the research. It was certified at the dataset: Google Scholar, CAPES, and SciELO don't have studies that included: Continuing Formation, Humanization, Historical-Cultural Theory, and Agroecology, only these themes separated. With the survey research, it was diagnosed that the participants share the importance of continuing formation to promote learning among students. The professors are not satisfied with the way it has been happening. Thus, it is necessary to think again about the (re) signification and this position occurred with the implementation, intermediated by lectures, studies, resources, and strategies to put in practice the agroecological principles, and the historical-cultural ones. The professionals that participated in the course in the total workload (in person and online) have become sharers of the proposal to be implemented and maintained at the school. It is possible to conclude that this resignification, contributed to the humanization of human beings and their emancipation, promising the cognitive, affective, and social of the participants. This proposal is highly bold and does not finish in this study, it means to relocate the human life e non-human (nature) in their respective place. It is revealed that this (re) signification is not easy work, yet hugely complex and involves many factors: knowledge, organization, work demand, students, school, historical context, and human and financial resourcespt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAgroecologia - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem - Humanizaçãopt_BR
dc.subjectProfissionais da Educação básica - Formação continuadapt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subject.ddc577.55pt_BR
dc.titleA agroecologia na (re) significação da formação continuada em exercício : desafios e possibilidades de ensino e aprendizagem em uma perspectiva humanizadorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Agronomia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional-
dc.subject.cnpq1Ciências Agrárias-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical[14]155 f. : il. (algumas col.).-
dc.subject.cnpq2Agronomia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Agrárias-
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Taisa Viviane Bulla da Silva_2022.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.