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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7707
Autor(es): | Duarte, Amanda Carrasco |
Orientador: | Lorencini Júnior, Álvaro |
Título: | A inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências : "ouvindo imagens" dos envolvidos em um estudo de caso |
Banca: | Borges, Fábio Alexandre |
Banca: | Oliveira, André Luis de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Educação especial;Deficiência visual |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | DUARTE, Amanda Carrasco. A inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de ciências: "ouvindo imagens" dos envolvidos em um estudo de caso. 2021. 96 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: No intuito de investigar como é possível melhorar a qualidade no ensino de ciências para alunos com deficiência visual por meio da troca de saberes entre os professores da sala comum e da sala de recursos, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar o ensino inclusivo nas aulas de ciências de uma aluna cega durante o desenvolver do conteúdo de sistema respiratório. O ensino de ciências faz uso de diversos recursos didáticos, em sua maioria, recursos visuais. Isso pode gerar vias de exclusão para alunos deficientes visuais. Para contornar essa situação de exclusão, cabe aos professores de ciências o uso de metodologias diversificadas, que contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem de todos os alunos, inclusive os que não são capazes de aprender por meio dos canais visuais. Por falta de formação ou crenças geradas a partir de uma cultura visual, os professores de ciências podem se ver como agentes promotores da exclusão de alunos deficientes visuais e, por isso, é importante que estejam abertos à colaboração e à troca de conhecimentos com professores especializados no atendimento de alunos deficientes visuais. Para atingir o objetivo proposto, foi produzida uma maquete tátil do sistema respiratório, em conjunto com as professoras de ciências, e pela utilização da sala de recursos de uma aluna cega, no Colégio Instituto de Educação Estadual de Maringá. Os resultados demonstraram a tendência da professora de ciências de se eximir do papel de professora da aluna cega, deixando o ensino e avaliação a cargo da professora da sala de recursos. Por meio da investigação, foi possível perceber a importância da divisão de responsabilidades dos professores no processo de ensino de uma aluna cega, bem como a importância do trabalho coletivo entre a sala comum e a educação especial, para que trabalhos em conjunto possibilitem melhores meios de inclusão de alunos cegos nas aulas de ciências. ABSTRACT: Science education makes use of various teaching resources, mostly visual resources. This can lead to exclusion pathways for visually impaired students. To overcome this situation, science teachers must use diversified resources and methodologies that contribute to the development of learning for all students, including those who are not able to learn through visual channels. Due to lack of training or beliefs generated from a visual culture, science teachers can see themselves as agents promoting the exclusion of visually impaired students, so it is important that they are open to collaboration and exchange of experiences with teachers specialized in the care of visually impaired students. Seeking to investigate how it is possible to improve the quality of science teaching for students with visual impairments through the exchange of knowledge between teachers in the common room and the resource room, this research aimed to analyze inclusive teaching in science classes. of a blind schoolgirl during development of content of respiratory system. To achieve the goal, a tactile model of the respiratory system was produced in conjunction with science teachers and a blind student's resource room at Colégio Instituto de Educação Estadual in Maringá. The results demonstrated the tendency of the science teacher to exempt herself from the role of teacher of the blind student, leaving teaching and assessment in charge of the teacher in the resource room. Through the investigation, it was possible to perceive the importance of the division of responsibilities of teachers in the teaching process of a blind student, as well as the importance of collective work between the common room and special education so that working together enable better means of inclusion of blind students in science classes. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Junior Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7707 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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