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Autor(es): Leonardo, Maria Eliza Sitolino
Orientador: Proença, Marcelo Carlos de
Título: A prática pedagógica com resolução de problemas em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Banca: Justulin, Andresa Maria
Banca: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Palavras-chave: Ensino de matemática;Matemática - Estratégias de ensino;Matemática - Metodologias de estudo
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LEONARDO, Maria Eliza Sitolino. A prática pedagógica com resolução de problemas em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 110 p. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem e utilizam a resolução de problemas no ensino de Matemática. Participaram da pesquisa nove professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Teodoro Sampaio/SP. A pesquisa é de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A aplicação do questionário se deu com toda a rede de ensino, contudo somente nove professores aceitaram participar da pesquisa. A análise documental foi realizada com base na rotina de planejamento semanal de aulas do professor e do diário de bordo, em que são relatadas suas aulas diariamente. As entrevistas se deram em duas etapas: na primeira, entrevista com questionamentos sobre como o professor utiliza a resolução de problemas em suas aulas e acerca das principais dificuldades dos alunos em aulas com resolução de problemas; na segunda, foram apresentados três planos de aula, cada um sobre o tipo de abordagem de ensino de resolução de problemas, para que o professor realizasse apontamentos sobre as mesmas. Os resultados mostraram que: a) os professores, muitas vezes, utilizam o livro didático ou atividades xerocopiadas como forma de aplicarem os conteúdos desenvolvidos em sala de aula; b) a aplicação dos conhecimentos matemáticos para se resolver problemas e a mobilização dos conhecimentos prévios por parte dos estudantes são dificuldades apresentadas pelos professores em um ensino que possivelmente aborda a resolução de problemas; e c) os professores têm dificuldades em compreender a resolução de problemas como estratégia de ensino. Conclui-se que é relevante a realização de mais estudos que investiguem a resolução de problemas como estratégia de ensino bem como a importância de se proporcionar a formação de professores para o ensino via resolução de problemas
ABSTRACT: This research aimed to analyze how teachers from the early years of elementary school understand and use problem solving in mathematics teaching. Nine teachers from the early years of elementary school from the municipal school system in Teodoro Sampaio/SP participated in the research. The research is qualitative in nature. Data were collected through a questionnaire, document analysis and semi-structured interviews. The questionnaire was applied to the entire educational network, however only nine teachers agreed to participate in the research. The document analysis was performed based on the teacher's weekly class planning routine and the logbook, in which his classes are reported on a daily basis. The interviews took place in two stages: in the first interview with questions about how the teacher uses problem solving in their classes and about the main difficulties of students in problem solving classes, and in the second interview, three lesson plans were presented, each in a type of problem-solving teaching approach, so that the teacher could make notes on them. The results showed that: a) teachers often use textbooks or photocopied activities as ways to apply the contents developed in the classroom; b) the application of mathematical knowledge to solve problems and the mobilization of prior knowledge by students are difficulties presented by teachers in teaching that possibly addresses problem solving; and c) teachers have difficulties in understanding problem solving as a teaching strategy. It is concluded that it is relevant to carry out more studies that investigate problem solving as a teaching strategy as well as the importance of providing teacher training for teaching via problem solving
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7713
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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