Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7714
Autor(es): | Dumidelli, Geislana Padeti Ferreira |
Orientador: | Gomes, Luciano Carvalhais |
Título: | A Robótica Educacional como um recurso para ensinar conceitos de Física e melhorar o pensamento crítico dos alunos no Ensino Médio |
Banca: | Silveira, Marcelo Pimentel da |
Banca: | Flor, Daniela Eloise |
Banca: | Hübner, Rodrigo |
Banca: | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Robótica educacional - Recurso didático;Ensino de ciências;Pensamento crítico |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | DUMIDELLI, Geislana Padeti Ferreira. A Robótica Educacional como um recurso para ensinar conceitos de Física e melhorar o pensamento crítico dos alunos no Ensino Médio. 2021. 155 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A robótica, como recurso tecnológico ao contribuir para o ensino de Ciências associada à Física, é um dos desafios que a seguinte pesquisa propôs para alunos pertencentes ao Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo do município de
Campo Mourão. A qual, teve como objetivo investigar quais conjuntos de critérios metodológicos podem ser usados pelo educador que anseia planejar, elaborar e avaliar práticas didático-pedagógicas de Física, ao empregar a robótica, para desenvolver capacidades de pensamento crítico dos alunos. Esta pesquisa por sua vez, fez uso de componentes eletrônicos, kit Arduino, distintos softwares e materiais de baixo custo. De caráter qualitativo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e participante, em que fez uso da taxonomia de Ennis (1985, 1987), compondo um grupo (n=20) à qual foi submetido à prática de atividades de robótica educacional, que, após a sua ponderação, considerou as capacidades de pensamento crítico promovidas. Para isso, recorremos ao Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X), aplicado ao grupo em dois períodos diferentes, pré-teste e pós-teste, permitindo avaliar, de modo direto, o quanto o nível dessas capacidades foi alterado. Contudo, os resultados apontaram que o planejamento e a aplicação das oficinas, com a intencionalidade explícita de apelar e desenvolver essas capacidades, tiveram aumento significativo entre as equipes. Sendo assim, a presente pesquisa evidenciou que diante desse crescimento, as aulas ministradas com o recurso da robótica educacional criam um ambiente escolar mais favorável, e com isso traz a possibilidade do professor poder modificar as suas atividades, de um ano para outro, e comparar, de modo qualitativo e quantitativo, com os resultados que obteve anteriormente. Tendo como indicativo em que ainda precisa melhorar para apelar ou aumentar o desenvolvimento de determinada capacidade de pensamento crítico em suas aulas ABSTRACT: Robotics, as a technological resource by contributing to the teaching of Sciences associated with Physics, is one of the challenges that the following research proposed for high school students at the Professora Ivone Soares Castanharo State College in the municipality of Campo Mourão. Which, aimed to investigate which sets of methodological criteria can be used by the educator who is eager to plan, develop and evaluate didactic-pedagogical practices in Physics, when employing robotics, to develop critical thinking skills in students. This research, in turn, made use of electronic components, Arduino kit, different software and low-cost materials. Qualitative in nature, this is a bibliographical and participant research, in which the taxonomy of Ennis (1985, 1987) was used, composing a group (n=20) to which he was submitted to the practice of educational robotics activities, which, after its consideration, it considered the critical thinking skills promoted. For this, we used the Cornell Critical Thinking Test (Level X), applied to the group in two different periods, pre-test and post-test, allowing us to directly assess how much the level of these abilities has changed. However, the results showed that the planning and implementation of the workshops, with the explicit intention of appealing and developing these capabilities, had a significant increase among the teams. Thus, this research showed that, given this growth, classes taught with the resource of educational robotics create a more favorable school environment, and with this brings the possibility of the teacher to modify their activities, from one year to another, and compare, in a qualitative and quantitative way, with the results obtained previously. Having as an indication that you still need to improve to appeal or increase the development of certain critical thinking skills in your classes |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes Coorientador: Profª. Drª. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7714 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
GEISLANA PADETI FERREIRA DUMINELLI - 07-06-2021.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.