Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7715
Autor(es): Sigoli, Letícia dos Santos Marangoni
Orientador: Fiori, Simone
Título: A coleta seletiva trabalhada de forma inclusiva : uma proposta para alunos com
Banca: Oliveira, André Luis de
Banca: Novak, Maria Simone Jacomini
Palavras-chave: Ensino de ciências;Educação inclusiva;Educação ambiental - Ensino;Deficiência intelectual;Resíduos sólidos urbanos
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SIGOLI, Letícia dos Santos Marangoni. A coleta seletiva trabalhada de forma inclusiva: uma proposta para alunos com. 2023. 97, 46, [41] f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Atualmente em nossa sociedade muito tem se falado sobre os impactos ambientais e a inclusão escolar, portanto o presente estudo aborda a conexão entre esses dois assuntos, mostrando a Educação Ambiental na interface da Educação Inclusiva. O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a inserção de um conjunto de atividades pode contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem, abordando a coleta seletiva e a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual da Escola Municipal Manoel Ribas, na cidade de Mariluz/PR. O projeto foi realizado na escola de forma inclusiva, ou seja, com um grupo de alunos do ensino regular juntamente com um grupo de alunos com Deficiência Intelectual, mediante um conjunto de atividades abordando o tema coleta seletiva. Partindo dos princípios fundamentais da Teoria Histórico-Cultural, compreendemos que a aprendizagem se dá por meio das interações sociais. Nessa perspectiva, utilizando a Pedagogia Histórico-Crítica, o professor assume a responsabilidade de trazer a realidade dos alunos para a sala de aula, adaptando os conteúdos de forma a relacioná-los com as vivências dos estudantes por meio de um processo dialético. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia de pesquisa participante, na qual aplicamos uma série de atividades, tais como desenhos, pinturas, vídeos, confecção de coletores (lixeiras) com materiais recicláveis, jogos, entre outras. Para a coleta de dados foi utilizada a observação durante rodas de conversa, anotações em um caderno (diário de bordo) e a produção dos alunos, bem como na análise de conteúdo, o qual foi realizada através de uma adaptação do método de Bardin categorizando através dos desenhos. A partir deste estudo, desenvolvemos dois Produtos Educacionais, o primeiro consiste em um Guia Didático destinado aos professores, o qual contém explicações detalhadas das atividades relacionadas à Educação Ambiental e à prática da coleta seletiva. O segundo produto, direcionado aos alunos, trata-se de um Almanaque intitulado de "As aventuras de Tico e Lelê", contento as atividades simplificadas sobre Educação Ambiental e a coleta seletiva. Essas atividades foram elaboradas visando a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental regular com os alunos com Deficiência Intelectual. O mesmo será disponibilizado de modo impresso para os professores da escola e no formato digital na internet no site do PROFCIAMB–UEM e na biblioteca digital pública OER Commons, com o intuito de contribuir com outros profissionais da educação, estudantes interessados de outras localidades para o processo de ensino e de aprendizagem, com uma a abordagem focada na Educação Ambiental e a coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos.
ABSTRACT: Currently, there has been much discussion in our society about environmental impacts and inclusive education. Therefore, this study explores the connection between these two subjects, highlighting Environmental Education within the realm of Inclusive Education. The aim of this research was to analyze how the incorporation of a set of activities can contribute to the teaching and learning process, addressing selective waste collection and the inclusion of students with Intellectual Disabilities at Manoel Ribas Municipal School in Mariluz, PR, Brazil. The project was conducted inclusively at the school, meaning it involved a group of regular education students alongside a group of students with Intellectual Disabilities, through a set of activities centered around selective waste collection. Drawing from the foundational principles of Historical-Cultural Theory, we understand that learning occurs through social interactions. In this perspective, using Historical-Critical Pedagogy, the teacher assumes the responsibility of bringing students' realities into the classroom, adapting content to relate to students' experiences through a dialectical process. This research was conducted using the participatory research methodology, which involved various activities such as drawings, paintings, videos, creating recyclable material collectors (bins), games, among others. Data collection included observations during group discussions, note-taking in a journal (diary), and student productions. Content analysis was performed through an adaptation of Bardin's method, categorizing based on the drawings. From this study, two Educational Products were developed. The first is a Teacher's Guide that provides detailed explanations of activities related to Environmental Education and selective waste collection. The second product, intended for students, is an Almanac titled "The Adventures of Tico and Lelê," containing simplified activities on Environmental Education and selective waste collection. These activities were designed with the aim of inclusive education for both regular and intellectually disabled elementary school students. They will be made available in print for teachers at the school and in digital format on the PROFCIAMB–UEM website and the OER Commons public digital library. The intention is to contribute to other education professionals, students, or interested individuals from different locations in the teaching and learning process, with a focus on Environmental Education and the selective collection of Urban Solid Waste.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Simone Fiori
Acompanha produto educacional: Guia do educador (professores) ; Almanaque: "As aventuras de Tico e Lêle" (alunos)
Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7715
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia dos Santos Marangoni Sigoli_2023.pdf55,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.