Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7716
Autor(es): Canola, Katiussa Michele
Orientador: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Título: A prática da leitura nas aulas de química : percepções de professores(as) do ensino médio no contexto de um Núcleo Regional de Educação no Paraná
Banca: Flôr, Cristhiane Carneiro Cunha
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Leitura;Ensino de química;Prática docente
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: CANOLA, Katiussa Michele. A prática da leitura nas aulas de química: percepções de professores(as) do ensino médio no contexto de um Núcleo Regional de Educação no Paraná. 2021. 155, [28] f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente estudo de natureza qualitativa envolve as práticas voltadas à leitura no Ensino de Química, as ações que possibilitam a inter-relação entre o ato de ler e sua dimensão teórica. Assim sendo, visamos compreender como a leitura se insere no ensino e na prática docente dos(as) professores(as) de Química do Ensino Médio. A fim de responder à questão de pesquisa: "De que forma a leitura se insere no ensino e na prática docente dos(as) professores(as) de Química?", O estudo envolveu o contexto de 36 (trinta e seis) professores(as) da rede pública estadual dos municípios jurisdicionados ao NRE de Campo Mourão. Para o levantamento dos dados na Etapa 01, foi elaborado e validado um questionário semiestruturado e disponibilizado aos participantes da pesquisa via on-line, com a finalidade de identificar suas percepções, acerca da leitura como um todo, a leitura nas aulas de Química e a forma como esses(as) professores(as) propõem as atividades relacionadas. Na Etapa 02, foi ofertado um curso on-line de formação continuada, intitulado: "Possibilidades de Leitura no Ensino de Química", composto de três Lives no Google meet e atividade à distância, com 18 horas de carga horária total. Para constituição dos dados desta etapa foram utilizadas as gravações das Lives, a fim de identificar os modos como os(as) professores(as) compreendem e enxergam a linguagem; os gêneros que se mobilizam na prática em química, indicados por eles(as); se houve indícios de reflexões por eles(as) ao propor o (re)pensar a prática para que ela faça sentido; e sobre o que esperam de uma leitura em química. Ao término do curso foi disponibilizado um Questionário on-line de fechamento, com o objetivo de obter um Feedback, no que concerne, às interações dos(as) professores(as) participantes, de como a linguagem pode ser vista por eles(as) e principalmente como a sua forma de percepção pode intervir na prática da leitura nas aulas de Química. Para análise dos dados nos ancoramos nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011; 2016). As análises da Etapa 01 permitiram identificar seus perfis, mostrar o que concebem acerca da leitura como um todo, a leitura no Ensino de Química e a forma como propõem as atividades relacionadas. Evidenciando que uma parte deles(as) carregam consigo a concepção de linguagem expressão do pensamento, limitada às intenções do autor, sem a preocupação com a construção de novos sentidos do texto pelo(a) aluno(a). E também levam consigo a concepção de linguagem como instrumento de comunicação, em que não há preocupação com a leitura, pois o texto não é objeto de ensino e reflexão e sim é visto como um produto acabado. Como é o caso dos descritos por eles indicando uma prática da leitura não voltada para a formação do sujeito leitor e sim para ensinar os conteúdos da química, isto é, o conhecimento químico e suas contribuições na resolução de problemas do cotidiano. Uma pequena parte das respostas dos(as) professores(as) indicaram carregar consigo a concepção da linguagem como forma de interação, ou seja, mencionaram trabalhar as atividades de leitura de forma dialógica durante as aulas. As análises da Etapa 02 acerca dos encaminhamentos voltados para o trabalho com textos, indicam que a maioria dos(as) participantes desconhecem sobre isso, pois ainda concebem o texto, apenas na forma escrita. Daí a importância de propostas de formação continuada que possibilitem estudos na perspectiva da leitura.
ABSTRACT: This study, focused on the qualitative methodology, is about reading practices in the Teaching of Chemistry, actions that enable the interrelation between the act of reading and its theoretical dimension. We aim to understand how reading fits into teaching practice of high school of Chemistry teachers. In order to answer the mainly research question: "How does reading work in the teaching practices of Chemistry teachers?" The study was developed with 36 (thirty-six) teachers of Chemistry in the public education system, coordinated by the Regional Education Center from Campo Mourão (NRE) – PR. To collect the information in Step 01, a semi structured questionnaire was prepared and applied to the participants through internet, in order to identify their perceptions about Reading in other contexts, reading in Chemistry classes and how these teachers propose their activities related to the subject. In Stage 02, it was offered an online course for entitled: "Reading Possibilities of Work in Teaching Chemistry", it was organized with three Lives on Google Meet platform and some virtual activities sent to the participants, the duration of this step was 18 hours. To constitute the data of this step, we used Lives recordings in order to identify the ways teachers understand and see language; the genres that are mobilized in chemistry practice, indicated by them; we analyzed if there were signs of reflection when it was proposed to (re)think the practice of reading and if it makes sense for them; and what to expect from a reading activity in chemistry. At the end of the course, an online questionnaire was applied, with the objective of obtaining Feedback, regarding the interactions of the participating teachers to analyze how the language can be seen by them and mainly how their form of perception can influence the practice of reading in Chemistry classes. For the data analysis, we based our study on the assumptions of Textual Discursive Analysis by Moraes and Galiazzi (2011; 2016). The analysis of Step 01 provided us information to identify their profiles, it showed what they conceived about reading as a general activity and also reading in Chemistry Teaching and how they propose related activities on it. Evidencing that some teachers have the concept of language as an expression of thought, limited to the author's intentions, without considering the construction of new meanings in the text by the student. And they also carry with them the conception of language as a communication tool, in which there is no concern with reading, as the text is not an object of teaching and reflection, but is seen as a finished product. Some teachers described that their reading practice is not focused on the formation of the subject reader, but on teaching the contents of chemistry, that is, chemical knowledge and its contributions in solving everyday problems. Few teachers' answers indicated that they carried the concept of language as a form of interaction, that is, they mentioned working the reading activities in a dialogic way during classes. The analyzes of Step 02 about the referrals aimed at working with texts indicate that most participants do not know about this, they still conceive the text, only in written form. From this point of view comes the importance of continuing education proposals that enable studies from the perspective of reading.
Descrição: Orientadora: Profª. Drª. Neide Maria Michellan Kiouranis
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7716
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Katiussa Michele Canola_2021.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.