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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7718
Autor(es): | Senkowski, Sabrina Thais Vieira Santos |
Orientador: | Souza Filho, José Cândido de |
Título: | Recursos tecnológicos digitais e o ensino transversal do tema meio ambiente nos anos inicias : diagnóstico e proposta didática |
Banca: | Schwind, Leilane Talita Fatoreto, 1986- |
Banca: | Hasan, Nasser Mahmoud |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Ensino fundamental;Ensino fundamental - Transversalidade;Tecnologias digitais |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SENKOWSKI, Sabrina Thais Vieira Santos. Recursos tecnológicos digitais e o ensino transversal do tema meio ambiente nos anos inicias: diagnóstico e proposta didática. 2020. 140 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê. |
Abstract: | RESUMO: A contemporaneidade é um período marcado pela presença da tecnologia na sociedade, e uma sociedade permeada por problemas ambientais, alguns decorrentes da evolução cientifica e tecnológica, mas principalmente pela relação de exploração que os seres humanos têm tido com a natureza. Neste cenário a educação ambiental é uma proposta de ação que almeja contribuir para minimizar os impactos humanos sobre o meio ambiente, por meio da formação crítica dos sujeitos. Nas instituições de ensino umas das propostas para promover a educação ambiental é o trabalho transversal do tema meio ambiente, por meio da qual as diversas disciplinas que compõe o currículo, articulam temas ambientais com os conteúdos disciplinares, utilizando para isso de diferentes estratégias e recursos. Em uma sociedade onde uma tecnologia digital é tão presente e influente, incorporá-la às práticas pedagógicas é uma necessidade e uma maneira de potencializar o ensino, inclusive o ensino dos temas ambientais. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo investigar se o tema meio ambiente está sendo promovido de maneira transversal e se os recursos das tecnologias digitais estão sendo incorporados à prática pedagógica para promovê-lo. Para isso foi utilizada a pesquisa-ação por meio da análise documental das Propostas Pedagógicas Curriculares e de questionários investigativos referentes a prática pedagógica, diagnosticando as potencialidades e fragilidades apresentadas por uma instituição municipal que atende o ensino fundamental, anos iniciais, no ano de dois mil e dezenove, e a ação, foi a estruturação de uma sequência didática, dividida em módulos, sendo que, cada um deles contempla uma disciplina curricular, demonstrando a possibilidade da transversalidade no ensino fundamental anos iniciais, resultando em um momento formativo de socialização do diagnóstico e apontando o conhecimento e a apropriação do trabalho transversal como possibilidade de superar as fragilidades apontadas e promover a educação ambiental contínua e contextualizada com a realidade local e com os diferentes saberes. ABSTRACT: Contemporaneity is a period marked by the presence of technology in society, and a society permeated by environmental problems, some due to scientific and technological developments, but mainly because of the relationship of exploitation that human beings have had with nature. In this scenario, environmental education is a proposal for action that aims to contribute to minimize human impacts on the environment, through the critical training of the subjects. In educational institutions one of the proposals to promote environmental education is the transversal work of the environment theme, through which the various disciplines that make up the curriculum, articulate environmental issues with disciplinary content, using different strategies and resources for this purpose. In a society where a digital technology is so present and influential, incorporating it into pedagogical practices is a necessity and a way to enhance teaching, including the teaching of environmental issues. Thus, the present study aimed to investigate whether the environmental theme is being promoted in a transversal way and whether the resources of digital technologies are being incorporated into pedagogical practice to promote it. For this, an action research was used through the documental analysis of the Curricular Pedagogical Proposals and investigative questionnaires relating to pedagogical practice, diagnosing the potentialities and weaknesses presented by a municipal institution that serves elementary school, early years, in the year of two thousand and nineteen, and the action, was the structuring of a didactic sequence, divided into modules, whereas, each of them contemplates a curricular discipline, demonstrating the possibility of transversality in elementary school early years, resulting in a formative moment of socialization of the diagnosis and pointing out the knowledge and appropriation of cross-sectional work as a possibility to overcome the weaknesses pointed out and to promote continuous environmental education and contextualized with the local reality and the different knowledge. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. José Candido de Souza Filho Acompanha produto educacional: Sequência didática: a transversalidade do tema meio ambiente para terceiro ano do ensino fundamental Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7718 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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