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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7720
Autor(es): | Druciak, Cristiane de Azevedo |
Orientador: | Obara, Ana Tiyomi |
Título: | Estratégias de educação ambiental sobre o tema "agrotóxicos" e a proposição de uma Webquest para o ensino fundamental II |
Banca: | Affonso, Ana Lucia Suriani |
Banca: | Inada, Paulo, 1967- |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Prática docente;Ensino e aprendizagem;Interação em ambiente virtual de aprendizagem |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | DRUCIAK, Cristiane de Azevedo. Estratégias de educação ambiental sobre o tema "agrotóxicos" e a proposição de uma Webquest para o ensino fundamental II. 2021. 123 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021., Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Um dos desafios da Educação Ambiental, enquanto campo de conhecimento é promover ações educativas numa perspectiva de formação crítica e participativa dos cidadãos, sobre os vários dilemas e impactos socioambientais que permeiam a sociedade contemporânea, sendo um deles, o uso indiscriminado de agrotóxicos. Neste contexto, é importante conhecer quais os avanços e desafios didáticos, pedagógicos e epistemológicos para se trabalhar com um tema emergencial como "agrotóxicos". Nesta perspectiva, o presente trabalho objetivou investigar como se configuram as pesquisas de Educação Ambiental realizadas no Brasil, nos últimos 10 anos (2010 a 2020), e que resultaram em dissertações e teses, com ênfase no ensino da temática "agrotóxicos". Além disso, propôs um recurso educativo, uma WebQuest, com a temática "agrotóxicos", para ser desenvolvida numa perspectiva crítica e de trabalho colaborativo, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, da cidade de Maringá, no Estado do Paraná/Brasil. Trata-se de uma pesquisa realizada em duas etapas, a primeira constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica utilizando a metodologia de revisão sistemática, que buscou responder a questão: Quais estratégias educativas foram estudadas nos últimos 10 anos no Brasil, por pós-graduandos do nível Stricto Sensu, nos fundamentos da Educação Ambiental, envolvendo os agrotóxicos na educação formal? envolvendo duas grandes bases de publicações científicas brasileiras: o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, utilizando-se como termos principais "agrotóxicos", "educação ambiental" e "ensino". O corpus da revisão sistemática foi composto por 12 estudos, sendo uma tese e 11 dissertações, envolvendo 9 universidades, distribuídas em 6 estados brasileiros, e os estudos foram realizados com públicos dos níveis de ensino Fundamental, Médio e Técnico. Da análise de conteúdo resultaram duas classes temáticas que evidenciam as contribuições das estratégias educativas para a Educação Ambiental. A revisão sistemática relacionou uma variedade de estratégias educativas trazendo subsídios didático-pedagógicos aos professores de Ciências, Biologia e de outras áreas de conhecimento, para trabalharem a temática "agrotóxicos" dentro da perspectiva da Educação Ambiental crítica. A segunda parte da pesquisa consistiu da construção de um recurso educativo, utilizando a metodologia da WebQuest, que foi elaborado seguindo as etapas básicas para a proposição do website, com a finalidade de proporcionar um ambiente propício para a produção de saber, por meio da pesquisa direcionada na rede mundial de comunicações. A WebQuest apresentou-se como uma alternativa didático-pedagógica para a inserção de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem para a Educação Ambiental, contribuindo para a construção compartilhada do conhecimento numa perspectiva de educação transformadora. ABSTRACT: One of the challenges of Environmental Education, as a field of knowledge, is to promote educational actions based on critical and participatory training of citizens, on the several socio environmental dilemmas and impacts of contemporary society, one of them being the random use of pesticides. In this context, it is important to know what the didactic, pedagogical, and epistemological advances and challenges are, to work with such a demanding subject. In this perspective, this work aimed to investigate how the Environmental Education research carried out in Brazil in the last 10 years (2010 to 2020) are designed, and which resulted in dissertations and theses, with an emphasis on teaching the "pesticides" subject. Furthermore, it proposed a didactic technological resource, a WebQuest, with the "pesticides" theme, to be created in a critical perspective and collaborative work, with students from the 7thgrade of Elementary School, from a public school, in the city of Maringá, in the State of Paraná/Brazil. This is a research carried out in two stages, the first was qualitative, bibliographical research using the methodology of systematic review, which aimed to answer the question: What educational strategies have been studied in the last 10 years in Brazil, by Stricto Sensu level graduates, in the fundamentals of Environmental Education, involving pesticides in formal education? involving two large bases of Brazilian scientific publications: the Capes Theses and Dissertations Catalog, and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, using as the main terms "agrochemicals", "education environment" and "teaching". The question was created using the PICO strategy (acronym for P: population; I: intervention; C: comparison/control; O: outcome) and then, after reading the abstracts, inclusion, and exclusion criteria were defined to meet the research objective. Furthermore, considering the final considerations of the studies, a content analysis was conducted, proposed by Bardin, to investigate the authors’ perceptions of the results found using the educational strategies they employed. The corpus of the systematic review consisted of 12 studies, one thesis, and 11 dissertations, involving 9 universities, distributed in 6 Brazilian states, and the studies were conducted with audiences from elementary, high school, and technical education levels. The content analysis resulted in two thematic classes that show the contributions of educational strategies for Environmental Education. The systematic review listed several educational strategies using didactic-pedagogical subsidies to teachers of Science, Biology, and other areas of knowledge, to work on the "pesticides" subject within the perspective of critical Environmental Education. The second part of the research consisted of the construction of a didactic-technological resource, using the WebQuest methodology, which was created following the basic steps for the proposition of the website, to provide a favorable environment to produce knowledge, through targeted research on the global communications network. The WebQuest was a didactic-pedagogical alternative for the insertion of information and communication technologies in the teaching-learning process for Environmental Education, contributing to the shared construction of knowledge in a transforming education perspective. |
Descrição: | Orientadora: Profª. Drª. Ana Tiyomi Obara Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7720 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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