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dc.contributor.advisorRocha, Alessandro Santos dapt_BR
dc.contributor.authorSacani, Aparecida Delorenci Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-21T20:27:21Z-
dc.date.available2024-10-21T20:27:21Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationSACANI, Aparecida Delorenci Nogueira. Do currículo ao livro didático: uma proposta de inserção dos temas agroecológicos no plano de trabalho docente no componente curricular geografia para o sexto ano do ensino fundamental. 2023. [13]121 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7721-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alessandro Santos da Rochapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa tem por objetivo analisar o Currículo Escolar, de maneira específica, voltado para o Componente Curricular de Geografia do Ensino Fundamental a partir da possibilidade de inserção dos temas afetos à Ciência da Agroecologia. Desta forma, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, apresentamos os documentos legais que norteiam o ensino de Geografia, e posteriormente, apresentamos a análise de alguns exemplares de livros didáticos disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para uso dos alunos das escolas públicas com o intuito de verificar se estes contemplam o tema. A pesquisa tomou como campo de análise os exemplos de uma escola pública que oferta o Ensino Fundamental, anos finais, no município de Maringá-PR, observando o 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa evidenciou que a Agroecologia, por ser um conhecimento científico relativamente recente na academia, expressa um dos motivos pelos quais as escolas públicas não realizam um trabalho pedagógico voltado para esse tema, além disso, há um distanciamento entre os conteúdos que a mantenedora propõe através de suas plataformas e os conteúdos necessários para a formação integral dos estudantes, fato que justifica este trabalho. Apresentamos uma proposta de inserção da Agroecologia no conteúdo do Componente Curricular Geografia, como uma possibilidade para o desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas públicas. Para complementar a proposta, sugerimos algumas atividades práticas com o intuito de levar os temas agroecológicos para as aulas, permitindo ao aluno conhecer e praticar a ciência Agroecologia, vivenciamentos que contribuirão para a formação humana e profissionalpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research aims to analyze the Scholar's Resume, specifically, oriented for the Elementary School Geography Curricular Component from the insertion possibility of themes related to Agroecology Science. In this way, for the bibliographical and documental research, we show legal documents that guide Geography teaching, and after, we show the analysis of a few textbook copies available by the Ministry of Education and Culture (MEC) for public schools students use with the purpose to verify if they include the theme. The research took as an analysis field the examples of a public school that offers Basic Education, final years, in the administrative district of Maringá-BR, observing the 6º grade of Basic Education. The research evidenced that Agroecology, being a scientific knowledge relatively new at the academy, expresses one of the reasons why public schools don't perform pedagogic work turned to this theme, furthermore, there is a detachment between the contents that the maintainer proposes through their platforms and necessary contents for the students' integral formation, fact that justifies this work. The Structuring Contents for the Geography Curricular Component have a vast proximity with the dimensions studied by Agroecology fact which explains the agrological themes insertion in this curricular component. With this justification, we show a proposition about the insertion of Agroecology in the content of the Geography Curricular Component, as a possibility for the pedagogic work development in public schools. For this additional proposition, we suggest a few practical activities with the purpose of bringing the agroecological themes to the classes, allowing the students to know and practice Agroecology science, experiences that will contribute to professional and human formationpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.ddc577.09pt_BR
dc.titleDo currículo ao livro didático : uma proposta de inserção dos temas agroecológicos no plano de trabalho docente no componente curricular geografia para o sexto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Agronomia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional-
dc.subject.cnpq1Ciências Agrárias-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical[13]121 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Agronomia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Agrárias-
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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