Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7725
Autor(es): Oliveira, Juliana Moreira Prudente de
Orientador: Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Título: A prática como componente curricular em um curso de Ciências Biológicas : um olhar para o currículo, os professores e os licenciandos
Palavras-chave: Ciências Biológicas - Curriculo;Formação inicial de professores - Ciências biológicas;Relação teoria e prática - Ciências biológicas
Data do documento: 2021
Abstract: RESUMO: A formação de professores tem passado por várias reformulações. Neste sentido, um marco foi a inserção da Prática como Componente Curricular (PCC) nos cursos de licenciatura a partir de2002. Esse momento fez com que houvesse a repercussão de muitas dúvidas e questionamentos pelos formadores, principalmente no que se refere à forma como deveria ser realizada tal iniciativa. Diante desse cenário, e após mais de uma década do prazo máximo estabelecido para adaptação das universidades, objetivamos investigar, nesta pesquisa, o desenvolvimento da PCC no curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE), por meio deum olhar específico para o currículo, para os professores e para os licenciandos. Assim, realizamos uma pesquisa qualitativa com os seguintes enfoques: análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso e dos planos de ensino das disciplinas que continham carga horária destinada à PCC; entrevista semiestruturada com alguns professores dessas disciplinas e questionários com os licenciandos afim de compreenderas percepções de tais participantes. Após a coleta, submetemos os dados, provenientes de diferentes momentos da pesquisa, ao método de análise de conteúdo, de Bardin. Para cada um desses enfoques, evidenciamos desafios e possibilidades e, dessa forma, obtivemos exemplos que podem ser seguidos e sugestões que podem levar a reflexões e adaptações/transformações. Em relação ao PPP, foi possível identificarmos aspectos positivos como: cumpre a carga horária prevista para a PCC; mobiliza alguns apontamentos a cerca de como realizá-la; apresenta a inserção da PCC em disciplinas próprias para a implementação dessa prática, em disciplinas específicas de conhecimento biológico e em disciplinas pedagógicas, distribuídas ao longo do curso. Entretanto, constatamos poucas indicações nas ementas das disciplinas vinculadas ao tema, assim como repetição das mesmas. Do mesmo modo, a análise dos planos de ensino e das percepções dos professores demonstrou que há desafios e possibilidades acerca da inserção e do desenvolvimento da PCC, bem como a necessidade de mais estudos/discussão e de formação acercado tema, visando, assim, à aproximação entre as áreas para o desenvolvimento deum trabalho conjunto e sistemático com a PCC. Com base nas respostas dos licenciandos, evidenciamos que poucos conheciam o tema, mas apresentaram várias contribuições do desenvolvimento da PCC par a sua formação, que perpassam as dimensões formativas propostas no âmbito dessa prática. De acordo com esta investigação, esperamos contribuir para reflexões e para a melhoria na formação de professores em relação à inserção da PCC nos cursos de Licenciatura, principalmente de Ciências Biológicas
ABSTRACT: Professors' traininghas gonethrough several reformulations. Thus, amilestone was the inclusion of Practiceas aCurriculum Component (PCC) in undergraduatecourses from2002. This moment caused several doubtsand questions bythe trainers, especiallywith regardto howsuch initiativeshould becarriedout. According to this scenario, and after morethan adecadeof thedeadlineestablished for the universities to get acquainted to, weaimed, duringthis research, at investigatingthe PCC development in aBiological Sciencesundergraduate courseat the Western ParanáStateUniversity(UNIOESTE), with aspecificviewon the curriculum,forprofessors and academics. Thus, aqualitativeresearch wascarried out with the followingapproaches: documental analysisof the Pedagogical Political Project (PPP) of the course, and,foramoredetailed analysisof such PCC, theteachingplansof subjects with theirclass hourswereanalyzed; semi-structured interviews with some professors of thesesubjects and questionnaires with academics werecarried outto understand the perceptions of such participants. Data from diferente moments of thisresearch werecollected and submitted toBardin's method of content analysis. For each of theseapproaches, challenges and possibilities werehighlighted,thus, examples that can befollowed wereobtained and suggestions that can lead tothinkingandadaptations/transformations. Regardingthe PPP, itwas possible to identifypositiveaspects such as: the expected fulfilled class hour work for PCC; some appointments areput in action to know how to carryitout;itis presentedthe PCCinsertion in specificsubjects toimplement thispracticeconcerningbiological knowledgeand in pedagogical subjects, distributed throughout the course. However, therewerefew evidencesin the subjects' syllabus attachedto thetheme, as wellas their repetition. Likewise, theanalysisofteachingplans and professors'perceptions has shown that therearechallenges andpossibilities regardingtheinsertion and development of PCC, aswellasthe relevanceformorestudies/discussion and trainingon the subject, thus, aiming at bringingcloser theareas to develop ajoint and systematic work with the PCC. Accordingto the academics'answers, weevidenced that fewof them werefamiliar with this topic, but theycontributed forthe PCCdevelopment and theirbackground, which present trainingdimensions proposed in the scopeof this practice. Accordingto this investigation, wealso aimed atcontributingto some insights and to the improvement of professors'education in relation tothe PCC inclusion in undergraduate courses, mainly in Biological Sciences
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7725
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juliana Moreira Prudente de Oliveira_2021.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.