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Autor(es): Teixeira, Eliane Cristina de Assis
Orientador: Fusinato, Polonia Altoé
Título: A interdisciplinaridade no Ensino de Ciências : uma análise sobre o livro didático e o engajamento do professor na sua escolha
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Gomes, Ederson Carlos
Palavras-chave: Interdisciplinaridade - Ensino de Ciências;Livro didático - Ensino de Ciências;Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa se direcionou aos estudos da interdisciplinaridade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências Naturais. Assim, a pesquisa objetivou analisar os critérios utilizados pelos professores para a escolha do livro didático (LD), bem como as estratégias interdisciplinares abordadas na obra "Araribá mais Ciências" do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, principalmente organizada por sequências didáticas (SD) e projetos integradores (PI) aprovados pelo PNLD 2020, podendo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa consiste de uma investigação qualitativa de caráter documental e descritiva. Para a constituição dos dados, utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo, de Bardin. Para a análise da pesquisa dos dados constituídos, utilizamos os dados coletados por meio de um questionário semiestruturado aplicado a 10 professores de duas escolas públicas do Núcleo Regional de Educação de Maringá e, também, pela a análise da coleção "Araribá mais Ciências" do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como resultado, constatamos que a organização feita pelas escolas para a escolha do livro didático não está sendo satisfatória. Já, em relação à coleção analisada, observamos que apresenta propostas de relação interdisciplinar no "LD" e, também, no material digital "SD" e "PI", principalmente, com as disciplinas de Geografia, História e Matemática, por meio de atividades descritas nos referidos materiais. Assim, os materiais apresentam potencialidades para utilização em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II, que, dependendo do planejamento docente, poderão ser utilizados como forma de problematização, contextualização e/ou avaliação de conteúdos trabalhados na disciplina. Os materiais digitais "SD" e "PI" podem ser usados como recurso didático alternativo na organização do plano de trabalho docente (PTD), visto que permitem minimizar a fragmentação de conteúdos relacionados à dimensão social dos conhecimentos científicos, possibilitando, assim, uma aprendizagem de Ciências com as demais áreas do conhecimento
ABSTRACT: The research was directed to studies of interdisciplinarity for the teaching-learning processes of Natural Science. The research was aimed to analyze the criterion used by teachers to choose a textbook (LD), as well as the interdisciplinary strategies which are approached in the textbook "Araribá mais Ciências" from 6º to 9º grade of elementary school, principally organized by didactic sequences (SD) and integrator projects (PI) approved by PNLD 2020, it can be able to help into the teaching-learning process. The research consists in a qualitative investigation of documentary and descriptive characteristics to construct the data we used content analysis methodology of Bardin. To analyze the constructed data, it was used collected data through a semi-structured quiz applied to 10 teachers from two public schools from Regional Education Center of Maringá, and by the analysis of "Araribá mais Ciências" from 6º to 9º grade of elementary school. As a result, it was found that the organization made by schools to choose the textbook are not sufficient, although it was found that the analyzed collection presents interdisciplinary relation proposals in "LD", and also on digital material: "SD" and "PI", mainly on Geography, History and Math, through described activities in referred courseware. Thus, the courseware presents potentials to use in science classes in elementary school which depending on teacher's planning, can be used as a way of problematizing, contextualizing, and evaluating contents worked on subjects. The digital materials "SD" and "PI" could be used as an alternative didactic resource in organizing of teaching work plan (PTD), since it allows minimize the fragmenting of content related to social dimension of scientific knowledge, enabling a learning of science with other areas of knowledge
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7726
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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