Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFiori, Simonept_BR
dc.contributor.authorTertuliano, Solimara Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-28T20:11:05Z-
dc.date.available2024-10-28T20:11:05Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationTERTULIANO, Solimara Aparecida. Coleta seletiva e educação ambiental: um estudo sobre a sensibilização de alunos do quinto ano do ensino fundamental. 2020. 102, 34 f. Dissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Goioerê.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7727-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Simone Fioript_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. João Debastiani Netopt_BR
dc.descriptionAcompanha produto educacional: Caderno de atividades de educação ambiental sobre coleta seletiva - anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Maringá, 2020pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa participante acerca da sensibilização de uma turma de alunos do quinto ano de uma escola de Anos Iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Janiópolis – PR. O objetivo desta pesquisa foi investigar o potencial pedagógico de um conjunto de atividades de Educação Ambiental aplicado com os alunos do quinto ano B, da Escola Municipal Alfeu Teodoro de Oliveira, para sensibilizá-los sobre a importância e prática da coleta seletiva. Neste conjunto de atividades, utilizamos como instrumentos de sensibilização filme, vídeo, palestra, texto literário e oficinas de reciclagem, envolvendo a temática Educação Ambiental, coleta seletiva e reciclagem. A Educação Ambiental é entendida neste trabalho como um processo contínuo de tomada de consciência e aprendizagem de atitudes e valores para atuar na resolução de problemas ambientais. Para verificar se houve uma sensibilização a partir das atividades aplicadas, foi feito a observação e o registro de atividades avaliativas, como questões abertas, produção de cartazes, desenhos e fala dos alunos. Ao término das ações, pudemos constatar que os alunos foram sensibilizados pelas atividades, demonstrando aprendizagens de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O conjunto destas atividades de Educação Ambiental juntamente com o passo a passo para a confecção de objetos ou brinquedos feitos com material reciclável, resultaram em um caderno de atividades, o qual poderá ser utilizado em salas de aula, por outras turmas ou por outros professores, sendo este caderno de atividades o produto educacional da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This paper aims to show a research about the awareness of 5th grade students from an elementary school in Janiópolis/Paraná. The aim was to investigate the pedagogical potential of a set of activities of Environmental Education applied to the 5th grade B, in Alfeu Teodoro de Oliveira School, to aware the students about the importance and practice of the selective collection. In this set of activities, it was used as instruments of awareness a movie, video, lecture, literary text, recycling workshop, involving the theme Environmental Education selective collection and recycling. In this paper, the Environmental Education is understood as a continuous awareness and attitude and values learning to act in environmental problems solving. In order to verify if there was awareness from the applied activities, it was seen and recorded the activities allied to the application of evaluative activities as open-ended questions, poster production, drawings and students’ speech, what showed that the students were made aware by the activities, demonstrating learning of conceptual, procedural and attitudinal content. The set of these Environmental Education activities along with the step by step for the confection of objects or toys made from recycled material resulted in a notebook of activities that may be used in the classroom, by other groups or teachers. This notebook is the educational product of this research.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleColeta seletiva e educação ambiental : um estudo sobre a sensibilização de alunos do quinto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDebastiani Neto, João-
dc.contributor.referee1Fontana, Felipe-
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROF-CIAMB)-
dc.subject.cnpq1Outros-
dc.publisher.localGoioerê-
dc.description.physical102, 34 f. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Ciências-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Solimara Aparecida Tertuliano_2020.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.