Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7730
Autor(es): Rozario, Tereza Aparecida
Orientador: Proença, Marcelo Carlos de
Título: Ensino-aprendizagem de área de triângulo via resolução de problemas : análise sob o enfoque do modelo dos campos semânticos
Banca: Justulin, Andresa Maria
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Ensino aprendizagem;Educação matemática - Ensino fundamental;Geometria;Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ROZARIO, Tereza Aparecida. Ensino-aprendizagem de área de triângulo via resolução de problemas: análise sob o enfoque do modelo dos campos semânticos. 2022. 135 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida para responder à seguinte pergunta: O que revelam as enunciações produzidas no processo de Ensino-Aprendizagem de Área de Triângulo via Resolução de Problemas à luz do Modelo dos Campos Semânticos? Para tal, o objetivo foi analisar as enunciações produzidas no processo de Ensino-Aprendizagem de Área de Triângulo via Resolução de Problemas à luz do Modelo dos Campos Semânticos. Participaram da pesquisa 34 alunos de uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual situado no Município de Apucarana-Paraná, turma na qual a pesquisadora atua como professora. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, a qual se desenvolveu em meio ao ensino híbrido e constituiu-se de gravações audiovisuais entre professor pesquisador e os grupos formados pelos alunos, em que verificamos as ações, estratégias e justificativas dos alunos reveladas durante os encontros baseados nas cinco ações do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). O instrumento principal de coleta de dados foi uma situação de matemática elaborada, sendo que as formas de registro utilizadas foram as gravações das aulas no Google Meet, no netbook, os registros no caderno, na folha xerocopiada e via WhatsApp. Para a análise dos dados coletados, este trabalho repousa seus fundamentos teóricos de leitura positiva da produção de significados propiciada pelo Modelo dos Campos Semânticos, de modo que nosso olhar focalizou as enunciações e significações apresentadas pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao longo do EAMvRP. A partir da análise de dados, foi possível perceber a importância de dar voz aos alunos para entender o que pensam/fazem quando estão diante de uma situação de matemática, de modo que, ao longo das cinco ações, os grupos A, B, C, D e F realizaram enunciações que possibilitaram identificar a maneira como os alunos operavam, além disso, tais enunciações permitiram que fossem propostas intervenções para que eles construíssem novos conhecimentos. Assim, os grupos perceberam que a área de triângulo é dada pela multiplicação da altura pelo comprimento divido por dois e que a área do triângulo é a metade da área do retângulo e que se trata de cobrir a superfície (é o que está dentro) e não pela soma dos lados do triângulo ou do retângulo
ABSTRACT: The present research was developed to answer the following question: What do the utterances produced in the Triangle Area Teaching-Learning process via Problem Solving reveal in the light of the Semantic Fields Model? To this end, the objective was to analyze the utterances produced in the Triangle Area Teaching-Learning process via Problem Solving in the light of the Semantic Fields Model. Thirty-four students from a sixth year class of Elementary School from a state school located in the city of Apucarana-Paraná participated in the research, a class in which the researcher works as a teacher. This research is qualitative in nature, which took place in the midst of blended teaching and consisted of audiovisual recordings between the researcher teacher and the groups formed by the students, in which we verified the actions, strategies and justifications of the students revealed during the meetings based on the five actions of Teaching-Learning Mathematics via Problem Solving (EAMvRP). The main instrument for data collection was an elaborate math situation, and the form of records used were recording on Google Meet, on the netbook, records in the notebook, on the xerocopied sheet and via WhatsApp. For the analysis of the collected data, this work rests on its theoretical foundations of positive reading of the production of meanings provided by the Semantic Fields Model, so that our look was given under the focus of the enunciations and meanings presented by the students of the 6th year of Elementary School along the EAMvRP. From the data analysis, it was possible to perceive the importance of giving voice to students to understand what they think/do when they are faced with a math situation, so that, throughout the five actions, groups A, B, C , D and F made statements that made it possible to identify the way in which the students operated and to propose interventions to build new knowledge.Teaching-Learning of Mathematics via Problem Solving (EAMvRP). Thus, the groups realized that finding the area of a triangle is given by multiplying the height by the length divided by two, and that the area of the triangle is half the area of the rectangle and that it is about covering the surface (it is what is inside ) and not the sum of the sides of the triangle or rectangle
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Carlos de Proença
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7730
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tereza Aparecida Rozario_2022.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.