Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorazza, Maria Júliapt_BR
dc.contributor.authorEnisweler, Kely Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-29T20:12:40Z-
dc.date.available2024-10-29T20:12:40Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationENISWELER, Kely Cristina. Concepções de professores dos anos iniciais a respeito do que é ciência, do como e do para quê ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 189 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7731-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Maria Júlia Corazzapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O ensino de Ciências da Natureza é um dos componentes curriculares que faz parte da escolarização dos anos iniciais do Ensino Fundamental, etapa na qual se iniciam os primeiros contatos dos alunos com os conhecimentos naturais, tecnológicos, sociais, culturais, entre outros, levando as crianças a perceberem que a ciência faz parte do seu cotidiano. Considerando-se a importância de refletir sobre essa disciplina e a atuação do professor nessa fase de escolaridade, foi desenvolvida a presente investigação, a qual teve o objetivo de compreender as concepções expressas pelos professores dos anos iniciais sobre ciência e o seu ensino, que valores atribuem e que dificuldades apontam em sua formação. O trabalho de pesquisa foi conduzido pelas seguintes problemáticas: Que concepções as professoras apresentam sobre a ciência e seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Essa questão teve o intuito de desencadear reflexões sobre: o que é ciência, por que ensinar ciências nos anos iniciais, o que ensinar, como o aluno aprende e como ensinar. Já a questão "Que concepções as professoras apresentam sobre sua formação, atuação e dificuldades nas aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental?" A pesquisa teve, ainda, a finalidade de investigar a formação inicial e continuada do professor, como é sua atuação, se encontra dificuldades em trabalhar com a disciplina e como faz para superá-las. Como fonte de investigação, foram empregadas as pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se, por meio da literatura disponível, compreender, numa perspectiva histórica, as mudanças na educação, os aspectos voltados para a formação do professor e as correntes de pensamento a respeito do ensino de Ciências para os anos iniciais. A pesquisa de campo aconteceu em duas fases: (i) o teste-piloto, com intuito de validar os instrumentos da pesquisa e (ii) a constituição de uma comunidade virtual com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, a qual contou com a participação de 12 professores. Para a coleta de dados, utilizaram-se instrumentos como questionários, chat online e entrevista. A metodologia para analisar os dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), com foco no ciclo de tempestade de luz. A partir do corpus de análise, foram construídas as unidades de sentido, das quais emergiram as categorias iniciais, intermediárias e finais. Esse movimento permitiu construir dois metatextos intitulados "A ciência e seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental" e "A formação e atuação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Ciência da Natureza". A partir dos resultados, identificaram-se diferentes visões de Ciências, de aprendizagem, do porquê e do que ensinar nos anos iniciais e de como as professoras procuram suprir suas limitações em Ciências da Natureza dedicando-se à sua profissionalização por meio da formação continuada e da construção reflexiva de saberes profissionais, processo no qual se destacam a criatividade e as buscas pessoais por conhecimentos teóricos e didático-pedagógicospt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação de professores - Ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Anos iniciaispt_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursiva (ATD)pt_BR
dc.subject.ddc510.07pt_BR
dc.titleConcepções de professores dos anos iniciais a respeito do que é ciência, do como e do para quê ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Saucedo, Kellys Regina Rodio-
dc.contributor.referee2Malacarne, Vilmar-
dc.contributor.referee3Kiouranis, Neide Maria Michellan-
dc.contributor.referee4Batista, Michel Corci-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical189 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Kely Cristina Enisweler_2022.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.