Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7736
Autor(es): Dias, Thais Soares
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: O ensino de ciências do campo : interlocuções com pesquisas da área para a formação inicial de professores
Banca: Poletto, Rodrigo de Souza
Banca: Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas
Palavras-chave: Formação de professores;Ensino de ciências;Educação rural;Políticas públicas - Educação
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DIAS, Thais Soares. O ensino de ciências do campo: interlocuções com pesquisas da área para a formação inicial de professores . 2022. 112 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A Educação do Campo, assim como as outras modalidades de ensino do país, foi construída e reconhecida durante o transcorrer das décadas. Brevemente, é importante salientar as premissas políticas, sociais e culturais que construíram e asseguraram a resistência da Educação do Campo: um espaço educativo envolto de contínuos diálogos e movimentos sociais, idealizado para a formação dos sujeitos do campo, com respeito as suas identidades, valorização da cultura e consciência crítica. Deste modo, para discutir a qualidade do Ensino de Ciências nas escolas do campo, é preciso associar os conteúdos específicos e regionais da modalidade. Nesse sentido, torna-se importante refletir sobre a formação de professores de Ciências que poderão atuar nesses espaços pedagógicos culturais. Assim, a problemática que guiou esta pesquisa qualitativa foi: como o Ensino de Ciências na Educação do Campo tem sido entendido e praticado de acordo com publicações bibliográficas da área? Qual relevância das publicações relacionadas à Educação do Campo para a formação inicial de professores? Na tentativa de responder tais questionamentos e contribuir para a formação de professores, objetivamos, com a pesquisa, identificar as especificidades do Ensino de Ciências na Educação do Campo abordadas em publicações onlines. A constituição dos dados da pesquisa visou ao levantamento de artigos científicos, dissertações e teses disponíveis, por meio de buscas no Google acadêmico e Scielo-Brasil. Os dados da análise, produzida sobre o tema Educação do Campo e suas interlocuções para a formação inicial de professores de Ciências, colaboraram para desencadear o processo de análise qualitativo e analítico conhecido como "estado da arte". De posse dos dados, a análise realizada teve como base os pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Ao final da análise, consideramos importante a desconstrução da falácia de poucas produções sobre o tema formação de professores, atrasos nas Políticas Públicas e Ensino de Ciências na Educação do Campo
ABSTRACT: Rural Education, as well as the country's teaching modalities, was built and recognized over the decades. Briefly, it is important to highlight as political, social and cultural premises that built and ensured the resistance of Rural Education: an educational space surrounded by dialogues and movements, idealized for the subjects of the social field, with respect for their identities, appreciation of culture and critical awareness. Thus, for the quality of science teaching in rural schools, it is necessary to associate the specific and regional contents of the modality. In this sense, it becomes important to reflect on the training of Sciences teachers who would work in these cultural pedagogical spaces. The problem that guided this qualitative research was: has the Teaching of Field Sciences been understood in Education in this way according to bibliographic publications? What is the relevance of publications related Field education to teacher?s training? In an attempt to answer such questions and contribute to the training of teachers, our research aims to identify the specificities of Science Teaching in Campo Education in online publications. Research of available scientific articles, dissertations and surveys, through Google data and science research websites. The initial data of analysis, produced on the subject of Field Education and its interactions for the initial formation of Sciences teachers, contributed to the analysis of teacher analysis as a "state of the art analysis". With the data in hand, the one carried out was based on the theoretical-methodological analysis models of discursive textual analysis. At the end of the analysis, we consider important the delay in the construction of the fallacy of few productions on the subject of teacher training, in Public Policies and Science Teaching in Rural Education
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7736
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thais Soares Dias_2022.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.