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Autor(es): Drummond, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: Aspectos identitários das professoras de apoio e suas percepções como mediadoras do ensino de matemática para alunos com deficiência
Banca: Peixoto, Jurema Lindote Botelho
Banca: Alves, Marcos Fernando Soares
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Silva, Lucieli Maria Trivizoli da
Palavras-chave: Educação especial;Ensino de matemática;Professor de apoio;Saberes docentes
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: DRUMMOND, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira. Aspectos identitários das professoras de apoio e suas percepções como mediadoras do ensino de matemática para alunos com deficiência. 2021. 163 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: As identidades do professor são um dos aspectos fundamentais para pensar a sua formação profissional e engloba as identidades pessoal e profissional, compreendidas em sua constante (re)construção. Dentre as muitas identidades que formam o sujeito, as identidades profissionais se destacam em função da grande importância que o trabalho possui na nossa sociedade para que os sujeitos possam ser localizados em grupos sociais específicos. O professor de apoio atua como um mediador entre o estudante apoiado pela Educação Especial e o processo de ensino e a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala pelo professor regente. Assim, nossa pesquisa procura responder Como as trajetórias, os saberes e as experiências vivenciadas pelos professores de apoio se articulam de forma a constituir identidades profissionais docentes? E, ainda, como essas trajetórias e saberes se relacionam com as experiências do professor de apoio como mediador do ensino e aprendizagem da Matemática para seus alunos? Dessa forma, buscamos com esse estudo compreender a percepção do professor de apoio em relação a suas identidades: como ele se percebe como professor e, principalmente, como ele se percebe como professor de apoio mediador do ensino e aprendizagem de Matemática para os alunos apoiados por ele. Assim, no presente estudo1 nos propomos a entender como as trajetórias, os saberes e as experiências de professores de apoio se articulam de forma a constituir as identidades profissionais docentes destes professores e ainda como essas trajetórias e saberes se relacionam com as experiências dos professores de apoio como mediador do ensino e aprendizagem de matemática para seus alunos. Neste contexto, realizamos a pesquisa com oito professores de apoio de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais. Os dados foram constituídos por meio de questionários e, entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores, inicialmente, presencialmente e, posteriormente, devido a pandemia do coronavírus, mediante videoconferências. A análise dos dados se deu pelo método de "Análise de conteúdo" e pudemos separar os dados constituídos em categorias e subcategorias que nortearam nossa análise dos resultados. Assim, pudemos identificar a importância das vivências, da troca de conhecimentos e da formação inicial e continuada na constituição da identidades profissional docente do professor de apoio
ABSTRACT: Teachers' identities are one of the fundamental aspects for thinking about their professional training, encompassing, therefore, personal and professional identities, understood in their constant construction and (re)construction. Thus, among the many identities that make up the subject, professional identities stand out due to the great importance that work has in our society so that subjects can be located in specific social groups. The support teacher acts as a mediator between the student supported by Special Education and the process of teaching and learning the contents worked on in the classroom, by the regent teacher. Thus, with this study, we seek to understand the support teacher's perception regarding their identities as such, how they perceive themselves as a teacher and, mainly, how they perceive themselves as a support teacher mediating the teaching and learning of Mathematics for the supported students by him. This study aimed to understand how the trajectories, knowledge and experiences of support teachers are articulated in order to constitute the professional teaching identities of these teachers and also how these trajectories and knowledge relate to the experiences of support teachers as mediator of teaching and learning mathematics for its students. In this context, we carried out the research with eight support teachers from a public school in a city in the interior of Minas Gerais. Data were constituted through semi-structured interviews and questionnaires applied to teachers, initially, in person and, later, due to the coronavirus pandemic, through videoconferences. Data analysis was performed using the "Content Analysis" method and we were able to separate the collected data into categories and subcategories that guided our analysis of the results. Data analysis showed us the importance of experiences, exchange of knowledge and initial and continuing education in the constitution of professional teacher identities of support teachers. It is indicated that we are still at the stage of relating the categories found to the theoretical references used
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
Coorientador: Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges
Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7737
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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