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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7738
Autor(es): | Pires, Elocir Aparecida Corrêa |
Orientador: | Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas |
Título: | Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto formativo dos professores em cursos de pedagogia para o ensino de ciências nos anos iniciais |
Banca: | Maciel, Maria Delourdes |
Banca: | Malacarne, Vilmar |
Banca: | Obara, Ana Tiyomi |
Banca: | Oliveira, André Luis de |
Palavras-chave: | Ciência Tecnologia e Sociedade - CTS;Formação de professores - Curso de pedagogia;Docência - Ensino de ciências;Ciências - Ensino fundamental - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | PIRES, Elocir Aparecida Corrêa. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto formativo dos professores em cursos de pedagogia para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2021. 197 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A ampliação do conhecimento científico e tecnológico tem se tornado, nos últimos anos, uma exigência indispensável para que o sujeito possa compreender a nova configuração da sociedade, marcada pela ciência e pela tecnologia. Nesse cenário, emerge como necessidade a busca pelo ensino crítico da ciência e da tecnologia, cujo objetivo primordial é a construção de fundamentos orientados à alfabetização científica e ao exercício da cidadania. Tal condição, quando voltada à escola e para a educação plena dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental em ensino de Ciências, denota preocupações também quanto à formação de professores. Com o intuito de fornecer novos elementos para fomentar reflexões sobre a formação desses profissionais, esta pesquisa busca responder à seguinte questão norteadora: o que se revela sobre Ciência Tecnologia Sociedade - CTS na formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o exercício da docência no ensino de Ciências? Essa investigação teve por intenção investigar em que medida as relações CTS têm sido abordadas no curso de Pedagogia e quais os desafios e possibilidades estão associadosà implementação dessa abordagem no ensino por meio de uma intervenção formativa, fundamentada na educação CTS. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, desdobrou-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica considerou artigos, dissertações e teses sobre a área investigada. A pesquisa documental tem como foco o levantamento de documentos emitidos pelos órgãos governamentais relacionados às políticas públicas de formação e valorização da atividade docente. Na pesquisa de campo, contamos com duas etapas de investigação: primeiramente, um questionário respondido por setenta e oito graduandos e entrevistas semiestruturada com quatro docentes que atuam na disciplina de ensino de Ciências no curso de Pedagogia; na segunda etapa, o desenvolvimento de uma pesquisa participativa, em que buscamos analisar as contribuições de um curso de formação pautadas em discussões e reflexões sobre o enfoque CTS no ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse processo consistiu na oferta de um curso de extensão na modalidade online em que utilizamos para análise as vivências dos participantes que foram desenvolvidas durante os encontros por meio de instrumentos como: gravações em vídeo, anotaçõesdas dinâmicas desenvolvidas e o planejamento de atividades didáticas elaboradas e entregues pelos cursistas. Participaram desse processo graduandos de Pedagogia e professores já em exercício na Educação Básica. As discussões e os resultados obtidos e analisados nessa pesquisa revelam que, apesar de as orientações contidas nos PPCs sinalizarem uma perspectiva de formação para a análise crítica da relação ciência e tecnologia e suas implicações sociais, econômicas, políticas e culturais, os graduandos em Pedagogia apresentam uma compreensão linear e reducionista do conhecimento científico e tecnológico. Em geral, julgamentos associados aos conjuntos de conhecimentos comprovados, a serviço da promoção do progresso e bem-estar social, evidenciando a necessidade de contextos mais amplos de debate e reflexões. Dessa forma, procuramos estruturar um contexto formativo para que os graduandos em Pedagogia tivessem a oportunidade de refletir sobre suas concepções e a educação CTS numa perspectiva de alfabetização científica e tecnológica para a tomada de decisões e participação social. Dentre as possibilidades, pontuamos que, quando ofertadas oportunidades, os alunos se engajam nas reflexões, partilham experiência e procuram ressignificar suas práticas e concepções. No entanto, devido à pouca familiaridade com o tema e o tempo restrito do contexto formativo, ainda persistiram concepções ingênuas e reducionistas. Considerando que a educação na contemporaneidade tem como premissa fundamental, a formação para uma leitura crítica do mundo, desmistificando os mitos e a problematizando as relações CTS, faz-se necessário oportunizar ao futuro professor espaços ampliados para discussões e reflexões, de forma a contribuir com a formação de um profissional crítico e autônomo. Dessa forma, compromissado com um projeto de educação orientado pelos princípios democráticos, emancipatórios e efetivamenteinstrumentalizado para cidadania e a transformação social ABSTRACT: Lately, the expansion of scientific and technological knowledge has become an essential requirement in order to an individual understands the new society shaping marked by science and technology. In this scenario, the search for critical teaching of science and technology comes out as a necessity, whose crucial goal is building principles to both scientific literacy and the citizenship practice. Such condition also expresses concerns about teachers' training, when focused on the school and the whole students' education in the first years of Elementary School in Science Teaching. In order to provide new elements to foster reflections on these professionals' training, this research aims at answering the following guiding question: what is revealed about Science Technology Society - STS on teachers' training from the first years of elementary school to practice Science Teaching? This study aimed at investigating to what extent STS relationships have been addressed in the Pedagogy course and what challenges and possibilities are associated with this teaching approach implementation based on an educational assistance regarding STS education. This qualitative research was divided into: bibliographical, documental and field research. The bibliographical one considered papers, masters' dissertations and doctorate dissertations on the investigated area. The documentary research focuses on the survey of documents issued by government agencies related to public policies for training and valuing the teaching activity. During the field research, there were two steps of survey: first, a questionnaire answered by seventy-eight undergraduate students and semi-structured interviews with four professors who work in the discipline of Science Teaching in the Pedagogy course; and in the second step, a participatory research was developed, in which the goal was to analyze the contributions of a teachers' training course, based on discussions and reflections on STS approach in Science Teaching for the first years of Elementary School. This process consisted of offering a course of extension in the online modality in which we used the participants' experiences to be analyzed. They were developed during the meetings with instruments such as: video recordings, notes of the dynamics developed and the planning of didactic activities developed and delivered by the students. Graduate students of Pedagogy and teachers that already are working in Elementary Education took part of this process. The discussions and results obtained and analyzed in this research reveal that, although the guidelines contained in PPCs indicate a training perspective for a critical analysis of the relationship among science and technology and its social, economic, political and cultural implications, undergraduates in Pedagogy showed a linear and reductionist understanding of scientific and technological knowledge. Overall, judgments associated with sets of proven knowledge and on duty to promote progress and social well-being highlight the importance for broader contexts of debate and reflection. Thus, a training context was structured so that undergraduates in Pedagogy could think about their conceptions and STS education in a perspective of scientific and technological literacy for decision-making and social participation. Among the possibilities, we point out that, when opportunities are offered, students engage in reflections, share experience and seek to reframe their practices and conceptions. However, naive and reductionist conceptions still persisted due to the lack of familiarity with the theme and the restricted time of this training context. So, taking into account that contemporary education has as its fundamental premise the training for a critical reading of the world, to demystify myths and problematize STS relations, it is necessary to provide enlarged spaces to discuss and reflect about the future teacher, in order to contribute to training a critical and autonomous professional. Someone who commits to an educational project guided by democratic, emancipatory principles and effectively prepared for citizenship and social transformation |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7738 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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