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dc.contributor.advisorBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.authorNesi, Elisangela Rovarispt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T17:27:45Z-
dc.date.available2024-11-01T17:27:45Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationNESI, Elisangela Rovaris. O mestrado nacional profissional em ensino de física no estado do Paraná: possibilidades e desafios para a formação continuada de professores. 2021. 230 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7740-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Michel Corci Batistapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Natália Neves Macedo Deimlingpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A formação de professores de Física, no contexto brasileiro, traz um cenário em construção e representa a busca por melhoria das condições de trabalho docente e da própria Educação Básica. Diante desse contexto, temos o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), coordenado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), que se configura como um mestrado em rede, presencial, fruto de uma política pública que objetiva formar, em nível de mestrado, professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de métodos atuais de ensino. Considerando esses aspectos, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do MNPEF para a formação e a prática pedagógica no cotidiano escolar dos professores titulados no Estado do Paraná. Para isso, faz-se necessário verificar os objetivos que se propõe o programa e os pressupostos que orientam a prática educativa de seus titulados nos cinco polos do Estado. A pesquisa é de relevância para o Ensino de Física ao considerar a evolução histórica da disciplina, a formação de professores no âmbito de um mestrado ofertado à profissionais em exercício, com aspectos específicos que o caracterizam. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida em fases distintas e complementares, tendo como principais fontes de dados os documentos que norteiam o programa, os produtos educacionais dos professores titulados, o currículo lattes dos docentes do programa, bem como entrevistas semiestruturadas realizadas com 28 professores egressos do MNPEF em cinco de seus polos localizados no Estado do Paraná. Foram selecionados professores ingressantes a partir da implementação do MNPEF em cada polo e concluintes até o ano de 2019. Para a análise dos dados, utilizamos, além das técnicas de análise documental, a Análise Textual Discursiva, que conduziu a elaboração dos metatextos. A análise dos dados permitiu discutir a respeito da importância dos programas de formação enfatizando o MNPEF no âmbito de uma proposta formativa em exercício, estabelecendo diálogos com outros estudos que discutem sobre a temática. As vozes dos professores titulados trazem o mestrado como uma oportunidade concreta de o professor da Educação Básica retornar ao espaço universitário, retomar e aprofundar conceitos da própria área e de ensino, firmar-se em uma proposta de produção cientifica, compartilhar experiências e, principalmente, compreender que a formação continuada é um processo que contribui para o seu desenvolvimento profissional, ainda que não seja responsável por resolver todos os entraves da educação. A partir dos resultados alcançados, consideramos a importância de uma formação continuada específica na área de atuação do professor que objetive contribuir para o desenvolvimento profissional, integrando os conhecimentos científicos e as estratégias pedagógicas para uma melhor compreensão da Física e para a melhoria do trabalho docente na Educação Básicapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The training of Physics teachers, in the Brazilian context, brings a scenario under construction and represents the search for improvement in teaching working conditions and in Basic Education itself. In this context, we have the National Professional Master's Degree in Physics Education (MNPEF), coordinated by the Brazilian Society of Physics (SBF), which is configured as a network master's degree, in person, the result of a public policy that aims to train at the level of Master's, Basic Education teachers as to mastery of Physics content and current teaching methods. Considering these aspects, this research aims to analyze the contributions of the MNPEF to the training and pedagogical practice in the daily school life of qualified teachers in the State of Paraná. For this, it is necessary to verify the objectives proposed by the program and the assumptions that guide the educational practice of its graduates in the five poles of the State. The research is relevant for the Teaching of Physics when considering the historical evolution of the discipline, the training of teachers within the scope of a master's degree offered to working professionals, with specific aspects that characterize it. A qualitative approach research was carried out, developed in distinct and complementary phases, having as main data sources the documents that guide the program, the educational products of certified teachers, the lattes curriculum of the program's teachers, as well as semi-structured interviews conducted with 28 professors graduated from the MNPEF in five of its centers located in the State of Paraná. Newcomers were selected from the implementation of the MNPEF in each pole and graduates until the year 2019. For data analysis, we used, in addition to document analysis techniques, Discursive Textual Analysis, which led to the preparation of metatexts. Data analysis allowed the discussion about the importance of training programs emphasizing the MNPEF in the context of an in-service training proposal, establishing dialogues with other studies that discuss the theme. The voices of qualified teachers bring the master's degree as a concrete opportunity for the Basic Education teacher to return to the university space, retake and deepen concepts of the area and teaching, establish a proposal for scientific production, share experiences and, above all, understand that continuing education is a process that contributes to their professional development, even though it is not responsible for solving all the obstacles to education. Based on the results achieved, we consider the importance of a specific continuing education in the area of activity of the teacher that aims to contribute to professional development, integrating scientific knowledge and pedagogical strategies for a better understanding of Physics and for the improvement of teaching work in Basic educationpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino de Física - Mestrado Nacional Profissionalpt_BR
dc.subjectFísica - Formação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleO mestrado nacional profissional em ensino de física no estado do Paraná : possibilidades e desafios para a formação continuada de professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coDeimling, Natália Neves Macedo-
dc.contributor.referee1Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee2Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980--
dc.contributor.referee3Moreira, Marco Antônio, 1942--
dc.contributor.referee4Ramos, Fernanda Peres-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical230 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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