Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7741
Autor(es): Bilthauer, Marisa Inês
Orientador: Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Título: As contribuições e limites do google sala de aula e das simulações para a aprendizagem significativa de genética na educação básica
Banca: Fornazari, Valéria Brumato Regina
Banca: Moreira, Jussany Maria de Barros
Banca: Batista , Michel Corci
Banca: Fusinato, Polonia Altoé
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação;Ensino de Biologia;Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA)
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BILTHAUER, Marisa Inês. As contribuições e limites do google sala de aula e das simulações para a aprendizagem significativa de genética na educação básica. 2021. 267 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano de toda população, interferindo em suas relações sociais, profissionais e educacionais. Dentre os recursos interativos propiciados pelas tecnologias da informação e comunicação estão os objetos e ambientes virtuais de aprendizagem, entre os quais as simulações. Diante desta realidade, a presente pesquisa investiga a contribuição do uso dos recursos tecnológicos, especialmente o ambiente virtual Google Sala de Aula, com a inserção de simulações, para a aprendizagem significativa de conceitos de Genética mendeliana. A pesquisa foi aplicada em uma turma do 4º ano do curso Técnico Integrado de Administração, em uma escola da rede pública do município de Paranavaí. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, do tipo observação participante, na qual para a coleta de dados foram aplicados três questionários estruturados, sendo dois de caráter pré-teste e pós-teste e um ao final da implementação, a elaboração de mapas conceituais, a transcrição das interações discursivas realizadas durante as aulas, gravadas em áudio e vídeo, e análise dos registros das atividades realizadas no ambiente virtual. A verificação, análise e discussão dos dados foram baseadas na análise de conteúdo de Bardin e da aprendizagem significativa de Ausubel, buscando-se responder à questão: uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula, atrelado às simulações, pode contribuir para a aprendizagem significativa dos conceitos de Genética? Concluiu-se, a partir dos dados analisados, que a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula, atrelado às simulações, pode vir a contribuir para a aprendizagem dos conceitos básicos de Genética, pois por meio de uma questão problema, estimulam a interação e o raciocínio dos alunos, tornando-os mais atentos, participativos e críticos, possibilitando assim, a aprendizagem significativa de Genética. Por conseguinte, o papel do professor como mediador é imprescindível para o seu funcionamento com eficácia e, consequentemente, para promover a aprendizagem significativa. Em vista disso, essa proposta é potencialmente significativa por contribuir para o Ensino de Biologia e Genética
ABSTRACT: Information and communication technologies are increasingly present in the daily lives of the entire population, interfering in their social, professional, and educational relationships. Among the interactive resources provided by information and communication technologies are virtual learning objects and environments, including simulations. Given this reality, this research investigates the contribution of the use of technological resources, especially the virtual environment Google Classroom, with the insertion of simulations, for the meaningful learning of concepts of Mendelian Genetics. The research was applied to a 4th year class of the Integrated Technical Course of Administration, in a public school in the city of Paranavaí. The methodology adopted is of a qualitative nature, of participant observation type, in which for data collection three structured questionnaires were applied, two of pre-test and post-test nature and one at the end of the implementation, the elaboration of concept maps, the transcription of the discursive interactions during the classes, recorded in audio and video, and analysis of the records of the activities performed in the virtual environment. The verification, analysis and discussion of the data were based on Bardin's content analysis and Ausubel's meaningful learning, seeking to answer the question: can the use of the virtual learning environment Google Classroom, linked to simulations, contribute to meaningful learning of Genetic concepts? It was concluded, from the analyzed data, that the use of the virtual learning environment Google Classroom, coupled with simulations, can contribute to the learning of basic concepts of Genetics, because through a problem question, they stimulate the interaction and reasoning of students, making them more attentive, participatory, and critical, thus enabling the significant learning of Genetics. Therefore, the role of the teacher as a mediator is essential for it to work effectively and, consequently, to promote meaningful learning. In view of this, this proposal is potentially significant for contributing to the Teaching of Biology and Genetics
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Dulcinéia Ester Pagani Gianotto
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7741
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marisa Ines Bilthauer_2021.pdf7,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.