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Autor(es): Maranezi, Felipe Bastos
Orientador: Simili, Ivana Guilherme
Título: O avião veste a moda : aeromoças e uniformes na beleza e elegância (1960-1969)
Banca: Andrade, Solange Ramos de, 1962-
Banca: Vasques, Ronaldo Salvador
Banca: Silva, Bruno Sanches Mariante da
Banca: Priori, Claudia
Banca: Harger, Patrícia Helena Campestrini
Banca: Linke, Paula Piva
Palavras-chave: Moda - História;Estética;Uniformes;Identidade corporativa;Aeromoças
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MARANEZI, Felipe Bastos. O avião veste a moda: aeromoças e uniformes na beleza e elegância (1960-1969). 2022. 165 f. Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente tese propõe analisar a moda na aviação por meio de revistas e jornais brasileiras que serviram para entender de que maneira as aeromoças foram transformadas em vetores de comunicação dos conceitos de moda, elegância e beleza. O objetivo, é compreender como as estratégias de discurso ditadas pelas revistas e pelos jornais contribuíram para o entendimento da moda e da beleza das personagens femininas da aviação, as aeromoças. Para isso, foram selecionadas revistas que tiveram grande período de circulação, como O Cruzeiro, Manchete, A Cigarra, e jornais como a Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. O período no qual repousa a pesquisa compreende a década de 1960, que marca as mudanças entre a Alta Costura e o prêt-à-porter, momento este que, o segmento da moda passou a compreender um novo modelo de sujeito, que busca um estilo mais individual. Desta forma, palavras como "jovialidade"; "versatilidade" passaram a fazer parte daquele momento, e diante disso, alguns estilistas/costureiros encontram na criação dos uniformes das aeromoças, novas formas de se conectar com uma moda que estava em pleno processo de mudança
ABSTRACT: The present thesis proposes to analyze aviation fashion through Brazilian magazines and newspapers that served to understand how stewardesses were transformed into vectors of communication of the concepts of fashion, elegance and beauty. The objective is to understand how the discourse strategies dictated by magazines and newspapers contributed to the understanding of the fashion and beauty of female characters in aviation, the stewardesses. For this, magazines that had a long period of circulation were selected, such as O Cruzeiro, Manchete, A Cigarra, and newspapers such as Folha de São Paulo and Estado de São Paulo. The period in which the research rests comprises the 1960s, which marks the changes between haute couture and prêt-à-porter, a moment in which the fashion segment began to understand a new model of subject, which seeks a style more individual. Thus, words like "joviality"; "versatility" became part of that moment, and before that, some stylists/couturiers found in the creation of flight attendants' uniforms, new ways of connecting with a fashion that was in the process of change
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Ivana Guilherme Simili
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Solange Ramos de Andrade
Tese (doutorado em História) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7751
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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