Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7757
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Igarashi, Deisy Cristina Corrêa | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Luís Felipe Bertucci | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-04T20:30:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-04T20:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Luís Felipe Bertucci. Recursos estratégicos na educação a distância. 2022. 101 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7757 | - |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Deisy Cristina Corrêa Igarashi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os recursos internos influenciam no desempenho e no posicionamento competitivo de uma organização. Dentre eles, recursos provenientes do capital humano, como conhecimentos, capacidades, habilidades e características pessoais dos indivíduos, são determinantes para as organizações, tendo em vista a possibilidade de melhorar o desempenho organizacional. Ao conceber diferentes tipos de recursos, a Visão Baseada em Recurso (VBR) pode ser aplicada com vistas a compreender como o capital humano pode ser gerenciado e potencializado enquanto recurso humano estratégico. Devido ao fato de as Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam na Educação a Distância (EAD) estarem inseridas em um ambiente competitivo, identificar e gerenciar seus recursos mais relevantes de modo eficiente pode auxiliar a se sobressaírem no mercado de atuação. Além disso, com a expansão do ensino superior a distância, tais instituições passam a requerer docentes com qualificação específica e competências particulares vinculadas a esta modalidade de ensino. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender como as competências do recurso de capital humano dos docentes são percebidas por coordenadores, docentes e alunos em cursos de graduação na modalidade educação a distância. Esta pesquisa é descritiva e se desenvolve com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados qualitativos foi realizada em entrevistas com coordenadores de cursos de graduação a distância na área da gestão. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo. A coleta de dados quantitativos foi realizada com aplicação de questionários junto a coordenadores, docentes e alunos de cursos de graduação a distância na área da gestão. Ao analisar os dados quantitativos utilizou-se estatística descritiva e análises comparativas com teste Kruskal-Wallis, teste final de comparação múltipla Dwass-Steel-Critchlow-Fligner (DSCF), para variáveis comuns aos três grupos; e teste Mann-Whitney para variáveis comuns aos grupos de coordenadores e docentes. Os resultados qualitativos apresentam que os coordenadores consideram ser necessário competências docentes alinhadas à modalidade de ensino a distância. Os resultados qualitativos também foram utilizados na construção dos questionários. Os resultados quantitativos com teste de Kruskal-Wallis entre os três grupos apresentaram diferença estatisticamente significativa em duas variáveis: 'conhecimentos teóricos' e 'experiência profissional'. E o teste DSCF especificou a diferença estatisticamente significativa em tais variáveis, respectivamente: entre Coordenadores e Docentes, e entre Coordenadores e Alunos; e diferença entre Coordenadores e Alunos, e entre Docentes e Alunos. O teste de Mann-Whitney não apresentou diferença estatisticamente significativa para nenhuma das variáveis comuns aos grupos de coordenadores e docentes. A variável 'capacidade' foi percebida como competência docente mais importante em um curso de graduação EaD. O recurso do tipo humano foi considerado mais impactante no desenvolvimento de um curso de graduação EaD, se comparado a recursos físicos e organizacionais. Diante disso, ressalta-se que uma gestão estratégica com foco nas competências do capital humano possibilita às organizações de ensino na modalidade distância a obtenção de um melhor desempenho deste recurso humano | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The internal resources influence an organization's performance and competitive positioning. Among them, resources from human capital, such as knowledge, skills, abilities, and individuals personal characteristics are crucial for organizations. By designing different resources types, the Resource Based View (RBV) can be applied in order to understand how human capital can be managed and leveraged as a strategic human resource. Due to the fact that Higher Education Institutions (HEIs) that work with Distance Education (DE) are inserted in a competitive environment, identifying and managing their most relevant resources efficiently can help to stand out in the market. In addition, with the distance education expansion, such institutions begin to require teachers with specific qualifications and particular skills linked to this education type. In this way, the objective of this study is to understand how the human capital resource competences of the professors are perceived by coordinators, professors and students in undergraduate courses in the EAD modality. This research is descriptive and is developed with a qualitative and quantitative approach. The qualitative collection data was carried out in interviews with coordinators of business undergraduate courses in the EAD modality. Qualitative data was analyzed with content analysis. The quantitative collection data was carried out with the questionnaires application to coordinators, professors and undergraduate students of business distance education courses. When analyzing the quantitative data, descriptive statistics and comparative analyzes were used with the Kruskal-Wallis test, the final Dwass-Steel-Critchlow-Fligner (DSCF) multiple comparison test, for variables common to the three groups; and the Mann-Whitney test for variables common to the coordinators and professors groups. The qualitative results show that the coordinators consider that teaching skills in line with the distance learning modality are necessary. Qualitative results were also used in the construction of the questionnaires. The quantitative results with the Kruskal-Wallis test between the three groups showed a statistically significant difference in two variables: 'theoretical knowledge' and 'professional experience'. And the DSCF test specified the statistically significant difference in such variables, respectively: between Coordinators and Faculty, and between Coordinators and Students; and difference between Coordinators and Students, and between Faculty and Students. The Mann-Whitney test showed no statistically significant difference for any of the variables common to the coordinators and professors groups. The variable 'capacity' was perceived as the most important teaching competence in a distance education undergraduate course. The human type resource was considered more impactful in the development of a distance education undergraduate course, when compared to physical and organizational resources. In view of this, it is emphasized that a strategic management focused on the competences of human capital enables distance education organizations to obtain a better performance of this human resource | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Capital humano - Competências | pt_BR |
dc.subject | Recursos humanos estratégico | pt_BR |
dc.subject | Desempenho organizacional | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.ddc | 658.3 | pt_BR |
dc.title | Recursos estratégicos na educação a distância | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Augusto, Cleiciele Albuquerque | - |
dc.contributor.referee2 | Ichikawa, Elisa Yoshie | - |
dc.contributor.referee3 | Faia, Valter da Silva | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Sociais Aplicadas | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 101 f. : il. (Algumas Color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Administração | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | - |
Aparece nas coleções: | 2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Luis Felipe Bertucci Lima_ 2022.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.