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dc.contributor.advisorPépece, Olga Maria Coutinhopt_BR
dc.contributor.authorMello, Victor Galindo dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T19:55:33Z-
dc.date.available2024-11-05T19:55:33Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMELLO, Victor Galindo de. Adoção de práticas de mobile shopping em compras presenciais: uma análise na perspectiva transformativa Maringá 2022. 2022. 143 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7771-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Olga Maria Coutinho Pépecept_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento de novas tecnologias transformou a forma com que os consumidores compram e onde compram. Dentre as inovacoes, os celulares (smartphones) estao presentes nas atividades dos consumidores, sendo utilizados em diferentes etapas no processo de compras. Alem da percepcao e intencao de compras com os celulares, abordagem predominante em mobile shopping (m-shopping), a compreensao da propria pratica de compras e uma alternativa para o entendimento de como estas praticas sao organizadas por diferentes pessoas e como um conjunto de elementos sao interligados para a sua performance. Quando observada a população com deficiencia, existe uma lacuna na percepcao deste grupo como consumidores, ocasionando em uma grande incompreensao com o que e realmente praticado. O entendimento da utilização dos celulares possibilita a identificacao de situacoes de vulnerabilidade e como melhorar a qualidade de vida destes consumidores. Considerando estas perspectivas, o presente estudo apresenta como objetivo a necessidade de compreender como a utilizacao dos smartphones pelos consumidores com deficiencia transformam as suas praticas de compras presenciais influenciando nas situacoes de vulnerabilidade vivenciadas, bem como, no bem-estar destes consumidores. Para o atendimento do objetivo proposto, buscou-se aproximar teoricamente estudos sobre os temas m-shopping, teoria da pratica, disability studies e pesquisa transformativa do consumidor. Metodologicamente, o estudo compreende uma pesquisa qualitativa, adotando uma abordagem interpretativista. Para a coleta dos dados, buscou-se realizar grupos focais virtuais formados por consumidores com deficiencia em diferentes regioes brasileiras. Estes grupos possibilitam a compreensao das praticas de compras desenvolvidas socialmente. Complementarmente, adotou-se coletas de dados por meio de entrevistas com participantes de conselhos gestores de politicas publicas voltadas as pessoas com deficiencia em quatro municipios, bem como, a participacao como ouvinte no conselho da pessoa com deficiencia em Maringa/PR. Devido ao momento da pandemia do Covid-19, todas as coletas foram realizadas de forma virtual. Por fim, os dados foram explorados por meio da analise de conteudo. Considerando o conjunto de atividades interligadas as praticas de compras, foram identificadas cinco principais atividades associadas ao uso de smartphones. Elas compreendem a busca por informacoes, planejamento do deslocamento, a utilizacao do dispositivo nos ambientes de compras, a disponibilidade de diferentes meios de pagamento e por fim, a possibilidade de compartilhar avaliacoes a outros consumidores e aos lojistas. Dentre os elementos da pratica, os elementos materias estao representados pelo uso da camera dos celulares, a utilizacao de acessorios e a utilizacao de dados moveis/redes de wi-fi. As competencias estao representadas tanto no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para a utilizacao dos dispositivos, como tambem, na utilizacao dos aparelhos durante as atividades de compras. Por fim, diferentes significados foram identificados. Considerando os aspectos positivos, os smartphones possibilitam maior autonomia e independencia. Por outro lado, geram sentimentos de ansiedade e de desconfianca relacionada a seguranca. Embora estudos anteriores ressaltem o papel dos dispositivos em amenizar a exclusao social, ainda foram destacadas algumas situacoes adversas na realizacao das compras. Alem da falta de preparo de estabelecimentos e vendedores, sao identificadas situacoes de isolamento e invisibilidade. O estudo apresentou contribuicoes teoricas, identificando a necessidade de aproximar os estudos sobre a teoria da pratica, em especial as praticas de compras de grupos negligenciados pelo mercado, como os PcDs, com a pesquisa transformativa do consumidor. Este estudo avanca na compreensao sobre o m-shopping buscando evidenciar como estes dispositivos sao utilizados durante as atividades de compras. Os smartphones possibilitam com que os consumidores possam ganhar uma maior independencia e interacao social, sendo uma tecnologia assistiva importante no processo de compraspt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of new technologies has transformed the way consumers shop and where they shop. Among the innovations, mobile phones (smartphones) are present in consumer activities, being used at different stages in the shopping process. In addition to the perception and intention of shopping with mobile phones, a predominant approach in mobile shopping (m-shopping), understanding the shopping practice itself is an alternative to comprehending how diferente people organize these practices and as a set of elements are interconnected for their performance. When observing the population with disabilities, there is a gap in the perception of this group as consumers, causing a great misunderstanding of what is actually practiced. Understanding the use of smartphones makes it possible to identify situations of vulnerability and how to improve the quality of life of these consumers. Considering these perspectives, the present study presents as its objective the need to understand how the use of smartphones by consumers with disabilities transforms their in-person shopping practices, influencing the situations of vulnerability experienced, as well as the well-being of these consumers. To comprehend the proposed objective, we sought to theoretically approach studies on mshopping, practice theory, disability studies, and transformative consumer research. Methodologically, the study comprises a qualitative research, adopting an interpretivist approach. For data collection, we sought to hold virtual focus groups formed by consumers with disabilities in different Brazilian regions. These groups make it possible to understand socially developed shopping practices. In addition, data collection was adopted through interviews with participants of public policy management councils aimed at people with disabilities in four cities, as well as participation as a listener in the council of people with disabilities in Maringa/PR. Due to the moment of the Covid-19 pandemic, all collections were carried out virtually. Finally, the data were explored through content analysis. Considering the activities linked to shopping practices, five main activities associated with using smartphones were identified. They include the search for information, displacement planning, the use of the device in shopping environments, the availability of different means of payment, and finally, the possibility of sharing reviews with other consumers and shopkeepers. Among the elements of the practice, the raw elements are represented by the use of the mobile phone camera, the use of accessories, and the use of mobile data/wi-fi networks. Competencies are represented both in the development of skills and knowledge for the use of devices, as well as in the use of devices during shopping activities. Finally, different meanings were identified. Considering the positive aspects, smartphones allow greater autonomy and independence. On the other hand, they generate feelings of anxiety and mistrust related to security. Although previous studies emphasize the role of devices in alleviating social exclusion, some adverse situations in shopping were still highlighted. In addition to the lack of preparation of establishments and vendors, situations of isolation and invisibility are identified. The study presented theoretical contributions, identifying the need to bring together studies on theory and practice, especially the purchasing practices of groups neglected by the market, such as PwDs, with transformative consumer research. This study advances the understanding of m-shopping, seeking to show how these devices are used during shopping activities. Smartphones allow consumers to gain greater independence and social interaction, being an important assistive technology in the shopping processpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectConsumidor - Pesquisa transformativapt_BR
dc.subjectTeoria da práticapt_BR
dc.subjectCelular (Smartphones)pt_BR
dc.subjectConsumidores com deficiênciapt_BR
dc.subjectMobile shoppingpt_BR
dc.subject.ddc658.8342pt_BR
dc.titleAdoção de práticas de mobile shopping em compras presenciais : uma análise na perspectiva transformativa Maringá 2022pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Marcelo de Rezende-
dc.contributor.referee2Pinto, Marcelo de Rezende-
dc.contributor.referee3Oliveira, Josiane Silva de-
dc.contributor.referee4Borges, Wiliam Antonio-
dc.contributor.referee5Ichikawa, Elisa Yoshie-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical143 f. : il. (algumas colors.).-
dc.subject.cnpq2Administração-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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