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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Crubellate, João Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Thaís Alves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T19:18:59Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T19:18:59Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Thaís Alves da. Efeitos do modelo de autonomia universitária na dimensão acadêmica do ensino superior: uma abordagem de complexidade institucional e respostas organizacionais. 2022. 300 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7792 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Marcelo Crubellate | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Recentemente, no escopo da New Public Management (NPM) e da narrativa de regulatory autonomy, o governo brasileiro tem disseminado propostas de reformas que visam tornar as universidades públicas mais eficientes, concedendo-lhes maior autonomia formal pelo incentivo à adoção de práticas gerenciais, colaboração com o mercado, busca de recursos privados e/ou restrição de garantias de financiamento governamental. Evidências presentes na literatura internacional indicam que a concessão de autonomia via modelos que ampliam a dependência de recursos externos competitivos pode agravar conflitos entre lógica acadêmica e de mercado, o que prejudica o exercício da autonomia substantiva real no ensino superior. Desse modo, defende-se a tese de que: ao contrário dos modelos de autonomia propostos em reformas direcionadas pela NPM, cujas evidências indicam resultarem no agravo dos conflitos relacionados à complexidade institucional; modelos baseados na garantia de financiamento estatal direto, podem permitir que as universidades respondam à complexidade institucional, preservando sua lógica acadêmica e beneficiando-se de interações produtivas com a lógica de mercado. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar o padrão de respostas a lógicas institucionais divergentes por universidades brasileiras pertencentes a diferentes modelos de autonomia, baseados em financiamento estatal direto. Via estudo de casos múltiplos, foram analisados 3 modelos de autonomia universitária: estadual paranaense, estadual paulista e federal. Constatou-se que, nestas universidades, a garantia de financiamento estatal direto, ao mitigar a dependência de recursos privados, permite que as respostas organizacionais levem à preservação da lógica acadêmica; pois não há pressões para criação de laços de rede fortes com atores do mercado em busca de recursos. As relações com tais atores são devidamente mediadas pelos valores acadêmicos difundidos pela administração universitária, mantida a autonomia individual docente em questões didático-científicas. Entretanto, nem a garantia de financiamento estatal direto, nem o padrão de respostas organizacionais adotado, são determinantes para que a relação de complementariedade entre lógicas acadêmica e de mercado se institucionalize nas universidades, culminando em melhorias no desempenho acadêmico. O que possibilita essa relação é a capacidade de gestão e planejamento de uso dos recursos disponíveis, o que ocorre no modelo estadual paulista apenas. Logo, o que diferencia as universidades brasileiras quanto à capacidade de beneficiarem-se de interações produtivas a partir da associação de lógicas concorrentes, é o nível de autonomia processual real exercida em todas as suas dimensões: administrativa, financeira, patrimonial e de pessoal. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research proposes to understand the meanings of photographs consumption present in families from the transition from material to digital condition. For this investigation, I use the Consumer Culture Theory (CCT), which sees consumption as a sociocultural phenomenon, supported by the discussion of Material Culture as artifacts that involve meanings in the subject-object relationship, here, in particular, between families and photographs, in that one is shaped by the other. Therefore, I adopted a qualitative and interpretive perspective with the use of interviews, observations, and photographs as collection techniques that were realized by fieldwork with families in the Metropolitan Region of Maringá -PR. The analysis procedures involved Content Analysis through the use of Atlas TI software. Based on the heuristic concept developed in this work, categories emerged in the field from four interrelated points: support, device, object, and event of record. In support of registration, I visualized shoebox, album, photo frame, frame, CD, computer, external HD and cloud. In the device, I found the professional camera, analog, digital, and cellphone. In object, I found people, nature, and meals. And, in events, I observed portraits, daily life, birthdays, trips, studies, the end of the year, religious events, photos of oneself, meals, and nature. The main results are the meanings: the materialization of memories, construction of stories, interaction, and disposability, which make me understand that there is not a total passage from the material to the digital condition, but a passage from a previously entirely material condition to a predominantly digital condition of photographs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Autonomia universitária | pt_BR |
dc.subject | Teoria institucional | pt_BR |
dc.subject | Complexidade institucional | pt_BR |
dc.subject | Respostas organizacionais | pt_BR |
dc.subject | Lógicas institucionais | pt_BR |
dc.subject.ddc | 378.1 | pt_BR |
dc.title | Efeitos do modelo de autonomia universitária na dimensão acadêmica do ensino superior : uma abordagem de complexidade institucional e respostas organizacionais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sanches, Simone Leticia Raimundini | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Juliano Domingues da | - |
dc.contributor.referee2 | Rossoni, Luciano | - |
dc.contributor.referee3 | Fabiane, Cortez Verdu | - |
dc.contributor.referee4 | Ichikawa, Elisa Yoshie | - |
dc.publisher.department | Departamento de Administração | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Sociais Aplicadas | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 300 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Administração | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | - |
Aparece nas coleções: | 3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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