Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ecker, Arney Eduardo do Amaral | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Paula Fernanda Quintela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T18:35:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-08T18:35:04Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Paula Fernanda Quintela. Referencial curricular: documento norteador do ensino fundamental na modalidade educação especial voltada ao meio ambiente e sustentabilidade. 2022. [11]35 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7827 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Arney Eduardo do Amaral Ecker | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Balan | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Quando fala-se sobre educação inclusiva, pode-se dizer que deve ser avaliado como sendo um elo de mediação da alfabetização e letramento dentro de um ambiente de ensino regular que visa a uma educação para todos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral, compreender sobre a agroecologia e analisar o que trazem os documentos norteadores do ensino fundamental anos finais na modalidade educação especial. Utilizou-se como método a exploratória, com procedimento bibliográfico e com abordagem qualitativa. Apresentou-se como fontes de pesquisa, bases de informações nacionais e internacionais, além de bancos de teses, dissertações e revistas, bem como citações bibliográficas de diferentes artigos e livros. Como resultados, observou-se que, o referencial curricular torna-se importante, pois, seu intuito é indicar caminhos que contribuam para que as crianças desenvolvam integralmente sua identidade e para que possam ser capazes de crescer como cidadãos, com direitos à infância reconhecidos. O conjunto de orientações que direcionam a elaboração de propostas pedagógicas constantes no Referencial Curricular do Paraná são voltadas à superação das desigualdades educacionais e elevando a qualidade do ensino se estendem à Educação Especial. Conclui-se que, mais do que uma disciplina específica, a Agroecologia se constitui num campo de conhecimento que reúne várias reflexões teóricas e avanços científicos, oriundos de distintas disciplinas que têm contribuído para conformar o seu atual corpus teórico e metodológico | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: When talking about inclusive education, it can be said that it should be evaluated as a link between literacy and literacy mediation within a regular teaching environment that aims at education for all. Therefore, the present research has as general objective, to understand about agroecology and to analyze what the guiding documents of elementary school final years in the special education modality bring. The exploratory method was used, with a bibliographic procedure and a qualitative approach. It was presented as research sources, national and international information bases, as well as banks of theses, dissertations and journals, as well as bibliographic citations of different articles and books. As a result, it was observed that the curricular framework becomes important, since its purpose is to indicate ways that contribute to children's integral development of their identity and so that they can be able to grow as citizens, with recognized childhood rights. The set of guidelines that direct the elaboration of pedagogical proposals contained in the Curricular Reference of Paraná are aimed at overcoming educational inequalities and raising the quality of teaching extend to Special Education. It is concluded that, more than a specific discipline, Agroecology constitutes a field of knowledge that brings together several theoretical reflections and scientific advances, coming from different disciplines that have contributed to shape its current theoretical and methodological corpus | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Referencial curricular - Paraná (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Anos iniciais - Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject.ddc | 371.9 | pt_BR |
dc.title | Referencial curricular : documento norteador do ensino fundamental na modalidade educação especial voltada ao meio ambiente e sustentabilidade | pt_BR |
dc.title.alternative | A agroecologia no referencial curricular do Paraná : um olhar para os documentos norteadores do ensino fundamental anos finais na modalidade educação especial | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Balan, Marcelo Gonçalves | - |
dc.publisher.department | Departamento de Agronomia | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Agrárias | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | [11]35 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Agronomia | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Agrárias | - |
Aparece nas coleções: | 2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Paula Fernanda Quintela Ribeiro_2022.pdf | 389,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.