Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7835
Autor(es): | Ramos, Ricardo Giacopini |
Orientador: | Peres, Lucimar Pontara |
Título: | O ensino de filosofia como prática agroecologica na educação no campo : estudo de caso em uma escola do campo de Agúa Boa, Paiçandu/PR |
Título(s) alternativo(s): | O ensino de filosofia como prática agroecológica na educação do campo: estudo de caso em uma escola do campo de Água boa, Paiçandu-PR |
Palavras-chave: | Agroecologia;Horta orgânica;Horta escolar;Sustentabilidade;Filosofia - Componente curricular |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | RAMOS, Ricardo Giacopini. O ensino de filosofia como prática agroecologica na educação no campo: estudo de caso em uma escola do campo de Agúa Boa, Paiçandu/PR. 2023. [11]96 f. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A filosofia e a agroecologia são peças-chave para uma sociedade que busca ser mais racional e mais sustentável; logo, é necessário discutir formas de ampliar e direcionar seus conhecimentos e práticas para a educação básica pública, em especial a do campo. Dito isso, a presente pesquisa teve como objetivo investigar de que forma o desenvolver de práticas agroecológicas em uma escola do campo pode estimular o conhecimento da agroecologia e auxiliar em uma formação própria para a educação do campo. A metodologia da pesquisa foi abordada por meio de duas perspectivas: pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Para a pesquisa bibliográfica, foram feitos estudos teóricos que expõem diversas problemáticas e dificuldades que permeiam e integram o ensino de filosofia, a agroecologia e a educação do campo. Para o estudo de caso, através do componente curricular de filosofia, foi realizada a experiência de implementação de uma horta agroecológica com os nove alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo José de Anchieta localizado em Água Boa, distrito do município de Paiçandu-PR, observando como essa prática tem potencial para se relacionar com o ensino de filosofia. Posteriormente, foi aplicado um questionário visando conhecer as opiniões e o entendimento que os discentes têm sobre as bases rurais e sobre assuntos básicos, porém necessários para que eles possam entender o contexto em que estão inseridos. A partir disso, foi desenvolvida a discussão dos resultados em diálogo com os temas pesquisados. A pesquisa mostrou que o desenvolvimento de uma prática agroecológica como a implementação de uma horta escolar tem potencial para contribuir com o ensino de filosofia e viabilizar uma formação filosófica adequada para a educação do campo. Como resultado final, houve interesse dos estudantes em participar de uma experiência dessa perspectiva, com novos conhecimentos e práticas ABSTRACT: Philosophy and agroecology are key elements for a society that seeks to be more rational and more sustainable, therefore, it is necessary to discuss ways to expand and direct its knowledge and practices to public basic education, especially in the countryside. That said, the present research aimed to investigate how the development of agroecological practices in a rural school can stimulate knowledge of agroecology and help in a formation suitable for rural education. The research methodology took place in two perspectives: bibliographical research and case study. For bibliographical research, theoretical studies were carried out that expose various problems and difficulties that permeate and integrate the teaching of philosophy, agroecology and rural education. For the case study, through the curricular component of philosophy, the experience of implementing an agroecological garden was carried out with the nine students of the first year of high school at Colégio Estadual do Campo José de Anchieta located in Água Boa district of the municipality of Paiçandu-PR, noting how this practice has the potential to relate to the teaching of philosophy. Subsequently, a questionnaire was applied in order to know the opinions and understanding that students have about rural bases and about basic subjects, but necessary so that they can understand the context in which they are inserted. From this, the discussion of the results was developed in dialogue with the researched themes. The research showed that the development of an agroecological practice such as the implementation of a school garden has the potential to contribute to the teaching of philosophy and enable adequate philosophical training for rural education. As a final result, the students were interested in participating in an experience from this perspective, with new knowledge and new practices |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Lucimar Pontara Peres Coorientador: Prof. Dr. Cláudio Gomes da Silva Júnior Pedroso Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7835 |
Aparece nas coleções: | 2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ricardo Giacopini Ramos_2023.pdf | 3,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.