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Autor(es): Luiz, Cintya Fonseca
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: A construção da identidade de professores de Ciências e Biologia : influências, formação e profissionalização
Banca: Della Justina, Lourdes Aparecida
Banca: Lima, Bárbara Grace Tobaldini de
Banca: Obara, Ana Tiyomi
Banca: Gomes, Luciano Carvalhais
Palavras-chave: Identidade docente;Professores de ciências - Formação;Professor - Formação de personalidade;Professores de biologia - Formação
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LUIZ, Cintya Fonseca. A construção da identidade de professores de Ciências e Biologia : influências, formação e profissionalização . 2021. 151 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Ao se estudar a profissão docente, é necessário compreendê-la em todas as suas dimensões. Ressaltamos, nesta pesquisa, a constituição da identidade docente, a qual pode ser entendida como um processo contínuo de construção e reconstrução na interação dos aspectos profissional, social, psicológico, familiar, espiritual, dentre outros, do ser humano. Neste sentido, estudar a identidade docente possibilita compreender uma possível "crise de identidade" que muitos professores vivenciam atualmente, e os seus reflexos na sua prática. Então, o nosso problema de investigação é: Como a construção da identidade do professor de Ciências e de Biologia, atuante na região de Ubiratã-PR, no período de 1970 a 2020, pode ser compreendida? Para isso, é importante que sejam consideradas as trajetórias dos professores, situando o percurso da construção identitária do professor, que está estreitamente ligado ao desenvolvimento da sociedade. Diante de tais problemáticas acerca da formação de professores, esta pesquisa tem por objetivo investigar a identidade do professor de Ciências e de Biologia, construída no período de 1970 a 2020, a partir da apresentação do percurso histórico da profissão docente e por meio de entrevistas do tipo história oral com professores que atuaram nas últimas cinco décadas. Dentre as diferentes abordagens da pesquisa qualitativa, esta investigação se pauta nos fundamentos da técnica de história oral para a constituição de dados. Essa investigação ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, realizada com professores de Ciências e/ou de Biologia, que lecionaram no período de 1970 a 2020, sendo dois professores de cada década, totalizando 10 professores entrevistados. A localização desses professores ocorreu por meio do NRE de Goioerê-PR. A partir do corpus desta pesquisa, a discussão dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursa para a interpretação dos resultados. As categorias apresentadas originaram-se por meio do método intuitivo, o qual possibilitou a construção de três categorias emergentes: As várias faces de um mesmo problema e a Caixa de Pandora; Atravessamento das ações do professor no espaço e no tempo, a imortalidade da Fênix; Identidade docente: criando mosaicos. No primeiro metatexto identificamos que a desvalorização social da profissão docente é uma das grandes problemáticas que dificultam a construção da identidade docente, sendo diversos os fatores dessa desvalorização no contexto da sociedade pós-moderna. No segundo metatexto, foi possível evidenciar a influência que os professores exercem sobre seus alunos em sala de aula, sendo necessário que o professor compreenda a responsabilidade de sua profissão, que atravessa a história deixando marcas nas lembranças dos alunos e que ultrapassam o contexto escolar. No terceiro metatexto, evidenciamos que a identidade docente é a união das crenças, valores, experiências, contexto social, econômico e político do indivíduo, que estão arraigados em sua personalidade, em sua pessoa, o que distancia-se do conceito de identidades. E, por fim, apresentamos o novo emergente Conhece-te a ti mesmo! Se não soubermos descrever quem sou eu, professor, não há possibilidade de se identificar com a profissão, pois as raízes da identidade do professor estão arraigadas na pessoa do professor. Esperamos, com essa pesquisa, apresentar outras compreensões, de forma holística, acerca da profissão docente e seu atravessamento ao longo da história
ABSTRACT: When the teaching profession is analysed, it is necessary to understand it in all its dimensions. This research emphasized the constitution of the teacher's identity, which can be understood as a continuous process of construction and reconstruction in the interaction of professional, social, psychological, family and spiritual aspects of the human being, and even include other aspects. This way, by studying the teachers' identity, it is made easier to understand a possible "identity crisis" that many teachers experience nowadays, and its reflexes in their practice. Therefore, this research problem is: How can we understand the construction of the identity of Science and Biology teachers, working in Ubiratã-PR region, from 1970 to 2020? In order to make this a reality, it is important to consider the teachers' professional routes, placing the path of the teacher's identity construction and assuring that this is closely linked to the development of society. Faced with such complexity concerning teacher's education, this research aims to investigate the identity of Science and Biology teachers, made up from 1970 to 2020, by presenting the historical path of the teaching profession and also through oral history interviews with teachers who worked in the last five decades. Among the different approaches of qualitative research, this investigation is based on the fundamentals of the oral history technique for the constitution of the data. This investigation was carried out through semi-structured interviews with Science and/or Biology teachers who taught from 1970 to 2020, two teachers from each decade, performing a total of 10 people interviewed. For those teachers to be found, the regional district of education (NRE), in Goioerê-PR, offered support with the necessary information. From the corpus of this research, the data discussion was based on the Textual Discourse Analysis for the interpretation of the results. The categories presented were created through the intuitive method, which allowed the construction of three emerging categories: The various sides of the same problem and the Pandora's Box; Crossing the actions of the teacher in space and time, the immortality of the Phoenix; Teacher identity: creating mosaics. In the first metatext, it was identified that the social devaluation of the teaching profession is one of the major problems that makes the construction of the teaching identity even more difficult, and showing that several factors of this devaluation exist in the context of post-modern society. In the second metatext, it was possible to evidence the influence that teachers have on their students in the classroom, so it is necessary that teachers understand this big responsibility of their profession which crosses the history and is remarkable in students' memories going beyond the school context. In the third metatext, it is shown that teacher identity is the union of beliefs, values and experiences and also the social, economical and political context of the individual and this is rooted in his/her personality, and it differs from the concept of identities. And finally, this research presents the new and emergent concept "Know Yourself!". If the individual can't describe who he/she is, there is no possibility of creating an identity with the profession, because the roots of teacher identity are totally linked to the teacher's person. This work really tried to present other understandings, in a holistic way, about the teaching profession and its crossing throughout history
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis Oliveira
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7844
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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