Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7846
Autor(es): Oliveira, Edi Carlos de
Orientador: Verdu, Fabiane Cortez
Título: Valoração econômica da pesquisa universitária : a movimentação da economia local a partir do investimento em bolsas de pesquisa
Banca: Rese, Natália
Banca: Severgnini, Elizandra
Banca: Silva, Juliano Domingues da
Banca: Borges, William Antonio
Banca: Souza, José Paulo de
Palavras-chave: Pesquisa universitária - Valorização econômica;Dispositivos de calculabilidade;Bolsas de pesquisa;Economia local
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Edi Carlos de. Valoração econômica da pesquisa universitária: a movimentação da economia local a partir do investimento em bolsas de pesquisa. 2023. 200 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, que combina procedimentos qualitativos e quantitativos, teve como objetivo analisar como os acadêmicos da UEM gastam o dinheiro proveniente das bolsas de pesquisa. O nível de análise é grupal e a unidade de análise é composta pelos acadêmicos vinculados às modalidades de bolsa de pesquisa ofertadas pela UEM (PIBIC; PIBITI; PIBID; Mestrado; Doutorado; e, Pós-doutorado). A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A etapa qualitativa teve por objetivo a coleta de dados sociodemográficos, acadêmicos e sobre a maneira como os bolsistas gastam o dinheiro proveniente das bolsas de pesquisa. Foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas com bolsistas de diferentes modalidades, que serviram de suporte para a estruturação do questionário aplicado na etapa quantitativa, a qual teve uma amostra de 636 bolsistas. Os dados da etapa qualitativa foram analisados por meio do processo de codificação da Grounded Theory (codificação aberta, axial e seletiva), com apoio do software ATLAS.ti. Os dados coletados na etapa quantitativa foram analisados por meio de estatística descritiva, teste KMO, curva da variância individual, análise fatorial exploratória, teste de confiabilidade (Alfa de Cronbach), média dos fatores, comparação das médias, análise de variância a um fator (ANOVA), teste de Levene, gráfico Scree Plot e teste Post Hoc de Games-Owell, com apoio do software Jamovi. Os resultados demonstraram que os programas institucionais de bolsa de pesquisa da UEM beneficiam 1824 acadêmicos. Dos 636 bolsistas que participaram da pesquisa, constatou-se que a maioria é solteiro, proveniente de escola pública e que a decisão de estudar na UEM foi pela excelência da universidade. A maioria dos bolsistas sobrevive apenas com o dinheiro da bolsa de pesquisa e utiliza o valor recebido para custear os gastos com moradia, alimentação, produtos de necessidade básica, produtos de higiene pessoal, comunicação/internet, saúde, lazer, festas e cuidados pessoais. No entanto, os resultados numérico-econômicos demonstraram que os recursos captados pela UEM e distribuídos na forma de bolsas de pesquisa movimentam a economia local por meio dos gastos dos bolsistas em segmentos específicos do mercado (evidenciados a partir de uma escala de gastos). Esses resultados possibilitam atribuir legitimidade ao processo de pesquisa; justificar os investimentos realizados na ciência; propiciar melhor percepção do retorno econômico da pesquisa e maior compreensão/credibilidade da sociedade em relação ao investimento em pesquisa realizado pela universidade, contribuindo para a redução do distanciamento cognitivo que existe entre esses atores e tornando a valoração econômica da pesquisa universitária em algo passível de melhor compreensão social
Abstract: This research, which combines qualitative and quantitative procedures, aimed to analyze how UEM academics spend money from research grants. The level of analysis is group and the unit of analysis is composed of academics linked to the types of research scholarships offered by UEM (PIBIC; PIBITI; PIBID; Master's; Doctorate; and Postdoctoral). The research was developed in two stages. The qualitative stage aimed to collect socio-demographic and academic data and data on how fellows spend the money from research grants. Thirteen semi-structured interviews were carried out with scholarship holders from different modalities, which served as support for structuring the application in the quantitative stage, which had a sample of 636 scholarship holders. Data from the qualitative stage were analyzed using the Grounded Theory coding process (open, axial and selective coding), with the support of the ATLAS.ti software. The data collected in the quantitative stage were analyzed using descriptive statistics, KMO test, individual variance curve, exploratory factor analysis, reliability test (Cronbach's Alpha), mean of factors, comparison of means, one-way analysis of variance (ANOVA), Levene's test, Scree Plot chart and Games-Owell's Post Hoc test, supported by Jamovi software. The results showed that UEM's institutional research grant programs benefit 1824 academics. Of the 636 scholarship holders who participated in the survey, it was found that most are single, from public schools and that the decision to study at UEM was based on the excellence of the university. Most scholarship holders survive only on the research grant money and use the amount received to cover expenses with housing, food, basic necessities, personal hygiene products, communication/internet, health, leisure, parties and personal care. However, the numerical-economic results showed that the resources raised by the UEM and distributed in the form of research grants move the local economy through the expenses of fellows in specific segments of the market (evidenced from a scale of expenses). This result makes it possible to attribute legitimacy to the research process; justify the investments made in science; provide a better perception of the economic return of research and greater understanding/credibility of society in relation to the investment in research carried out by the university, contributing to the reduction of the cognitive distance that exists between these actors and making the economic valuation of university research into something that can be improved social understanding
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Fabiane Cortez Verdu
Coorientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento
Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7846
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Edi Carlos de Oliveira_2023.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.