Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeres, Lucimar Pontarapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Luci Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T21:40:36Z-
dc.date.available2024-11-11T21:40:36Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationCARDOSO, Luci Ferreira. A horta na educação infantil como prática de ensino e incentivo ao consumos dos vegetais. 2023. [12]72 p. Dissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7850-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Lucimar Pontara Perespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Cláudio Gomes da Silva Júnior Pedrosopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: É sabido que a educação ambiental é um instrumento importantíssimo e fundamental, principalmente na educação infantil, pois, é preciso ensinar desde muito cedo a preservação do meio ambiente, para que as crianças possam se tornar adultos conscientes e responsáveis. Partindo deste pressuposto, o objetivo principal do projeto, foi a construção de uma horta, como forma de incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes focalizando na verdura "alface", para os alunos, bem como toda a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Prefeito Lauro Ranolfo Muller, localizado no Município de Cidade Gaúcha no Noroeste do Estado do Paraná. Desta forma, foram construídos canteiros em uma horta já existente no pátio do sindicato dos servidores públicos do município de Cidade Gaúcha Paraná, que fica ao lado do CMEI acima citado. Para isso, foi feito um estudo, no local, a fim de coletar dados para o desenvolvimento deste projeto como, situação atual do solo, materiais necessários para a construção dos canteiros, luz solar, seleção da verdura a ser plantada, dentre outros pontos pertinentes para o sucesso do projeto. O método utilizado no desenvolvimento do trabalho foi com aulas teóricas em sala de aula, rodas de conversa e atividades como, por exemplo, pinturas de desenhos de verduras, e aulas práticas envolvendo profundamente os alunos e professores, inclusive o plantio das mudas. A avaliação foi feita através do google forms com a aplicação de 5 questionários sendo, 1 para Direção, contendo 18 questões, 1 para a Coordenação contendo 20 questões, 1 para as professoras contendo 17 questões, 1 para as cozinheiras contendo 16 questões e 1 para as mães contendo 17 questões. Os alunos participaram de todo o processo, desde a preparação dos canteiros, até a colheita e consumo dos alimentos plantados na horta. Participaram também, os funcionários do CMEI e do sindicato, focalizando sempre na aprendizagem, desenvolvimento infantil e na alimentação saudável, provocando discussões relacionadas ao meio ambiente. A pesquisa justificou-se da necessidade de mostrar para as crianças uma boa alimentação. Esperou-se com este projeto, uma rotina de hábitos alimentares de todos os envolvidos e uma reflexão entorno do tema apresentado, levando-as a pensar uma nova forma de se alimentarem e se relacionarem com o meio ambientept_BR
dc.description.abstractABSTRACT: It is well known that environmental education is a very important and fundamental instrument, especially in early childhood education, because it is necessary to teach the preservation of the environment from an early age, so that children can become conscious and responsible adults. Based on this assumption, the main objective of the project was the construction of a vegetable garden, as a way of encouraging the consumption of fruits, vegetables focusing on the vegetables "lettuce", for students, as well as the entire school community of the Municipal Center of Mayor Lauro Ranulfo Muller, located in the municipality of Gaúcha City in the northwest of the state of Paraná. Thus, flowerbeds were built in a garden already existing in the courtyard of the Union of Public Servants of the city of Cidade Gaúcha Paraná, which is next to the above CMEI. For this, a study was done on site in order to collect data for the development of this project as, current soil situation, materials needed to build the flowerbeds, sunlight, selection of vegetables to be planted, among other relevant points for the success of the project. The method used in the development of the work was with theoretical classes in the classroom, conversation wheels and activities such as vegetable designs paintings, and practical classes involving students and teachers deeply, including planting of seedlings. The assessment was made through Google Forms with the application of 5 questionnaires being, 1 for direction, containing 18 questions, 1 for coordination containing 20 questions, 1 for teachers containing 17 questions, 1 for cooks containing 16 questions and 1 for The mothers containing 17 questions. The students participated in the entire process, from the preparation of the flower beds, to the harvest and consumption of foods planted in the garden. Also participating were the employees of CMEI and Union, always focusing on learning, child development and healthy eating, causing discussions related to the environment. The research justified the need to show children a good diet. He waited with this project, a routine of eating habits of all involved and a reflection surrounding the theme presented, leading them to think a new way of feeding and relate to the environmentpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAlimentos saudáveispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAgroecologia - Educação escolarpt_BR
dc.subject.ddc577.55pt_BR
dc.titleA horta na educação infantil como prática de ensino e incentivo ao consumos dos vegetaispt_BR
dc.title.alternativeA horta na educação infantil do CMEI - Lauro Muller de Cidade Gaúcha- PR, como integração aos valores agroecológicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPedroso, Cláudio Gomes da Silva Júnior-
dc.publisher.departmentDepartamento de Agronomia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional-
dc.subject.cnpq1Ciências Agrárias-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical[12]72 p. : il. color.-
dc.subject.cnpq2Agronomia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Agrárias-
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Luci Ferreira Cardoso_2023.pdf4,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.