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Autor(es): Breda, Adriana Soares
Orientador: Schiavi, Sandra Mara de Alencar (Sandra Mara de Alencar Schiavi)
Título: Atributos de produto em cadeias agroalimentares : um estudo na cadeia de frutas nativas
Banca: Souza, José Paulo de
Banca: Pereira, Jaiane Aparecida
Palavras-chave: Economia dos custos de mensuração (ECM) - Estrutura de governança;Economia dos custos de transação (ECT) - Estrutura de governança;Estrutura de governança - Frutas nativas;Atributos do produto
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BREDA, Adriana Soares. Atributos de produto em cadeias agroalimentares: um estudo na cadeia de frutas nativas. 2023. 190 f. Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, esse paradigma é fruto de um processo milenar que está associado a fatores sociais e ambientais. Em resposta a disseminação de modelos hegemônicos globais e a perda da biodiversidade tem-se o fortalecimento do cultivo de plantas nativas. Diante disso, este estudo busca compreender como os atributos de produto na percepção dos consumidores e as dimensões e atributos das transações exercem influência na estrutura de governança adotada entre produtores de frutas nativas e agentes a jusante no estado do Paraná/PR. Para tanto, foram utilizados como aportes teóricos a Economia dos Custos de Transação (ECT), a Economia dos Custos de Mensuração (ECM) e a abordagem Atributos de Produto, em complementaridade. Em vista de alcançar tal objetivo, foi empregada uma pesquisa de abordagem mista. Os procedimentos metodológicos foram conduzidos por meio de duas fases, sendo a primeira quantitativa utilizando questionário estruturado e validação por meio de especialistas (agentes-chave) e a segunda qualitativa utilizando entrevistas com roteiro semiestruturado. Para a análise dos dados foi adotada a análise de estatística descritiva para a pesquisa quantitativa e análise de conteúdo para a pesquisa qualitativa. Os resultados encontrados apontam que o consumidor de frutas nativas do estado do Paraná valoriza o atributo sabor em um nível elevado, seguido de frescor e ser saudável, em detrimento dos demais atributos levantados, sendo eles: aroma; livre de danos; sem químicos; durabilidade; coloração; diversidade de uso e informações. Na perspectiva do consumidor, as frutas nativas e o seu sabor estão associados à nostalgia, lembranças de infância e regiões, que remetem a afetividade e emoções, desta forma, presume-se que atributos intrínsecos e extrínsecos exercem influência na decisão de compra do consumidor de frutas. Considerando o lado da ECT, a estrutura de governança predominante nas transações da cadeia de frutas nativas é a híbrida relacional, baseada principalmente em confiança e reputação, envolvendo alta recorrência das transações, incertezas e especificidade de ativos, além do mais, os atores envolvidos evitam o desenvolvimento de dependência bilateral entre as partes. Pelo lado da ECM, constatou-se que as frutas nativas envolvem atributos de difícil mensuração como o sabor e a cor. Além do mais, dimensões não mensuráveis estão presentes nas transações, considerando que se trata de um produto com potencial de diferenciação e agregação de valor. Conclui-se, considerando todos os elementos envolvidos nas transações da cadeia de frutas nativas que estruturas de governança complexas são necessárias, adotando mecanismos legais e garantias que promovam a delimitação de direitos de propriedade, coordenação e a entrega de atributos de valor ao consumidor
Abstract: Brazil has the greatest biodiversity in the world, this paradigm is the result of an ancient process that is associated with social and environmental factors. In response to the dissemination of global hegemonic models and the loss of biodiversity, the cultivation of native plants has been strengthened. Therefore, this study seeks to understand how product attributes in the perception of consumers and the dimensions and attributes of transactions influence the governance structure adopted between native fruit producers and downstream agents in the state of Paraná/PR. To this end, the Economics of Transaction Costs (ECT), the Economics of Measurement Costs (ECM) and the Product Attributes approach were used in complementarity. In order to achieve this objective, a mixed approach research was used. The methodological procedures were conducted through two phases, the first being quantitative using a structured questionnaire and validation through experts (key agents) and the second qualitative using interviews with a semi-structured script. For data analysis, descriptive statistics analysis was adopted for quantitative research and content analysis for qualitative research. The results found indicate that the consumer of native fruits from the state of Paraná values the flavor attribute at a high level, followed by freshness and being healthy, to the detriment of the other attributes raised, namely: aroma; damage free; no chemicals; durability; colors; diversity of use and information. From the consumer's perspective, native fruits and their flavor are associated with nostalgia, childhood memories and regions, which refer to affectivity and emotions, thus, it is assumed that intrinsic and extrinsic attributes influence the consumer's purchase decision of fruits. Considering the ECT side, the predominant governance structure in the transactions of the native fruit chain is the relational hybrid, based mainly on trust and reputation, involving high recurrence of transactions, uncertainties and asset specificity, in addition, the actors involved avoid the development of bilateral dependence between the parties. On the ECM side, it was found that native fruits involve attributes that are difficult to measure, such as flavor and color. Furthermore, non-measurable dimensions are present in transactions, considering that it is a product with potential for differentiation and value addition. It was concluded, considering all the elements involved in the transactions of the native fruit chain, that complex governance structures are necessary, adopting legal control and guarantees that promote the delimitation of property rights, coordination and the delivery of value attributes to the consumer
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Sandra Mara de Alencar Schiavi
Coorientador: Prof. Dr. Juliano Domingues da Silva
Dissertação (mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7890
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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