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Autor(es): Vilas Boas, Luana Furtado
Orientador: Ichikawa, Elisa Yoshie
Título: Comunidades remanescentes quilombolas "Tobias Ferreira" e "Castorina Maria da Conceição" no Paraná : o discurso historiográfico e o silenciamento do "outro"
Banca: Borges, William Antonio
Banca: Souza, José Paulo de
Banca: Chagas, Priscilla Borgonhoni
Banca: Gouvêa, Josiane Barbosa
Banca: Angnes, Juliane Sachser
Palavras-chave: Comunidade quilombola - Paraná ( Estado) - Historiografia;Comunidade quilombola - Paraná ( Estado) - Práticas cotidianas - Gestão ordinária;Comunidade quilombola - Paraná (Estado) - Identidades;Comunidade quilombola - Paraná (Estado) - Território;Comunidade quilombola - Paraná (Estado) - Outridade
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: VILAS BOAS, Luana Furtado. Comunidades remanescentes quilombolas "Tobias Ferreira" e "Castorina Maria da Conceição" no Paraná: o discurso historiográfico e o silenciamento do "outro". 2024. 155 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR.
Abstract: Resumo: A compreensão de que a operação historiográfica está relacionada à combinação de um lugar, uma prática e uma escrita, e que, nesse sentido a escrita pode evidenciar, mas também silenciar e homogeneizar, possibilita questionar narrativas hegemônicas que constroem um discurso "sobre" o Outro. Nesse contexto, Michel de Certeau nos faz refletir e ponderar sobre as limitações quanto ao processo de pesquisa junto a um Outro, ao passo que este Outro é inacessível. Assim, entendo que a partir do colonialismo e dos discursos sobre o outro, legitimados pela historiografia, houve uma tentativa de fixação de identidades individuais e coletivas às comunidades remanescentes quilombolas. A partir do pressuposto de que essas ideias podem ser contestadas, uma vez que os quilombolas viveram diferentes realidades históricas, passaram pela mobilidade das suas identidades e carregam inventividades em suas práticas cotidianas, minha tese tem como objetivo geral realizar aproximações sobre as realidades históricas e cotidianas das comunidades remanescentes quilombolas Tobias Ferreira e Castorina Maria da Conceição em Palmas, no Paraná, a fim de desvelar como o discurso historiográfico constituiu suas identidades de forma homogênea, e que necessariamente não condiz com as vivências apresentadas nessas comunidades. Em termos metodológicos, utilizando o método de história oral, realizei entrevistas com quilombolas das duas comunidades, além de pesquisa bibliográfica em fontes secundárias. Já a análise, foi realizada mediante pesquisa bibliográfica com apreensão dos discursos sobre as comunidades quilombolas do Paraná, considerando as narrativas e aproximações realizadas junto aos quilombolas, assim como abordagem teórica fundamentada na construção deste trabalho. Quanto aos resultados, constatei que ainda existem discursos que constituem de modo essencialista as identidades dos quilombolas, com generalizações e afirmações que totalizam e segregam. Ainda, minha vivência em campo e as histórias vividas pelos quilombolas mostraram discrepâncias em relação ao discurso oficial. Os pequenos vestígios deste outro permitem compreender um rompimento com as essências, pois há uma hibridização que perpassa pelas identidades. A mobilidade do quilombo é evidenciada pelo cruzamento de fronteiras, e as identidades quilombolas são representadas em diferentes espaços e contextos distintos. Portanto, a mobilidade e inventividade das práticas cotidianas dos quilombolas, que vivem diferentes realidades históricas, mostram a impossibilidade de unificar e totalizar as identidades quilombolas, evidenciando que, deste outro, inacessível, é possível apenas uma aproximação através dos rastros de alteridade
Abstract: The understanding that the historiographical operation is related to the combination of a place, a practice, and a writing, and that, in this sense, writing can highlight but also silence and homogenize, enables us to question hegemonic narratives that construct a discourse "about" the Other. In this context, Michel de Certeau makes us reflect and ponder the limitations of the research process involving an Other, as this Other is inaccessible. Thus, I understand that, from colonialism and the discourses about the other, legitimized by historiography, there was an attempt to fix individual and collective identities onto the remaining quilombola communities. Based on the premise that these ideas can be contested, since quilombolas experienced different historical realities, underwent the mobility of their identities, and carry inventiveness in their daily practices, my thesis aims to explore the historical and daily realities of the remaining quilombola communities Tobias Ferreira and Castorina Maria da Conceição in Palmas, Paraná, in order to uncover how historiographical discourse has constructed their identities in a homogeneous way, which does not necessarily align with the experiences presented in these communities. Methodologically, using the oral history method, I conducted interviews with quilombolas from both communities, in addition to bibliographic research in secondary sources. The analysis was carried out through bibliographic research, capturing the discourses about the quilombola communities of Paraná, considering the narratives and approaches made with the quilombolas, as well as the theoretical approach that underpins this work. Regarding the results, I found that there are still discourses that essentialize the identities of quilombolas, with generalizations and assertions that totalize and segregate. Moreover, my field experience and the stories lived by the quilombolas revealed discrepancies in relation to the official discourse. The small traces of this Other allow us to understand a break with essences, as there is a hybridization that permeates identities. The mobility of the quilombo is evidenced by the crossing of borders, and quilombola identities are represented in different spaces and distinct contexts. Therefore, the mobility and inventiveness of quilombolas' daily practices, who live different historical realities, demonstrate the impossibility of unifying and totalizing quilombola identities, showing that from this inaccessible Other, only an approximation through traces of alterity is possible
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Elisa Yoshie Ichikawa
Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2024
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7915
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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