Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVerdu, Fabiane Cortezpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Valéria Khristina Fregadollipt_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T21:47:31Z-
dc.date.available2024-11-18T21:47:31Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Valéria Khristina Fregadolli. Conhecimento organizacional, rede de relacionamento interorganizacional e internacionalização de empresas de software de Maringá, estado do Paraná. 2023. 133 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 , Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7916-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Fabiane Cortez Verdupt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo descreveu como as empresas de software de Maringá por meio de redes de relacionamentos interorganizacionais compartilham conhecimentos que levam à internacionalização. Esta pesquisa é descritiva, adotou procedimentos qualitativos e usou como estratégia o estudo comparativo de casos múltiplos de três empresas, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, formulário, observação não participante e documentos. Como resultados identificou os processos de internacionalização - gradual ou desde o início das atividades - das três empresas. Caracterizou as redes de relacionamentos interorganizacionais composta por clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes, conforme os laços estabelecidos por meio da formalidade, força e imersão. Classificou os conhecimentos compartilhados em tácito e explícito de acordo com a tipologia do conhecimento de internacionalização, tecnológico e de mercado. Os tipos de conhecimentos compartilhados nas redes de relacionamentos interorganizacionais que viabilizam a internacionalização foram identificados como conhecimento de mercado e dizem respeito aos aspectos governamentais, políticos, culturais, clima de negócios, visão de mundo e análise de clientes. Em sua maioria, o compartilhamento é feito por meio de laços fortes, formais e imersos firmados com seus parceiros locais, escolhidos para ajudar a entender o país anfitrião e atenuar o ônus de ser estrangeiropt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study described how Maringá’s software companies, through business networks, share knowledge that leads to internationalization. This research is descriptive, adopted qualitative procedures and used as a strategy the comparative study of multiple cases involving three companies, whose data were collected through semi-structured interviews, forms, non-participant observation, and documents. Findings, it identified the internationalization approach – gradual or born global – of the three companies. It characterized business networks made up of customers, partners, suppliers, and competitors, according to the ties established through formality, strength, and embeddedness. It classified shared knowledge into tacit and explicit according to the typology of internationalization, technological and market knowledge. The types of knowledge shared in business networks that enable internationalization were identified as market knowledge and relate to governmental, political, cultural aspects, business climate, worldview and customer analysis. Mainly, sharing is done through strong, formal and embeddedness ties with local partners, chosen to help understand the host country and mitigate the liability of foreignnesspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectConhecimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEstudo de casos múltiplospt_BR
dc.subjectRede de relacionamento interorganizacionalpt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subject.ddc658pt_BR
dc.titleConhecimento organizacional, rede de relacionamento interorganizacional e internacionalização de empresas de software de Maringá, estado do Paranápt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Robinson, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Souza, José Paulo de-
dc.contributor.referee3Crubellate, João Marcelo-
dc.contributor.referee4Coutinho, Fernanda Gabriela de Andrade-
dc.contributor.referee5Silva, Juliano Domingues da-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração-
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical133 f. : il.-
dc.subject.cnpq2Administração-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadas-
dc.contributor.referee6Noveli, Márcio-
Aparece nas coleções:3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Valeria Khristina Fregadolli Ferreira_2023.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.