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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7918
Autor(es): | Palongan, Elisângela Conceição Vieira |
Orientador: | Cassandre, Marcio Pascoal |
Título: | "Administrador(a), como você aprendeu a ser docente?" : os saberes e competências da formação docente em administração |
Banca: | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima |
Banca: | Shimazaki, Elsa Midori |
Banca: | Chagas, Priscilla Borgonhoni |
Banca: | Souza, José Paulo de |
Palavras-chave: | Formação docente - Administração;Práticas didáticas pedagógicas;Pós-graduação stricto sensu - Administração;Docência em administração;Saberes docentes - Competências docentes |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | PALONGAN, Elisângela Conceição Vieira. "Administrador(a), como você aprendeu a ser docente?": os saberes e competências da formação docente em administração. 2024. 218 f. Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | Resumo: Há um crescimento exponencial do número de instituições de ensino superior nos últimos anos, sendo a área de Negócios, em que o curso de Administração está inserido, uma das que possui a maior parcela de crescimento em cursos de graduação no Brasil. Consequentemente, há uma maior demanda para docentes em Administração, o que nos faz questionar como têm sido o ambiente de formação docente nos cursos de pós-graduação stricto sensu, já que boa parte dos mestres e doutores, que são titulados, atuarão na docência. Considerando os programas de pós-graduação em Administração listados na CAPES, foi possível identificar que somente 57% deles possui disciplina direcionada para a formação docente do estudante, o que representa a necessidade de se pensar tal temática, além de compreender a construção dos saberes e competências docentes esperados dos docentes em Administração. Já que os saberes não se resumem aos saberes técnicos da docência, mas também os saberes construídos ao longo da vivência do docente e, as competências denotam da capacidade desenvolvida a partir de determinado conhecimento. Desta forma, esta pesquisa busca compreender como ocorre a formação docente de estudantes de um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. Para tanto, a pesquisa qualitativa deste estudo está dividida em sete fases: 1) reconhecimento de campo; 2) organização de uma disciplina de prática docente; 3) acompanhamento da disciplina; 4) verificação de resultado; 5) observação não participante com docentes, que tenham participado de uma disciplina de prática docente e outros que não tenham participado; 6) organização de um encontro com estudantes que participaram da segunda turma da disciplina; 7) contato com egressos de um programa de pós-graduação em Administração e solicitar resposta a um questionário. Os dados coletados foram submetidos a uma análise interpretativa, à luz da Teoria da Atividade Histórico-Cultural, seguindo o que propõe Bardin, com a identificação de categorias comuns que indicam os elementos que são necessários à formação docente. Verificamos a demanda para que a educação docente em Administração seja tema recorrente nos programas de pós-graduação e componente da formação do pós-graduando, com a compreensão de que a formação docente é também composta pelas experiências e vivências do indivíduo que vão se construindo ao longo de sua jornada acadêmica, profissional e vivencial Abstract: There has been an exponential growth in the number of higher education institutions in recent years, with the Business area, in which the Administration course is included, being one of those with the largest share of growth in undergraduate courses in Brazil. Consequently, there is a greater demand for Administration teachers, which makes us question what the teacher training environment has been like in stricto sensu postgraduate courses, since a good number of masters and doctors, who have degrees, will work in teaching. Considering the postgraduate programs in Administration listed in CAPES, it was possible to identify that only 57% of them have a discipline aimed at student teaching training, which represents the need to think about this topic, in addition to understanding the construction of knowledge and teaching skills expected of Administration teachers. Since knowledge is not limited to the technical knowledge of teaching, but also the knowledge built throughout the teacher's experience, competencies denote the capacity developed from certain knowledge. In this way, this research seeks to understand how the teaching training of students in a stricto sensu postgraduate program in Administration occurs. To this end, the qualitative research of this study is divided into seven phases: 1) field recognition; 2) organization of a teaching practice discipline; 3) discipline monitoring; 4) result verification; 5) non-participant observation with teachers, who have participated in a teaching practice discipline and others who have not participated; 6) organization of a meeting with students who participated in the second class of the subject; 7) contact graduates of a postgraduate program in Administration and request a response to a questionnaire. The collected data was subjected to an interpretative analysis, in light of the Historical-Cultural Activity Theory, following what Bardin proposes, with the identification of common categories that indicate the elements that are necessary for teacher training. We verified the demand for teaching education in Administration to be a recurring theme in postgraduate programs and a component of postgraduate training, with the understanding that teaching training is also made up of the individual's experiences that are constructed throughout throughout your academic, professional and experiential journey |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Marcio Pascoal Cassandre Tese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7918 |
Aparece nas coleções: | 3.7 Tese - Ciências Sociais Aplicadas (CSA) |
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