Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7945
Autor(es): Leite, Robson Antonio
Orientador: Melo, Maurício Antonio Custódio de
Título: A luz ultravioleta e a saúde humana : uma abordagem da física no contexto de ciências da natureza na BNCC
Banca: Santos, Oscar Rodrigues dos
Banca: Ferreira, Miguel Jorge Bernabé
Palavras-chave: Radiação ultravioleta solar;Espectro eletromagnético;Aprendizagem significativa;Ondas eletromagnéticas;Arduino
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LEITE, Robson Antonio. A luz ultravioleta e a saúde humana: uma abordagem da física no contexto de ciências da natureza na BNCC. 2022. 218 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O objetivo neste trabalho é projetar, desenvolver e aplicar um Produto Educacional dentro da disciplina de Física, tendo a interdisciplinaridade com a Biologia e Química, no que tange à Saúde Humana, visando a contextualização e a utilização deste como um Aparato Experimental e uma Proposta Didática no estudo das Ondas Eletromagnéticas, em específico a Radiação Ultravioleta, conceito contemplado em Eletromagnetismo, Óptica e Física Moderna. Para a elaboração do UV-ômetro, aparato experimental de custo acessível, utilizou-se a plataforma de prototipagem Arduino e componentes eletrônicos para aferir a radiação ultravioleta utilizando o índice UV. Para tanto, o presente trabalho valeu-se da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel em conjunto de Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira, e dos Mapas Conceituais de Novak – fazendo uso de quadros de afirmações (pré e pós aula) e elaborando atividades utilizando o UV-ômetro. Essas tecnologias educacionais foram ajuntadas em uma Proposta Didática com o tema da Radiação Ultravioleta, que trabalha os conceitos, fenômenos relevantes, aplicações e a importância da interação com a Saúde Humana. A Proposta Didática foi aplicada em turmas de segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Pensando nos processos de ensino–aprendizagem, os conteúdos abordados foram colocados de forma que estejam em consonância com os documentos que norteiam o Ensino de Ciências da Natureza, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – 2018) e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP – 2020). Procurou-se fazer com que o aluno fosse sujeito ativo e protagonista no processo de ensino-aprendizagem e, a partir dos subsunçores, desenvolvesse as habilidades de discutir, investigar, interpretar, construir e analisar como parte de sua rotina de estudo, assim, visou-se que este observasse o seu modo de aprender e, consequentemente, ampliasse seus subsunçores. Deste modo, o estudante deixou de ser um sujeito passivo, mero receptor de informações do professor e do livro didático, e passou a ser sujeito ativo no processo de ensino–aprendizagem
ABSTRACT: The objective of this work is to design, develop and apply an Educational Product within the discipline of Physics, and to show the interdisciplinarity with Biology and Chemistry, regarding Human Health. It also aims to contextualize and use an Experimental Apparatus and a Didactic Proposal in the study about Waves. Electromagnetics, specifically Ultraviolet Radiation, a concept covered in Electromagnetism, Optics and Modern Physics. For the elaboration of the UV-meter, the Arduino prototyping platform and electronic components were used to measure the ultraviolet radiation using the UV index, which is an inexpensive experimental apparatus. So, this work put on practice Ausubel's Theory of Meaningful Learning in conjunction with Moreira's Critical Meaningful Learning, and Novak's Concept Maps – working with a statement framework (pre and post class) and activities that were developed using the UV-meter. These educational technologies were put together in a Didactic Proposal with the theme of Ultraviolet Radiation, that works the concepts, relevant phenomena, applications and the importance of interaction with Human Health. The Didactic Proposal was applied in classes of second and third year of the high school model of education in Brazil. Thinking about the teaching-learning processes, this work contents are in consonance with the documents that guide the Teaching of Natural Sciences, in particular the National Common Curricular Base (BNCC – 2018) and the Curriculum of the Paraná State Network (CREP – 2020). It was sought to make the student an active subject and a protagonist in the teaching-learning process and, from the subsumers, to develop the skills to discuss, investigate, interpret, construct and analyze as part of their study routine, so, it was aimed that they, by observing their own way of learning, could consequently expand their subsumers. Thus, the student left a position of passive subject, a mere receiver of information from the teacher and the textbook, and became an active subject in the teaching-learning process
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Mauricio Antonio Custodio de Melo
Coorientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7945
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Robson Antonio Leite Dissertacao_2022.pdf5,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.