Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViscovini, Ronaldo Celsopt_BR
dc.contributor.authorMatos, Adiel dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T21:18:12Z-
dc.date.available2024-11-18T21:18:12Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMATOS, Adiel de. Explorando gráficos: corrente x tensão – uma aplicação de TDICs no ensino médio. 2022. 171 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7947-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovinipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Hatsumi Mukaipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho apresenta um Produto Educacional estruturado em uma proposta didática para o estudo de fenômenos elétricos. Tem por finalidade verificar a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica. Para a contextualização e aplicação da proposta, foi construído um aparato experimental em uma prancheta contendo um multi-circuito, Arduino Nano, display LCD, controlados por um Joystick, materiais eletrônicos com recurso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs. Durante o processo de ensino-aprendizagem, foi possível identificar conceitos físicos estudados previamente, e apresentar os conceitos de eletricidade na aplicação experimental. Tal execução foi norteada por meio da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (baseados nos subsunçores) e da Teoria de Educação de Novak (visão humanística). O produto educacional foi aplicado para turmas do 3º Ano do Ensino Médio. Em relação ao relato das atividades praticadas pelos estudantes e à análise dos dados obtidos, ressalta-se a aplicação e o empenho dos mesmos durante as atividades em grupo, a curiosidade destes pelos conceitos que ainda lhes eram desconhecidos, e os bons resultados nas discussões e verificação de conhecimento que compõem a propostapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work presents an Educational Product structured in a didactic proposal for the electrical phenomena study. Its purpose is to verify the learning of eletrodynamics concepts. For the contextualization and apply the proposal, an experimental apparatus was built on a drawing board containing a multi-circuit, Arduino Nano, LCD display. It was controlled by a Joystick, electronic materials using Digital Information and Communication Technologies - TDICs. During the teaching-learning process, it was possible to identify physics concepts previously studied and to introduce electricity concepts in the experimental application. This execution was guided through Ausubel's Meaningful Learning Theory (based on "subsumers") and the Novak's theory of Education (humanistic view). The Educational Product was applied to 3rd year high school classes. In relation to the students report about the practiced activities and the data analysis obtained, it is highlighted the application and the commitment of them during the activities in group, their curiosity about the concepts which was unknown by them at that time, and the good results in discussions and knowledge checkings which composes this proposalpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFísica - Ensinopt_BR
dc.subjectEletrodinâmicapt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectArduino nanopt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleExplorando gráficos : corrente x tensão – uma aplicação de TDICs no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMukai, Hatsumi-
dc.contributor.referee1Astrath, Eduardo Augusto Castelli-
dc.contributor.referee2Ferreira, Miguel Jorge Bernabé-
dc.contributor.referee3Fernandes, Paulo Ricardo Garcia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical171 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Adiel de Matos_2022.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.