Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7948
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Luciano Gonsalves | pt_BR |
dc.contributor.author | Paz, Edson Vicente da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T21:43:07Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T21:43:07Z | - |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PAZ, Edson Vicente da Silva. Uma sequencia didática para o ensino de física com aplicação da Plataforma Inventor. 2021. 145 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7948 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: A inserção de tecnologias digitais, como a dos dispositivos móveis, entre eles os celulares smartphones, nas práticas pedagógicas para o ensino de Física, pode tornar o conteúdo mais agradável e a aula facilitada pelo uso da internet. Por isso, cabe ao professor adaptar a sua forma de ensinar às essas novas tecnologias. O propósito do presente estudo foi desenvolver um Produto Educacional (PE) nomeado Tutor Física e propor sua utilização em uma sequência didática de ensino sobre "Energia e suas Transformações", com auxílio de dispositivo móvel. Os públicos-alvo foram professores e alunos dos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental e Médio, respectivamente, bem como, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, os docentes participantes do projeto receberam por videoconferência a aplicação dos planos de aulas propostos pelo professor, autor da presente dissertação, uma etapa importante para o conhecimento e adaptação no manuseio do material pedagógico. Em seguida, o professor realizou a aplicação para duas turmas, enquanto os outros professores participantes aplicaram para sete turmas por videoconferência. Além dos relatos do autor, os docentes responderam um questionário sobre o uso do Tutor Física em aula, sendo 16 questões de alternativas em escala linear de avaliação com justificativas e 2 questões abertas, nas quais eles relataram detalhadamente as aplicações e fizeram sugestões de melhorias. O PE foi considerado bom e/ou excelente para 12 quesitos avaliados, não houve avaliação considerada ruim. De maneira geral, os professores acharam o App Tutor Física fácil de usar e inovador, além de fornecer acesso a plataformas online. Os alunos se mostraram mais interessados e motivados pelo uso do smartphone em sala de aula, resultando em melhor aprendizagem do conteúdo. Dentre as principais sugestões, estão a criação de mais tarefas, questionários e recursos lúdicos no próprio aplicativo | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The insertion of digital technologies, such as mobile devices, including cellphones smartphones, in the pedagogical practices for teaching Physics, can make the content more pleasant and the classes facilitated by the use of the internet. Therefore, it depends on the teacher to adapt the way of teaching in faced with this new globalized culture. The purpose of this study was to develop an Educational Product (EP), named Tutor Física, and propose its use in a didactic teaching sequence on "Energy and its Transformations" with the help of mobile device. The target audiences were teachers and students from the late and early years of elementary and high school respectively, as well as from youth and adult education (EJA). Initially, the teachers participating in the project received by videoconference the applications of the lesson plans proposed by the teacher who developed the application (author of the present dissertation), na important step for knowledge and adaptation for handling the pedagogical material. Subsequently, the teacher who created Tutor Física conducted the application for two classes, while the other participating teachers applied for seven classes by videoconference. In addition to the reports of the author of the present study, the teachers answered a survey regarding the use of Tutor Física in class, with 16 questions of alternatives on a linear scale of assessment with justifications and 2 open questions, in which they reported with details the applications and made suggestions for improvements. The EP was considered good and/or excellent for 12 evaluated items, there was no evaluation considered bad. In general, teachers found the Tutor Física App. easy to use and innovative, besides to provide access to online platforms. Students seemed to be more interested and motivated by the use of smartphones in the classroom, resulting in better learning of the content. Among the main suggestions are the creation of more activities, questionnaires and playful resources in the application itself | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Material didático-pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject.ddc | 530.07 | pt_BR |
dc.title | Uma sequencia didática para o ensino de física com aplicação da Plataforma Inventor | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Adriana da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, Maurício Antonio Custódio de | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 145 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Edson da Silva Paz_2021.pdf | 6,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.